ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BAIXADA FLUMINENSE: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU (RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Marcia Luiza Figueiredo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Nadja Maria Castilho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5984
Resumo: A construção de uma proposta pedagógica para as ações de Educação Ambiental (EA) tem grande fonte de contribuição na ciência geográfica. Um bom exemplo dos caminhos alternativos para a sensibilização e mudanças de atitudes é a integração das práticas de EA e de Ecoturismo, em Unidades de Conservação (UCs). Tal proposta orienta os atores sociais envolvidos a definirem as práticas político-pedagógicas que melhor atendam às necessidades da sociedade sustentável. Conhecer e compreender o campo da EA justifica-se, portanto, como uma necessidade primordial para o desenvolvimento de iniciativas e intervenções, de diagnostico ambiental e de gerenciamento e manejo em UC. Em consonância com essa perspectiva, centra-se o objetivo desta pesquisa: produzir um diagnóstico que possibilite subsidiar estudos e proposições para cinco escolas da Rede Municipal de Educação de Nova Iguaçu - RJ, situadas na Unidade Regional de Governo Centro, área de influência do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (PNMNI). A metodologia aplicada constituiu-se de: levantamento bibliográfico alicerçado nas diretrizes estabelecidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e no Plano de Manejo do Parque, acompanhamento semestral das atividades pedagógicas e avaliação das ações de EA desenvolvidas nas escolas enquanto difusoras de conhecimentos e práticas conservacionistas do ambiente local, trabalho de campo e entrevista com o gestor do Parque, aplicação de questionários para a equipe pedagógica e para os professores, visitas e participação nos cursos de formação oferecidos pela Secretaria de Educação. Os resultados obtidos revelaram que os PCNs não são referenciais em muitas escolas, o que pode representar um entrave para as práticas de EA. Além disso, identificamos a falta de suporte material adequado para a realização de atividades de campo. E ainda, as comunidades locais pertencentes às escolas do entorno do PNMNI muitas vezes não tem nesta área protegida o referencial ambiental local para as práticas de EA e ecoturismo. Já sobre o PNMNI, identificamos que o Plano de Manejo, documento basilar na gestão do Parque, é pouco conhecido, como, também, os objetivos dos subprogramas de ecoturismo e educação ambiental. Nesta perspectiva, o diagnóstico realizado através de avaliações investigativas revelou informações importantes que subsidiarão um novo referencial para o tema transversal Meio Ambiente, além de levantar o caráter emergencial da qualificação específica do gestor do Parque, da capacitação do educador e, por conseguinte, da formação do educando, habilitando-o a interagir com o seu entorno imediato, representado pelo PNMNI. Logo, inserir nas escolas o conhecimento sobre o ecoturismo, a partir das ações de Educação Ambiental, e como ele pode ser veículo da conservação ambiental, da inclusão social e da melhoria da qualidade de vida das populações locais, ainda é um desafio que os empreendedores e educadores deverão enfrentar nos próximos anos, principalmente em cidades como a de Nova Iguaçu, com forte potencial e vocação para atividade ecoturística. Palavras-chave: Educação Ambiental; Ecoturismo; Parque Natural Municipal de Nova Iguacu.
id SBECOTUR-1_b01e928dc51b7536264c70560dd13063
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5984
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BAIXADA FLUMINENSE: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU (RJ)A construção de uma proposta pedagógica para as ações de Educação Ambiental (EA) tem grande fonte de contribuição na ciência geográfica. Um bom exemplo dos caminhos alternativos para a sensibilização e mudanças de atitudes é a integração das práticas de EA e de Ecoturismo, em Unidades de Conservação (UCs). Tal proposta orienta os atores sociais envolvidos a definirem as práticas político-pedagógicas que melhor atendam às necessidades da sociedade sustentável. Conhecer e compreender o campo da EA justifica-se, portanto, como uma necessidade primordial para o desenvolvimento de iniciativas e intervenções, de diagnostico ambiental e de gerenciamento e manejo em UC. Em consonância com essa perspectiva, centra-se o objetivo desta pesquisa: produzir um diagnóstico que possibilite subsidiar estudos e proposições para cinco escolas da Rede Municipal de Educação de Nova Iguaçu - RJ, situadas na Unidade Regional de Governo Centro, área de influência do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (PNMNI). A metodologia aplicada constituiu-se de: levantamento bibliográfico alicerçado nas diretrizes estabelecidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e no Plano de Manejo do Parque, acompanhamento semestral das atividades pedagógicas e avaliação das ações de EA desenvolvidas nas escolas enquanto difusoras de conhecimentos e práticas conservacionistas do ambiente local, trabalho de campo e entrevista com o gestor do Parque, aplicação de questionários para a equipe pedagógica e para os professores, visitas e participação nos cursos de formação oferecidos pela Secretaria de Educação. Os resultados obtidos revelaram que os PCNs não são referenciais em muitas escolas, o que pode representar um entrave para as práticas de EA. Além disso, identificamos a falta de suporte material adequado para a realização de atividades de campo. E ainda, as comunidades locais pertencentes às escolas do entorno do PNMNI muitas vezes não tem nesta área protegida o referencial ambiental local para as práticas de EA e ecoturismo. Já sobre o PNMNI, identificamos que o Plano de Manejo, documento basilar na gestão do Parque, é pouco conhecido, como, também, os objetivos dos subprogramas de ecoturismo e educação ambiental. Nesta perspectiva, o diagnóstico realizado através de avaliações investigativas revelou informações importantes que subsidiarão um novo referencial para o tema transversal Meio Ambiente, além de levantar o caráter emergencial da qualificação específica do gestor do Parque, da capacitação do educador e, por conseguinte, da formação do educando, habilitando-o a interagir com o seu entorno imediato, representado pelo PNMNI. Logo, inserir nas escolas o conhecimento sobre o ecoturismo, a partir das ações de Educação Ambiental, e como ele pode ser veículo da conservação ambiental, da inclusão social e da melhoria da qualidade de vida das populações locais, ainda é um desafio que os empreendedores e educadores deverão enfrentar nos próximos anos, principalmente em cidades como a de Nova Iguaçu, com forte potencial e vocação para atividade ecoturística. Palavras-chave: Educação Ambiental; Ecoturismo; Parque Natural Municipal de Nova Iguacu.Universidade Federal de São Paulo2011-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/598410.34024/rbecotur.2011.v4.5984Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 4 n. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUCBrazilian Journal of Ecotourism; Vol. 4 No. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUCRevista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 4 Núm. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUC1983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5984/3846Machado, Marcia Luiza FigueiredoCosta, Nadja Maria Castilhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-10T16:47:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5984Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-09-10T16:47:12Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BAIXADA FLUMINENSE: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU (RJ)
title ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BAIXADA FLUMINENSE: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU (RJ)
spellingShingle ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BAIXADA FLUMINENSE: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU (RJ)
Machado, Marcia Luiza Figueiredo
title_short ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BAIXADA FLUMINENSE: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU (RJ)
title_full ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BAIXADA FLUMINENSE: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU (RJ)
title_fullStr ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BAIXADA FLUMINENSE: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU (RJ)
title_full_unstemmed ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BAIXADA FLUMINENSE: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU (RJ)
title_sort ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BAIXADA FLUMINENSE: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU (RJ)
author Machado, Marcia Luiza Figueiredo
author_facet Machado, Marcia Luiza Figueiredo
Costa, Nadja Maria Castilho
author_role author
author2 Costa, Nadja Maria Castilho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Marcia Luiza Figueiredo
Costa, Nadja Maria Castilho
description A construção de uma proposta pedagógica para as ações de Educação Ambiental (EA) tem grande fonte de contribuição na ciência geográfica. Um bom exemplo dos caminhos alternativos para a sensibilização e mudanças de atitudes é a integração das práticas de EA e de Ecoturismo, em Unidades de Conservação (UCs). Tal proposta orienta os atores sociais envolvidos a definirem as práticas político-pedagógicas que melhor atendam às necessidades da sociedade sustentável. Conhecer e compreender o campo da EA justifica-se, portanto, como uma necessidade primordial para o desenvolvimento de iniciativas e intervenções, de diagnostico ambiental e de gerenciamento e manejo em UC. Em consonância com essa perspectiva, centra-se o objetivo desta pesquisa: produzir um diagnóstico que possibilite subsidiar estudos e proposições para cinco escolas da Rede Municipal de Educação de Nova Iguaçu - RJ, situadas na Unidade Regional de Governo Centro, área de influência do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (PNMNI). A metodologia aplicada constituiu-se de: levantamento bibliográfico alicerçado nas diretrizes estabelecidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e no Plano de Manejo do Parque, acompanhamento semestral das atividades pedagógicas e avaliação das ações de EA desenvolvidas nas escolas enquanto difusoras de conhecimentos e práticas conservacionistas do ambiente local, trabalho de campo e entrevista com o gestor do Parque, aplicação de questionários para a equipe pedagógica e para os professores, visitas e participação nos cursos de formação oferecidos pela Secretaria de Educação. Os resultados obtidos revelaram que os PCNs não são referenciais em muitas escolas, o que pode representar um entrave para as práticas de EA. Além disso, identificamos a falta de suporte material adequado para a realização de atividades de campo. E ainda, as comunidades locais pertencentes às escolas do entorno do PNMNI muitas vezes não tem nesta área protegida o referencial ambiental local para as práticas de EA e ecoturismo. Já sobre o PNMNI, identificamos que o Plano de Manejo, documento basilar na gestão do Parque, é pouco conhecido, como, também, os objetivos dos subprogramas de ecoturismo e educação ambiental. Nesta perspectiva, o diagnóstico realizado através de avaliações investigativas revelou informações importantes que subsidiarão um novo referencial para o tema transversal Meio Ambiente, além de levantar o caráter emergencial da qualificação específica do gestor do Parque, da capacitação do educador e, por conseguinte, da formação do educando, habilitando-o a interagir com o seu entorno imediato, representado pelo PNMNI. Logo, inserir nas escolas o conhecimento sobre o ecoturismo, a partir das ações de Educação Ambiental, e como ele pode ser veículo da conservação ambiental, da inclusão social e da melhoria da qualidade de vida das populações locais, ainda é um desafio que os empreendedores e educadores deverão enfrentar nos próximos anos, principalmente em cidades como a de Nova Iguaçu, com forte potencial e vocação para atividade ecoturística. Palavras-chave: Educação Ambiental; Ecoturismo; Parque Natural Municipal de Nova Iguacu.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5984
10.34024/rbecotur.2011.v4.5984
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5984
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2011.v4.5984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5984/3846
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 4 n. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUC
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 4 No. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUC
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 4 Núm. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUC
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138609178083328