Nascimento de um produto turístico: caracterização de um atrativo rural na Terra dos Pinheirais (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Leandro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Goveia, Elieti Fátima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6617
Resumo: O processo de modernização da agricultura ao mesmo tempo em que proporcionou um aumento na produção, garantindo o alimento necessário para as populações, provocou uma queda na necessidade de mão de obra no campo, desarticulando assim formas tradicionais de produção. Enquanto parte desta população migrou para as cidades, outros necessitaram buscar novas fontes de renda, ampliando sua produção de matéria prima para outros setores com características não-agrícolas. Paralelamente a este processo, o meio rural deixou de ser visto apenas como um espaço para a produção agrícola e passou a ser considerado também como um local de lazer, moradia, descanso, dentre outras funções. Entre este amálgama de novas atividades desenvolvidas no meio rural, surgiu o turismo, como uma atividade capaz de gerar renda e a estimular as pessoas a continuarem na zona rural. Diante deste contexto, a localidade do Pinho de Baixo, interior de Irati (PR), reconhecida por suas vinícolas, seu museu que retrata a colonização do município por italianos (Casa Dei Nonni) e a tradicional festa da polenta, iniciou atividades correlatas ao turismo a partir de abril de 2016, objetivando diversificar a oferta de produtos fundamentado pela base comunitária. Além destas características, encontra-se no Pinho de Baixo recursos turísticos naturais como cachoeira, paisagens preservadas e o local também recebe uma das etapas do evento “Cicloturismo Irati”, consolidado no calendário municipal. Assim, com o intuito de verificar a potencialidade do produto turístico, objetiva-se nesta investigação caracterizar os elementos que compõem este novo atrativo, por meio da análise da sinalização turística do local, inventariação das atividades realizadas e análise qualitativa da atual oferta disponível. A metodologia adotada apoiou-se em levantamento de dados primários, obtidos a partir da observação participativa e não-participativa in loco, durante o mês de julho de 2016 e posterior submissão destas informações na matriz de avaliação SWOT.Os resultados sugerem a necessidade de um engajamento maior da comunidade local, a ampliação da oferta, bem como de sua melhora qualitativa, instalação de placas de orientação, restrição e educação, além da promoção da imagem do produto. Como prática de planejamento, são avaliadas estratégias para o alcance dos resultados encontrados, caracterizando deste estudo como uma pesquisa aplicada com viés sobre a sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural. Formatting a tourist product: the rural attractive characterization at Terra dos Pinheirais (PR, Brazil) ABSTRACT The modernization process of agriculture at the same time provided an increase to production rates, ensuring the necessary food for the population and caused a decrease in the need for labor in the field, thus disrupting traditional forms of production. As consequence, part of this population migrated to the cities, others needed to seek new sources of income, increasing its production of raw materials for activities with non-agricultural characteristics. Parallel to this process, the countryside become no longer seen only as a space for agricultural production and it has to be considered also as a place of recreation, housing, rest, and other new functions. Among this amalgam of new activities in rural areas, the tourism has emerged as an activity capable of generating income and encourage people to remain in the countryside. Once given this context, the place Pinho de Baixo, inside Irati (PR, Brazil), that has wineries, museum that depicts the colonization of the italians at the city (called Casa Dei Nonni) and the traditional feast of cooked corn meal, had started activities related to tourism from april 2016, aiming to diversify the supply of products based by community-based. Besides these features, is in the Pinho de Baixo some natural tourism resources as waterfall, preserved landscapes and the site also receives one of the stages of the event "CicloturismoIrati", also consolidated in the municipal events calendar. Thus, in order to verify the potential of the tourism product, the paper objective is to characterize this investigation the elements of this new attractive, through the analysis of the tourist site signage, inventory of activities and qualitative analysis of the current offer available. The methodology was relied on primary data collection, obtained from semi-structured by participant observation and non-participatory observation in loco during the month of July 2016 and by application of SWOT method for measuring the data. The results suggest the need a greater involvement of the local community, the expansion of supply, as well as its qualitative improvement, installation of signposts with orientation, restriction and education messages, and the addition to the product image promotion. As a practical planning, strategies are evaluated for the achievement of the results, characterizing this study as an applied research with bias on environmental, economic, social and cultural sustainability. KEYWORDS: Rural Tourism; Comunity Based; Planning; Pinho de Baixo; Irati – PR.
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Assim, com o intuito de verificar a potencialidade do produto turístico, objetiva-se nesta investigação caracterizar os elementos que compõem este novo atrativo, por meio da análise da sinalização turística do local, inventariação das atividades realizadas e análise qualitativa da atual oferta disponível. A metodologia adotada apoiou-se em levantamento de dados primários, obtidos a partir da observação participativa e não-participativa in loco, durante o mês de julho de 2016 e posterior submissão destas informações na matriz de avaliação SWOT.Os resultados sugerem a necessidade de um engajamento maior da comunidade local, a ampliação da oferta, bem como de sua melhora qualitativa, instalação de placas de orientação, restrição e educação, além da promoção da imagem do produto. 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As a practical planning, strategies are evaluated for the achievement of the results, characterizing this study as an applied research with bias on environmental, economic, social and cultural sustainability. KEYWORDS: Rural Tourism; Comunity Based; Planning; Pinho de Baixo; Irati – PR.Universidade Federal de São Paulo2019-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/661710.34024/rbecotur.2019.v12.6617Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 12 n. 1 (2019): fevereiro-abril/2019Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 12 No. 1 (2019): fevereiro-abril/2019Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 12 Núm. 1 (2019): fevereiro-abril/20191983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6617/4225Baptista, LeandroGoveia, Elieti Fátima deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-06T11:56:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6617Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2021-10-06T11:56:15Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
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A metodologia adotada apoiou-se em levantamento de dados primários, obtidos a partir da observação participativa e não-participativa in loco, durante o mês de julho de 2016 e posterior submissão destas informações na matriz de avaliação SWOT.Os resultados sugerem a necessidade de um engajamento maior da comunidade local, a ampliação da oferta, bem como de sua melhora qualitativa, instalação de placas de orientação, restrição e educação, além da promoção da imagem do produto. Como prática de planejamento, são avaliadas estratégias para o alcance dos resultados encontrados, caracterizando deste estudo como uma pesquisa aplicada com viés sobre a sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural. Formatting a tourist product: the rural attractive characterization at Terra dos Pinheirais (PR, Brazil) ABSTRACT The modernization process of agriculture at the same time provided an increase to production rates, ensuring the necessary food for the population and caused a decrease in the need for labor in the field, thus disrupting traditional forms of production. As consequence, part of this population migrated to the cities, others needed to seek new sources of income, increasing its production of raw materials for activities with non-agricultural characteristics. Parallel to this process, the countryside become no longer seen only as a space for agricultural production and it has to be considered also as a place of recreation, housing, rest, and other new functions. Among this amalgam of new activities in rural areas, the tourism has emerged as an activity capable of generating income and encourage people to remain in the countryside. 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