Trilha ecológica como instrumento de Educação Ambiental: estudo de caso e proposta de adequação no Parque Estadual Xixová-Japuí (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Fernanda
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Barbosa, Fabiana Pestana, Abessa, Denis Moledo de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5897
Resumo: Neste trabalho, foi realizado um diagnóstico das condições e da estrutura de uma trilha ecológica situada no Parque Estadual Xixová-Japuí, e soluções foram propostas para os problemas encontrados. Foram realizadas três visitas ao Parque, entre 2005 e 2008, nas quais a trilha foi analisada em relação às condições de segurança, estado de conservação, facilidade de circulação e sinalização. Para facilitar a análise e a posterior proposição de melhorias, a trilha foi dividida em seis trechos, de acordo com as principais características encontradas. Todos os trechos foram considerados como apresentando baixa comodidade ou de risco para os visitantes e necessitam de melhorias na infra-estrutura, tais como corrimões e escadas, sistemas de drenagem da água, lixeiras, placas informativas e delimitação do caminho existente. Para que a trilha ecológica seja viabilizada para o uso público em conformidade com os objetivos do parque, outros setores do parque devem ser também recuperados ou modificados, e outras estruturas de apoio devem ser implantadas. Com a adoção de infraestrutura completa para o recebimento de visitantes, o Parque poderá constituir um importante local para recreação e educação ambiental na Baixada Santista.
id SBECOTUR-1_9c4462d2c3da9dada79d1ae1ea572963
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5897
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling Trilha ecológica como instrumento de Educação Ambiental: estudo de caso e proposta de adequação no Parque Estadual Xixová-Japuí (SP)Neste trabalho, foi realizado um diagnóstico das condições e da estrutura de uma trilha ecológica situada no Parque Estadual Xixová-Japuí, e soluções foram propostas para os problemas encontrados. Foram realizadas três visitas ao Parque, entre 2005 e 2008, nas quais a trilha foi analisada em relação às condições de segurança, estado de conservação, facilidade de circulação e sinalização. Para facilitar a análise e a posterior proposição de melhorias, a trilha foi dividida em seis trechos, de acordo com as principais características encontradas. Todos os trechos foram considerados como apresentando baixa comodidade ou de risco para os visitantes e necessitam de melhorias na infra-estrutura, tais como corrimões e escadas, sistemas de drenagem da água, lixeiras, placas informativas e delimitação do caminho existente. Para que a trilha ecológica seja viabilizada para o uso público em conformidade com os objetivos do parque, outros setores do parque devem ser também recuperados ou modificados, e outras estruturas de apoio devem ser implantadas. Com a adoção de infraestrutura completa para o recebimento de visitantes, o Parque poderá constituir um importante local para recreação e educação ambiental na Baixada Santista.Universidade Federal de São Paulo2010-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/589710.34024/rbecotur.2010.v3.5897Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 3 n. 3 (2010): setembro-dezembro/2010Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 3 No. 3 (2010): setembro-dezembro/2010Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 3 Núm. 3 (2010): setembro-dezembro/20101983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5897/3760Rocha, FernandaBarbosa, Fabiana PestanaAbessa, Denis Moledo de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-10T16:49:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5897Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-09-10T16:49:28Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv Trilha ecológica como instrumento de Educação Ambiental: estudo de caso e proposta de adequação no Parque Estadual Xixová-Japuí (SP)
title Trilha ecológica como instrumento de Educação Ambiental: estudo de caso e proposta de adequação no Parque Estadual Xixová-Japuí (SP)
spellingShingle Trilha ecológica como instrumento de Educação Ambiental: estudo de caso e proposta de adequação no Parque Estadual Xixová-Japuí (SP)
Rocha, Fernanda
title_short Trilha ecológica como instrumento de Educação Ambiental: estudo de caso e proposta de adequação no Parque Estadual Xixová-Japuí (SP)
title_full Trilha ecológica como instrumento de Educação Ambiental: estudo de caso e proposta de adequação no Parque Estadual Xixová-Japuí (SP)
title_fullStr Trilha ecológica como instrumento de Educação Ambiental: estudo de caso e proposta de adequação no Parque Estadual Xixová-Japuí (SP)
title_full_unstemmed Trilha ecológica como instrumento de Educação Ambiental: estudo de caso e proposta de adequação no Parque Estadual Xixová-Japuí (SP)
title_sort Trilha ecológica como instrumento de Educação Ambiental: estudo de caso e proposta de adequação no Parque Estadual Xixová-Japuí (SP)
author Rocha, Fernanda
author_facet Rocha, Fernanda
Barbosa, Fabiana Pestana
Abessa, Denis Moledo de Souza
author_role author
author2 Barbosa, Fabiana Pestana
Abessa, Denis Moledo de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Fernanda
Barbosa, Fabiana Pestana
Abessa, Denis Moledo de Souza
description Neste trabalho, foi realizado um diagnóstico das condições e da estrutura de uma trilha ecológica situada no Parque Estadual Xixová-Japuí, e soluções foram propostas para os problemas encontrados. Foram realizadas três visitas ao Parque, entre 2005 e 2008, nas quais a trilha foi analisada em relação às condições de segurança, estado de conservação, facilidade de circulação e sinalização. Para facilitar a análise e a posterior proposição de melhorias, a trilha foi dividida em seis trechos, de acordo com as principais características encontradas. Todos os trechos foram considerados como apresentando baixa comodidade ou de risco para os visitantes e necessitam de melhorias na infra-estrutura, tais como corrimões e escadas, sistemas de drenagem da água, lixeiras, placas informativas e delimitação do caminho existente. Para que a trilha ecológica seja viabilizada para o uso público em conformidade com os objetivos do parque, outros setores do parque devem ser também recuperados ou modificados, e outras estruturas de apoio devem ser implantadas. Com a adoção de infraestrutura completa para o recebimento de visitantes, o Parque poderá constituir um importante local para recreação e educação ambiental na Baixada Santista.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5897
10.34024/rbecotur.2010.v3.5897
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5897
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2010.v3.5897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5897/3760
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 3 n. 3 (2010): setembro-dezembro/2010
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 3 No. 3 (2010): setembro-dezembro/2010
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 3 Núm. 3 (2010): setembro-dezembro/2010
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138608702029824