As festas de Nossa Senhora da Conceição e a encenação da paixão de Cristo: desafios ao lugar do patrimônio imaterial e turístico em Pacatuba (CE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maryvone Moura
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6151
Resumo: O presente trabalho objetiva discutir o lugar a partir das dinâmicas geográficas vivenciadas entre as festas de Nossa Senhora da Conceição e da Encenação da Paixão de Cristo em Pacatuba – Ceará, analisando a representação simbólica que as festas dão ao lugar, buscamos compreender de que maneira a festa espetacular desafia Pacatuba enquanto bem patrimonial e turístico. Nossas análises baseiam-se em Mafesolli, Ferrara, Eliade, Di Méo, Duvignaud e Canclini, e em outros autores que trabalham essa temática. Deste modo, a partir da abordagem cultural em geografia, bem como o relevante auxílio de outras ciências humanas a exemplo da Antropologia e Sociologia, que nos permitiram uma leitura requerida para o entendimento da espacialidade festiva. Para tanto, foi realizada pesquisa documental, observações em campo, entrevistas com organizadores e representantes da prefeitura. São os desafios da reflexão sobre a alter identidade das duas festas diante da espetacularização midiática posta, que graças a ela ou apesar dela, cabe à pesquisa evidenciar.
id SBECOTUR-1_84f6ba19c30b2e7ad47d994381146244
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6151
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling As festas de Nossa Senhora da Conceição e a encenação da paixão de Cristo: desafios ao lugar do patrimônio imaterial e turístico em Pacatuba (CE)O presente trabalho objetiva discutir o lugar a partir das dinâmicas geográficas vivenciadas entre as festas de Nossa Senhora da Conceição e da Encenação da Paixão de Cristo em Pacatuba – Ceará, analisando a representação simbólica que as festas dão ao lugar, buscamos compreender de que maneira a festa espetacular desafia Pacatuba enquanto bem patrimonial e turístico. Nossas análises baseiam-se em Mafesolli, Ferrara, Eliade, Di Méo, Duvignaud e Canclini, e em outros autores que trabalham essa temática. Deste modo, a partir da abordagem cultural em geografia, bem como o relevante auxílio de outras ciências humanas a exemplo da Antropologia e Sociologia, que nos permitiram uma leitura requerida para o entendimento da espacialidade festiva. Para tanto, foi realizada pesquisa documental, observações em campo, entrevistas com organizadores e representantes da prefeitura. São os desafios da reflexão sobre a alter identidade das duas festas diante da espetacularização midiática posta, que graças a ela ou apesar dela, cabe à pesquisa evidenciar.Universidade Federal de São Paulo2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/615110.34024/rbecotur.2013.v6.6151Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 3 (2013): agosto-outubro/2013Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 6 No. 3 (2013): agosto-outubro/2013Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 6 Núm. 3 (2013): agosto-outubro/20131983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6151/3953Gomes, Maryvone MouraOliveira, Christian Dennys Monteiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-24T18:57:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6151Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2021-09-24T18:57:41Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv As festas de Nossa Senhora da Conceição e a encenação da paixão de Cristo: desafios ao lugar do patrimônio imaterial e turístico em Pacatuba (CE)
title As festas de Nossa Senhora da Conceição e a encenação da paixão de Cristo: desafios ao lugar do patrimônio imaterial e turístico em Pacatuba (CE)
spellingShingle As festas de Nossa Senhora da Conceição e a encenação da paixão de Cristo: desafios ao lugar do patrimônio imaterial e turístico em Pacatuba (CE)
Gomes, Maryvone Moura
title_short As festas de Nossa Senhora da Conceição e a encenação da paixão de Cristo: desafios ao lugar do patrimônio imaterial e turístico em Pacatuba (CE)
title_full As festas de Nossa Senhora da Conceição e a encenação da paixão de Cristo: desafios ao lugar do patrimônio imaterial e turístico em Pacatuba (CE)
title_fullStr As festas de Nossa Senhora da Conceição e a encenação da paixão de Cristo: desafios ao lugar do patrimônio imaterial e turístico em Pacatuba (CE)
title_full_unstemmed As festas de Nossa Senhora da Conceição e a encenação da paixão de Cristo: desafios ao lugar do patrimônio imaterial e turístico em Pacatuba (CE)
title_sort As festas de Nossa Senhora da Conceição e a encenação da paixão de Cristo: desafios ao lugar do patrimônio imaterial e turístico em Pacatuba (CE)
author Gomes, Maryvone Moura
author_facet Gomes, Maryvone Moura
Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
author_role author
author2 Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maryvone Moura
Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
description O presente trabalho objetiva discutir o lugar a partir das dinâmicas geográficas vivenciadas entre as festas de Nossa Senhora da Conceição e da Encenação da Paixão de Cristo em Pacatuba – Ceará, analisando a representação simbólica que as festas dão ao lugar, buscamos compreender de que maneira a festa espetacular desafia Pacatuba enquanto bem patrimonial e turístico. Nossas análises baseiam-se em Mafesolli, Ferrara, Eliade, Di Méo, Duvignaud e Canclini, e em outros autores que trabalham essa temática. Deste modo, a partir da abordagem cultural em geografia, bem como o relevante auxílio de outras ciências humanas a exemplo da Antropologia e Sociologia, que nos permitiram uma leitura requerida para o entendimento da espacialidade festiva. Para tanto, foi realizada pesquisa documental, observações em campo, entrevistas com organizadores e representantes da prefeitura. São os desafios da reflexão sobre a alter identidade das duas festas diante da espetacularização midiática posta, que graças a ela ou apesar dela, cabe à pesquisa evidenciar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6151
10.34024/rbecotur.2013.v6.6151
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6151
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2013.v6.6151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6151/3953
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 3 (2013): agosto-outubro/2013
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 6 No. 3 (2013): agosto-outubro/2013
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 6 Núm. 3 (2013): agosto-outubro/2013
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138609705517056