ECOTURISMO E AMBIENTE VIRTUAL: PESQUISA SOBRE FATORES DESENCADEADORES DE ADESÃO À PRÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ecoturismo |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5996 |
Resumo: | O desenvolvimento tecnológico, característico da contemporaneidade, permitiu avanços em diversos campos da ação humana, tendo ressonâncias, inclusive, no aspecto de gestão, organização e disseminação do ecoturismo. Com as novas tecnologias envolvidas na criação dos equipamentos de segurança, bem como, com a melhoria na divulgação das atividades ecoturísticas, o mercado referente ao Turismo de Aventura apresenta demanda crescente. Entretanto, ainda que este crescimento seja um fato, poucos estudos, na literatura científica, focalizam o olhar sobre o impacto dessas tecnologias, bem como, das tecnologias de comunicação nesse segmento, o que motivou o interesse deste estudo em buscar compreender esse aspecto. O estudo, de natureza qualitativa, investigou o papel da mídia virtual na escolha de atividades ecoturísticas. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa exploratória, desenvolvida por meio de um questionário aplicado online para uma amostra intencional composta por 20 membros de duas comunidades da rede social ORKUT relacionadas ao Ecoturismo e Aventura. Os dados foram analisados de forma descritiva, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático e indicam que o envolvimento com as atividades se inicia predominantemente pela busca de informações sobre diferentes atividades em sites de divulgação de locais e pólos de turismo de aventura. Posteriormente, a adesão se processa com a busca de sites de empresas especializadas que oferecem este tipo de atividade. A segurança e a atratividade do local são os aspectos primordiais levados em consideração pela maioria dos participantes, na escolha da atividade ecoturística. Este resultado aponta para a necessidade de maior valorização do ambiente virtual como veículo de divulgação sobre ecoturismo, no âmbito da gestão corporativa nesse segmento. Além disso, torna-se relevante valorizar o ambiente virtual como campo de pesquisa no Ecoturismo e Turismo de Aventura, no sentido de se compreender as nuances referentes ao processo de adesão a estas atividades. Palavras-chave: Ecoturismo; Adesão; Virtual. |
id |
SBECOTUR-1_8c55d38bea59ec2becb3ba29cdfaec50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5996 |
network_acronym_str |
SBECOTUR-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ecoturismo |
repository_id_str |
|
spelling |
ECOTURISMO E AMBIENTE VIRTUAL: PESQUISA SOBRE FATORES DESENCADEADORES DE ADESÃO À PRÁTICAO desenvolvimento tecnológico, característico da contemporaneidade, permitiu avanços em diversos campos da ação humana, tendo ressonâncias, inclusive, no aspecto de gestão, organização e disseminação do ecoturismo. Com as novas tecnologias envolvidas na criação dos equipamentos de segurança, bem como, com a melhoria na divulgação das atividades ecoturísticas, o mercado referente ao Turismo de Aventura apresenta demanda crescente. Entretanto, ainda que este crescimento seja um fato, poucos estudos, na literatura científica, focalizam o olhar sobre o impacto dessas tecnologias, bem como, das tecnologias de comunicação nesse segmento, o que motivou o interesse deste estudo em buscar compreender esse aspecto. O estudo, de natureza qualitativa, investigou o papel da mídia virtual na escolha de atividades ecoturísticas. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa exploratória, desenvolvida por meio de um questionário aplicado online para uma amostra intencional composta por 20 membros de duas comunidades da rede social ORKUT relacionadas ao Ecoturismo e Aventura. Os dados foram analisados de forma descritiva, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático e indicam que o envolvimento com as atividades se inicia predominantemente pela busca de informações sobre diferentes atividades em sites de divulgação de locais e pólos de turismo de aventura. Posteriormente, a adesão se processa com a busca de sites de empresas especializadas que oferecem este tipo de atividade. A segurança e a atratividade do local são os aspectos primordiais levados em consideração pela maioria dos participantes, na escolha da atividade ecoturística. Este resultado aponta para a necessidade de maior valorização do ambiente virtual como veículo de divulgação sobre ecoturismo, no âmbito da gestão corporativa nesse segmento. Além disso, torna-se relevante valorizar o ambiente virtual como campo de pesquisa no Ecoturismo e Turismo de Aventura, no sentido de se compreender as nuances referentes ao processo de adesão a estas atividades. Palavras-chave: Ecoturismo; Adesão; Virtual.Universidade Federal de São Paulo2011-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/599610.34024/rbecotur.2011.v4.5996Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 4 n. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUCBrazilian Journal of Ecotourism; Vol. 4 No. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUCRevista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 4 Núm. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUC1983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5996/3858Teodoro, Ana Paula Evaristo GuizardeKawaguti, Cristiane NaomiTrevisan, Priscila Raquel Tedesco da CostaChristofoletti, Danielle Auriemoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-29T14:11:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5996Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-11-29T14:11:29Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ECOTURISMO E AMBIENTE VIRTUAL: PESQUISA SOBRE FATORES DESENCADEADORES DE ADESÃO À PRÁTICA |
title |
ECOTURISMO E AMBIENTE VIRTUAL: PESQUISA SOBRE FATORES DESENCADEADORES DE ADESÃO À PRÁTICA |
spellingShingle |
ECOTURISMO E AMBIENTE VIRTUAL: PESQUISA SOBRE FATORES DESENCADEADORES DE ADESÃO À PRÁTICA Teodoro, Ana Paula Evaristo Guizarde |
title_short |
ECOTURISMO E AMBIENTE VIRTUAL: PESQUISA SOBRE FATORES DESENCADEADORES DE ADESÃO À PRÁTICA |
title_full |
ECOTURISMO E AMBIENTE VIRTUAL: PESQUISA SOBRE FATORES DESENCADEADORES DE ADESÃO À PRÁTICA |
title_fullStr |
ECOTURISMO E AMBIENTE VIRTUAL: PESQUISA SOBRE FATORES DESENCADEADORES DE ADESÃO À PRÁTICA |
title_full_unstemmed |
ECOTURISMO E AMBIENTE VIRTUAL: PESQUISA SOBRE FATORES DESENCADEADORES DE ADESÃO À PRÁTICA |
title_sort |
ECOTURISMO E AMBIENTE VIRTUAL: PESQUISA SOBRE FATORES DESENCADEADORES DE ADESÃO À PRÁTICA |
author |
Teodoro, Ana Paula Evaristo Guizarde |
author_facet |
Teodoro, Ana Paula Evaristo Guizarde Kawaguti, Cristiane Naomi Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa Christofoletti, Danielle Auriemo |
author_role |
author |
author2 |
Kawaguti, Cristiane Naomi Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa Christofoletti, Danielle Auriemo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teodoro, Ana Paula Evaristo Guizarde Kawaguti, Cristiane Naomi Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa Christofoletti, Danielle Auriemo |
description |
O desenvolvimento tecnológico, característico da contemporaneidade, permitiu avanços em diversos campos da ação humana, tendo ressonâncias, inclusive, no aspecto de gestão, organização e disseminação do ecoturismo. Com as novas tecnologias envolvidas na criação dos equipamentos de segurança, bem como, com a melhoria na divulgação das atividades ecoturísticas, o mercado referente ao Turismo de Aventura apresenta demanda crescente. Entretanto, ainda que este crescimento seja um fato, poucos estudos, na literatura científica, focalizam o olhar sobre o impacto dessas tecnologias, bem como, das tecnologias de comunicação nesse segmento, o que motivou o interesse deste estudo em buscar compreender esse aspecto. O estudo, de natureza qualitativa, investigou o papel da mídia virtual na escolha de atividades ecoturísticas. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa exploratória, desenvolvida por meio de um questionário aplicado online para uma amostra intencional composta por 20 membros de duas comunidades da rede social ORKUT relacionadas ao Ecoturismo e Aventura. Os dados foram analisados de forma descritiva, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático e indicam que o envolvimento com as atividades se inicia predominantemente pela busca de informações sobre diferentes atividades em sites de divulgação de locais e pólos de turismo de aventura. Posteriormente, a adesão se processa com a busca de sites de empresas especializadas que oferecem este tipo de atividade. A segurança e a atratividade do local são os aspectos primordiais levados em consideração pela maioria dos participantes, na escolha da atividade ecoturística. Este resultado aponta para a necessidade de maior valorização do ambiente virtual como veículo de divulgação sobre ecoturismo, no âmbito da gestão corporativa nesse segmento. Além disso, torna-se relevante valorizar o ambiente virtual como campo de pesquisa no Ecoturismo e Turismo de Aventura, no sentido de se compreender as nuances referentes ao processo de adesão a estas atividades. Palavras-chave: Ecoturismo; Adesão; Virtual. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5996 10.34024/rbecotur.2011.v4.5996 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5996 |
identifier_str_mv |
10.34024/rbecotur.2011.v4.5996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5996/3858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 4 n. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUC Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 4 No. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUC Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 4 Núm. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUC 1983-9391 reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur) instacron:SBECOTUR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur) |
instacron_str |
SBECOTUR |
institution |
SBECOTUR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ecoturismo |
collection |
Revista Brasileira de Ecoturismo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur) |
repository.mail.fl_str_mv |
||zneiman@gmail.com |
_version_ |
1799138609211637760 |