A Educação Ambiental no Ecoturismo e no Turismo de Aventura: estudo de caso do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Santa Virgínia (SP)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ecoturismo |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6635 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Santa Virgínia (SP), local de grandes atrativos ecoturísticos, sendo sua visitação voltada para as trilhas e o rafting, prática que ocorre no Rio Paraibuna com o uso de botes. Visitantes são acompanhados por monitores, ambiente propício para a realização de um estudo de caso que busca analisar quanti-qualitativamente a Educação Ambiental no ecoturismo e no turismo de aventura. Questionários foram aplicados aos turistas, entrevistas semiestruturadas aos monitores ambientais, à operadora de rafting que atua no local ao gestor da unidade. Foi realizada observação participante nas trilhas e no rafting. Verificou-se que a grande maioria dos visitantes está aberta à Educação Ambiental, a praticar o ecoturismo para ter contato com a natureza e aprender algo novo. Percebeu-se que existe um esforço da gestão do Núcleo Santa Virgínia, e dos monitores para realizar a prática educativa, porém ainda não há uma definição clara por parte destes do que seria a Educação Ambiental. A falta de discussão sobre o tema e a não percepção dos potenciais e limitações da Educação Ambiental no ecoturismo local pode levar a esforços que não gerem as transformações desejadas, apesar do potencial intrínseco do ambiente natural em proporcionar mudanças de visão e atitudes individuais. Environmental Education in Ecotourism and Adventure Tourism: case study of Serra do Mar State Park, Santa Virgínia Nucleus (SP, Brazil) ABSTRACT This study was conducted in Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Santa Virgínia - SP, site of major ecotourism attractions, being the visitation oriented for trekking and rafting, a practice that occurs in Rio Paraibuna, using boats. Visitors are accompanied by monitors, a favorable environment for the conduct of a case study that seeks to analyze quantitative and qualitative the environmental education in ecotourism and adventure tourism. Questionnaires were applied to tourists, semistructured interviews to environmental monitors, rafting operator and the manager of the conservation unit. Participant observations on the trails and rafting were done. The vast majority of visitors is open for environmental education, to practice ecotourism to have contact with nature and learn something new. It was noticed that there is an effort of the management of Santa Virgínia, and monitors to conduct educational practice during the tours, but there is still no clear definition on the part of those about what would be environmental education. The lack of discussion on the subject and the no perception of the potential and the limitations of environmental education in local ecotourism can lead to efforts that do not generate the desired transformations, despite the intrinsic potential of the natural environment to provide changes in view and in individual attitudes. KEYWORDS: Ecotourism; Environmental education; Parque Estadual da Serra do Mar; Núcleo Santa Virgínia; Case Study. |
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A Educação Ambiental no Ecoturismo e no Turismo de Aventura: estudo de caso do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Santa Virgínia (SP)EcoturismoEducação AmbientalParque Estadual da Serra do MarNúcleo Santa VirgíniaEstudo de Caso.O presente estudo foi realizado no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Santa Virgínia (SP), local de grandes atrativos ecoturísticos, sendo sua visitação voltada para as trilhas e o rafting, prática que ocorre no Rio Paraibuna com o uso de botes. Visitantes são acompanhados por monitores, ambiente propício para a realização de um estudo de caso que busca analisar quanti-qualitativamente a Educação Ambiental no ecoturismo e no turismo de aventura. Questionários foram aplicados aos turistas, entrevistas semiestruturadas aos monitores ambientais, à operadora de rafting que atua no local ao gestor da unidade. Foi realizada observação participante nas trilhas e no rafting. Verificou-se que a grande maioria dos visitantes está aberta à Educação Ambiental, a praticar o ecoturismo para ter contato com a natureza e aprender algo novo. Percebeu-se que existe um esforço da gestão do Núcleo Santa Virgínia, e dos monitores para realizar a prática educativa, porém ainda não há uma definição clara por parte destes do que seria a Educação Ambiental. A falta de discussão sobre o tema e a não percepção dos potenciais e limitações da Educação Ambiental no ecoturismo local pode levar a esforços que não gerem as transformações desejadas, apesar do potencial intrínseco do ambiente natural em proporcionar mudanças de visão e atitudes individuais. Environmental Education in Ecotourism and Adventure Tourism: case study of Serra do Mar State Park, Santa Virgínia Nucleus (SP, Brazil) ABSTRACT This study was conducted in Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Santa Virgínia - SP, site of major ecotourism attractions, being the visitation oriented for trekking and rafting, a practice that occurs in Rio Paraibuna, using boats. Visitors are accompanied by monitors, a favorable environment for the conduct of a case study that seeks to analyze quantitative and qualitative the environmental education in ecotourism and adventure tourism. Questionnaires were applied to tourists, semistructured interviews to environmental monitors, rafting operator and the manager of the conservation unit. Participant observations on the trails and rafting were done. The vast majority of visitors is open for environmental education, to practice ecotourism to have contact with nature and learn something new. It was noticed that there is an effort of the management of Santa Virgínia, and monitors to conduct educational practice during the tours, but there is still no clear definition on the part of those about what would be environmental education. The lack of discussion on the subject and the no perception of the potential and the limitations of environmental education in local ecotourism can lead to efforts that do not generate the desired transformations, despite the intrinsic potential of the natural environment to provide changes in view and in individual attitudes. KEYWORDS: Ecotourism; Environmental education; Parque Estadual da Serra do Mar; Núcleo Santa Virgínia; Case Study.Universidade Federal de São Paulo2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/663510.34024/rbecotur.2017.v10.6635Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 10 n. 2 (2017): maio-julho/2017Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 10 No. 2 (2017): maio-julho/2017Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 10 Núm. 2 (2017): maio-julho/20171983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6635/4235Bacchi, RenatoQueiroz, Odaléia Telles Marcondes MachadoNeiman, Zysmaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T14:01:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6635Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-09-24T14:01:05Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false |
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