Educação Ambiental e sustentabilidade social e ecológica dos lugares turísticos e de lazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Solange Fernandes Soares
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Erica de Souza, Silva, Patrícia Alves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6102
Resumo: Considerando que a Educação Ambiental pode contribuir positivamente para a solução, minimização e prevenção de problemas ambientais, entre eles aqueles derivados do planejamento inadequado e da gestão equivocada de atividades de Turismo e de Lazer, este estudo, que faz parte de uma pesquisa da Coordenação de Estudos Ambientais da Fundação Joaquim Nabuco – “Dinâmicas Ecológicas e Sociais em Ambientes Costeiros do Nordeste Brasileiro: interações e intervenções” – objetiva discutir e provocar reflexões sobre complementaridades e conflitos entre turismo, lazer e meio ambiente, ressaltando o papel da Educação Ambiental para o alcance da sustentabilidade social, ecológica e econômica, através de análises qualitativas das atividades em questão. Baseou-se em um estudo de caso – o Município Ilha de Itamaracá, pertencente à Região Metropolitana do Recife, Estado de Pernambuco – centrando-se na revisão bibliográfica, observações de campo, levantamento, coleta e tratamento de dados secundários e primários, estes últimos obtidos através da aplicação de questionários semiabertos e histórias de vida. Metodologicamente, a análise de conteúdo permitiu a interpretação das respostas abertas. Os resultados alcançados demonstraram que no município estudado as atividades de Turismo e de Lazer são desenvolvidas de forma intensa, mesmo nos períodos de declínio, ocasionando modificações significativas nos ambientes que lhes dão suporte devido à exploração massiva dos atrativos turísticos; ao fluxo desordenado de turistas, ocupantes de segundas residências, visitantes e excursionistas; à conduta inadequada em relação ao uso das praias e do patrimônio histórico-cultural; à ausência de planejamento e gestão pública e privada que integre uma Educação Ambiental abrangente e continuada às atividades de Turismo e de Lazer, garantindo-lhes sustentabilidade. Environmental education and social and ecological sustainability of tourist places and leisure ABSTRACT: Considering that the Environmental Education can contribute positively to the solution, minimization and prevention of environmental problems, among them those derived of the inadequate planning and of the mistaken administration of activities of Tourism and of Leisure, this study, that it is part of a research of the Coordination of Environmental Studies of Fundação Joaquim Nabuco – “Ecological and Social Dynamics in Coast Sites of the Northeast of Brazil: interactions and interventions" - aims to discuss and to provoke reflections on complementarities and conflicts among tourism, leisure and environment, emphasizing the role of the Environmental Education to the reach of social, ecological and economical sustainability, through qualitative analyses of the activities in question. It’s based on a case study - The Itamaracá Island Municipal District, belonging to the Metropolitan Area of Recife, State of Pernambuco - being centered in the bibliographical revision, field observations, rising, collects and treatment of secondary and primary data, these last ones obtained through the application of semi-opened questionnaires and life stories. Methodologically, the analysis of content allowed the interpretation of the opened-answers. The reached results demonstrated that in the Municipal District studied the activities of Tourism and Leisure they are developed in an intense way, even in the decline periods, causing significant modifications in the environment that give them support due to the intensive exploration of tourist attractions; to the tourists' disordered flow, occupants of second residences, visitors and excursionists; to the inadequate conduct in relation to the use of the beaches and of the historical-cultural patrimony; to the planning and management absence of public and private administration that integrates an including and continuous Environmental Education to the Tourism and Leisure activities, guaranteeing them sustainability. KEYWORDS: Environmental Education; Itamaracá Island Municipal District; Social and Ecological Sustainability; Tourism and Leisure.
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