Representações sociais dos estudantes do Ensino Básico no desenvolvimento turístico na cidade de Bonito (MS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Clara Antunes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carvalho, Emerson Machado de, Silva, Luciana Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6408
Resumo: O município de Bonito está localizado a sudoeste do Mato Grosso do Sul na microrregião geográfica Bodoquena, tendo a pecuária e o turismo como principais atividades econômicas. Através do ecoturismo o município tem buscado promover o desenvolvimento nas áreas sociais, econômicas e ambientais. Assim, a presente pesquisa procurou avaliar a percepção dos estudantes do ensino básico (8º e 9º anos) de uma escola municipal sobre o desenvolvimento turístico na região e a necessidade de inserção de visita técnica orientada na disciplina curricular “Noções Básicas do Turismo”. A disciplina está presente na grade curricular desde 2006, porém não promove regularmente atividades em campo. Para levantamento dos dados foi utilizada entrevista semi-estruturada e o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e analisadas segundo o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e a Teoria das Representações Sociais (TRS). Apesar dos estudantes terem sido favoráveis ao desenvolvimento do turismo na região de Bonito, poucos demonstraram envolvimento direto ou indireto com as atividades turísticas. No entanto, os estudantes demonstraram ter conhecimento e uma relação afetiva com a fauna local, garantindo assim a promoção da educação ambiental, sobretudo na visita orientada, para que as mesmas não tenham apenas o enfoque de lazer. A experiência com a visita orientada também permitiu o resgate da identidade da coletividade, através da afinidade e forte interação que os estudantes demonstraram com o meio ambiente. Estes resultados, entretanto, indicaram a necessidade da inserção das visitas técnicas orientadas aos atrativos turísticos de Bonito como base metodológica nas atividades escolares. Social representations of students in basic education in tourism development in the city of Bonito (MS, Brazil) The city of Bonito is located in southwestern Mato Grosso do Sul in the Bodoquena region. The economy consists primarily of ranching and tourism. Through tourism, the town has sought to promote social, economic and environmental development. This study sought to assess the perception of students in their 8th and 9th years at a public school regarding the development of tourism in the region and the need to include a field trip related to their “Basic Concepts of Tourism” course. The class has been present in the curriculum since 2006, but does not include routine field trips. A semi-structured interview and the Free Word Association Test (TALP) were used to collect data, and were analyzed using Collective Discourse of the Subject (DSC) and the Social Representations Theory (TRS). Although students felt favorably toward the development of tourism in the Bonito regions, few demonstrated direct or indirect involvement in tourism activities. However, students demonstrated knowledge of and concern for the local wildlife, thus guaranteeing support for environmental education, as noted during the visit during which students were not focused solely on having fun. The guided visit also allowed for the development of a collective identity through the affinity and deep interaction the students demonstrated with the environment. These results, however, suggest the need to include methodology-based guided field trips to Bonito’s tourist attractions in the school curriculum. KEYWORDS: Ecotourism; Environmental Education; Educational Tourism; Pedagogical Tourism.
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