Caminhadas interpretativas e conhecimento popular sobre as plantas medicinais como forma de Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoefel, João Luiz de Moraes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gonçalves, Nayra de Moraes, Fadini, Almerinda Antônia Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6030
Resumo: O processo educativo é um instrumento primordial para entender a complexidade dos problemas ambientais e para propor e executar soluções para estas questões. A interpretação ambiental vem se consolidando como um importante procedimento educacional, possibilitando a transformação de atitudes e posturas, as quais podem contribuir para a formação de uma sociedade mais integrada à natureza. Dentre os métodos disponíveis para a realização de atividades de interpretação ambiental destacam-se as caminhadas interpretativas, instrumento pedagógico que visa possibilitar ao indivíduo relacionar-se com o meio, e serem realizadas em momentos de lazer. Desta forma o presente trabalho, que integra o Projeto de Pesquisa FAPESP 2008/10631-0 - Pharmácia do Mato - Transformações Socioambientais e Uso de Plantas Medicinais, tem como objetivo apresentar caminhadas interpretativas com foco no conhecimento e uso popular de plantas medicinais que vêm sendo realizadas na Área de Proteção Ambiental Fernão Dias/MG (APA Fernão Dias). Esta APA apresenta uma expressiva população rural e significativos remanescentes de Mata Atlântica, utilizados como fontes de plantas para uso medicinal, mas nas últimas décadas vem passando por um intenso processo de alterações socioambientais. A caminhada interpretativa, que utiliza a técnica guiada, está sendo desenvolvida em Camanducaia/MG e visa demonstrar a utilidade das plantas na medicina popular e sensibilizar os participantes quanto à importância da conservação ambiental. A caminhada foi testada com um grupo inicial de moradores, alunos de pós-graduação e turistas que avaliaram positivamente seus diferentes aspectos e no momento encontra-se em uma fase mais ampla de divulgação. Observa-se a partir da prática que a utilização de plantas medicinais está intimamente relacionada à identidade cultural da população local e que a manutenção deste conhecimento é essencial, já que pode orientar o manejo e possibilitar a conservação das áreas naturais, bem como compor propostas de educação ambiental que auxiliem na sustentabilidade socioambiental da área. ABSTRACT The educational process is an essential tool to understand the complexity of environmental problems and to propose and implement solutions to these issues. The environmental interpretation has been used as an important educational procedure, enabling the transformation of attitudes and values, which can contribute to the formation of a society more integrated with nature. Among the methods available to carry out activities of environmental interpretation we can highlight the interpretive walks, an educational tool that aims to enable the individual to relate himself with the environment and that can be accomplished in a moment of leisure. Thus the present work, part of the Research Project FAPESP 2008/10631-0 – Pharmacia do Mato - Social and Environmental Transformations and Use of Medicinal Plants, aims to present interpretive walks with a focus on the popular knowledge and use of medicinal plants that has been realized in the Fernão Dias Environmental Protected Area/MG (Fernão Dias EPA). This EPA has both a significant rural population and remnants of Atlantic Forest used as sources of plants for medical use, but in recent decades has undergone an intense process of socioenvironmental changes. The interpretive walk, which uses a guided technique, is being developed in Camanducaia/MG and aims to demonstrate the usefulness of plants in popular medicine and educate participants on the importance of environmental conservation. The walk was tested with a group of residents, graduate students and tourists who positively evaluated its different aspects and is currently in a stage of wider advertising. It is observed from the practice that the use of medicinal plants is closely related to the cultural identity of the local population and the maintenance of this knowledge is essential because it can contribute both to the management and enable the preservation of natural areas, as well as support environmental education proposals that assist socioenvironmental sustainability. KEYWORDS: Environmental Education, Interpretive Walks, Medicinal Plants.
id SBECOTUR-1_99e616df29ebf476dd12e79f4b31aefe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6030
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling Caminhadas interpretativas e conhecimento popular sobre as plantas medicinais como forma de Educação AmbientalO processo educativo é um instrumento primordial para entender a complexidade dos problemas ambientais e para propor e executar soluções para estas questões. A interpretação ambiental vem se consolidando como um importante procedimento educacional, possibilitando a transformação de atitudes e posturas, as quais podem contribuir para a formação de uma sociedade mais integrada à natureza. Dentre os métodos disponíveis para a realização de atividades de interpretação ambiental destacam-se as caminhadas interpretativas, instrumento pedagógico que visa possibilitar ao indivíduo relacionar-se com o meio, e serem realizadas em momentos de lazer. Desta forma o presente trabalho, que integra o Projeto de Pesquisa FAPESP 2008/10631-0 - Pharmácia do Mato - Transformações Socioambientais e Uso de Plantas Medicinais, tem como objetivo apresentar caminhadas interpretativas com foco no conhecimento e uso popular de plantas medicinais que vêm sendo realizadas na Área de Proteção Ambiental Fernão Dias/MG (APA Fernão Dias). Esta APA apresenta uma expressiva população rural e significativos remanescentes de Mata Atlântica, utilizados como fontes de plantas para uso medicinal, mas nas últimas décadas vem passando por um intenso processo de alterações socioambientais. A caminhada interpretativa, que utiliza a técnica guiada, está sendo desenvolvida em Camanducaia/MG e visa demonstrar a utilidade das plantas na medicina popular e sensibilizar os participantes quanto à importância da conservação ambiental. A caminhada foi testada com um grupo inicial de moradores, alunos de pós-graduação e turistas que avaliaram positivamente seus diferentes aspectos e no momento encontra-se em uma fase mais ampla de divulgação. Observa-se a partir da prática que a utilização de plantas medicinais está intimamente relacionada à identidade cultural da população local e que a manutenção deste conhecimento é essencial, já que pode orientar o manejo e possibilitar a conservação das áreas naturais, bem como compor propostas de educação ambiental que auxiliem na sustentabilidade socioambiental da área. ABSTRACT The educational process is an essential tool to understand the complexity of environmental problems and to propose and implement solutions to these issues. The environmental interpretation has been used as an important educational procedure, enabling the transformation of attitudes and values, which can contribute to the formation of a society more integrated with nature. Among the methods available to carry out activities of environmental interpretation we can highlight the interpretive walks, an educational tool that aims to enable the individual to relate himself with the environment and that can be accomplished in a moment of leisure. Thus the present work, part of the Research Project FAPESP 2008/10631-0 – Pharmacia do Mato - Social and Environmental Transformations and Use of Medicinal Plants, aims to present interpretive walks with a focus on the popular knowledge and use of medicinal plants that has been realized in the Fernão Dias Environmental Protected Area/MG (Fernão Dias EPA). This EPA has both a significant rural population and remnants of Atlantic Forest used as sources of plants for medical use, but in recent decades has undergone an intense process of socioenvironmental changes. The interpretive walk, which uses a guided technique, is being developed in Camanducaia/MG and aims to demonstrate the usefulness of plants in popular medicine and educate participants on the importance of environmental conservation. The walk was tested with a group of residents, graduate students and tourists who positively evaluated its different aspects and is currently in a stage of wider advertising. It is observed from the practice that the use of medicinal plants is closely related to the cultural identity of the local population and the maintenance of this knowledge is essential because it can contribute both to the management and enable the preservation of natural areas, as well as support environmental education proposals that assist socioenvironmental sustainability. KEYWORDS: Environmental Education, Interpretive Walks, Medicinal Plants.Universidade Federal de São Paulo2012-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/603010.34024/rbecotur.2012.v5.6030Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 5 n. 1 (2012): janeiro-abril/2012Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 5 No. 1 (2012): janeiro-abril/2012Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 5 Núm. 1 (2012): janeiro-abril/20121983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6030/3890Hoefel, João Luiz de MoraesGonçalves, Nayra de MoraesFadini, Almerinda Antônia Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-24T12:32:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6030Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2021-09-24T12:32:04Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhadas interpretativas e conhecimento popular sobre as plantas medicinais como forma de Educação Ambiental
title Caminhadas interpretativas e conhecimento popular sobre as plantas medicinais como forma de Educação Ambiental
spellingShingle Caminhadas interpretativas e conhecimento popular sobre as plantas medicinais como forma de Educação Ambiental
Hoefel, João Luiz de Moraes
title_short Caminhadas interpretativas e conhecimento popular sobre as plantas medicinais como forma de Educação Ambiental
title_full Caminhadas interpretativas e conhecimento popular sobre as plantas medicinais como forma de Educação Ambiental
title_fullStr Caminhadas interpretativas e conhecimento popular sobre as plantas medicinais como forma de Educação Ambiental
title_full_unstemmed Caminhadas interpretativas e conhecimento popular sobre as plantas medicinais como forma de Educação Ambiental
title_sort Caminhadas interpretativas e conhecimento popular sobre as plantas medicinais como forma de Educação Ambiental
author Hoefel, João Luiz de Moraes
author_facet Hoefel, João Luiz de Moraes
Gonçalves, Nayra de Moraes
Fadini, Almerinda Antônia Barbosa
author_role author
author2 Gonçalves, Nayra de Moraes
Fadini, Almerinda Antônia Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoefel, João Luiz de Moraes
Gonçalves, Nayra de Moraes
Fadini, Almerinda Antônia Barbosa
description O processo educativo é um instrumento primordial para entender a complexidade dos problemas ambientais e para propor e executar soluções para estas questões. A interpretação ambiental vem se consolidando como um importante procedimento educacional, possibilitando a transformação de atitudes e posturas, as quais podem contribuir para a formação de uma sociedade mais integrada à natureza. Dentre os métodos disponíveis para a realização de atividades de interpretação ambiental destacam-se as caminhadas interpretativas, instrumento pedagógico que visa possibilitar ao indivíduo relacionar-se com o meio, e serem realizadas em momentos de lazer. Desta forma o presente trabalho, que integra o Projeto de Pesquisa FAPESP 2008/10631-0 - Pharmácia do Mato - Transformações Socioambientais e Uso de Plantas Medicinais, tem como objetivo apresentar caminhadas interpretativas com foco no conhecimento e uso popular de plantas medicinais que vêm sendo realizadas na Área de Proteção Ambiental Fernão Dias/MG (APA Fernão Dias). Esta APA apresenta uma expressiva população rural e significativos remanescentes de Mata Atlântica, utilizados como fontes de plantas para uso medicinal, mas nas últimas décadas vem passando por um intenso processo de alterações socioambientais. A caminhada interpretativa, que utiliza a técnica guiada, está sendo desenvolvida em Camanducaia/MG e visa demonstrar a utilidade das plantas na medicina popular e sensibilizar os participantes quanto à importância da conservação ambiental. A caminhada foi testada com um grupo inicial de moradores, alunos de pós-graduação e turistas que avaliaram positivamente seus diferentes aspectos e no momento encontra-se em uma fase mais ampla de divulgação. Observa-se a partir da prática que a utilização de plantas medicinais está intimamente relacionada à identidade cultural da população local e que a manutenção deste conhecimento é essencial, já que pode orientar o manejo e possibilitar a conservação das áreas naturais, bem como compor propostas de educação ambiental que auxiliem na sustentabilidade socioambiental da área. ABSTRACT The educational process is an essential tool to understand the complexity of environmental problems and to propose and implement solutions to these issues. The environmental interpretation has been used as an important educational procedure, enabling the transformation of attitudes and values, which can contribute to the formation of a society more integrated with nature. Among the methods available to carry out activities of environmental interpretation we can highlight the interpretive walks, an educational tool that aims to enable the individual to relate himself with the environment and that can be accomplished in a moment of leisure. Thus the present work, part of the Research Project FAPESP 2008/10631-0 – Pharmacia do Mato - Social and Environmental Transformations and Use of Medicinal Plants, aims to present interpretive walks with a focus on the popular knowledge and use of medicinal plants that has been realized in the Fernão Dias Environmental Protected Area/MG (Fernão Dias EPA). This EPA has both a significant rural population and remnants of Atlantic Forest used as sources of plants for medical use, but in recent decades has undergone an intense process of socioenvironmental changes. The interpretive walk, which uses a guided technique, is being developed in Camanducaia/MG and aims to demonstrate the usefulness of plants in popular medicine and educate participants on the importance of environmental conservation. The walk was tested with a group of residents, graduate students and tourists who positively evaluated its different aspects and is currently in a stage of wider advertising. It is observed from the practice that the use of medicinal plants is closely related to the cultural identity of the local population and the maintenance of this knowledge is essential because it can contribute both to the management and enable the preservation of natural areas, as well as support environmental education proposals that assist socioenvironmental sustainability. KEYWORDS: Environmental Education, Interpretive Walks, Medicinal Plants.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6030
10.34024/rbecotur.2012.v5.6030
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6030
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2012.v5.6030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6030/3890
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 5 n. 1 (2012): janeiro-abril/2012
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 5 No. 1 (2012): janeiro-abril/2012
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 5 Núm. 1 (2012): janeiro-abril/2012
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138609295523840