Desenvolvimento sustentável e turismo indígena: uma análise das oportunidade e limitações do turismo nas comunidades indígenas da Reserva São Marcos (RR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Cristiane Nascimento
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barbieri, José Carlos, Reyes-Junior, Edgar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6312
Resumo: Recentemente, o interesse pelo turismo indígena aumentou significativamente no Brasil. Pesquisas internacionais centram suas discussões em torno da autonomia e sustentabilidade dos povos indígenas, do papel da sua cultura como produto turístico e dos problemas associados às políticas públicas nacionais. No Brasil, o turismo indígena não é um segmento reconhecido pelo poder público, embora estejam em curso diversas iniciativas conduzidas por comunidades indígenas. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória para analisar as perspectivas dos povos indígenas da Reserva São Marcos (RR), quanto ao desenvolvimento do turismo indígena e sua influência na sustentabilidade ambiental, econômica e social. Foram realizadas entrevistas com lideranças e representantes do órgão responsável pela execução da política indigenista no Brasil, a FUNAI. Posteriormente, foi aplicado um questionário em 64 lideranças indígenas representes de 32 aldeias. O estudo revelou que essas lideranças consideram o turismo uma oportunidade para conquistar autonomia, controle e sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental, mas apontam diversos problemas que podem trazer para as áreas indígenas e suas comunidades, como conflitos entre membros da comunidade, distribuição dos benefícios, perda da identidade cultural, perturbação da vida selvagem, ameaça a espécies da região e poluição de lagos e rios da reserva.
id SBECOTUR-1_b8f5666936503114ba275a5013ba766f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6312
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling Desenvolvimento sustentável e turismo indígena: uma análise das oportunidade e limitações do turismo nas comunidades indígenas da Reserva São Marcos (RR)Recentemente, o interesse pelo turismo indígena aumentou significativamente no Brasil. Pesquisas internacionais centram suas discussões em torno da autonomia e sustentabilidade dos povos indígenas, do papel da sua cultura como produto turístico e dos problemas associados às políticas públicas nacionais. No Brasil, o turismo indígena não é um segmento reconhecido pelo poder público, embora estejam em curso diversas iniciativas conduzidas por comunidades indígenas. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória para analisar as perspectivas dos povos indígenas da Reserva São Marcos (RR), quanto ao desenvolvimento do turismo indígena e sua influência na sustentabilidade ambiental, econômica e social. Foram realizadas entrevistas com lideranças e representantes do órgão responsável pela execução da política indigenista no Brasil, a FUNAI. Posteriormente, foi aplicado um questionário em 64 lideranças indígenas representes de 32 aldeias. O estudo revelou que essas lideranças consideram o turismo uma oportunidade para conquistar autonomia, controle e sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental, mas apontam diversos problemas que podem trazer para as áreas indígenas e suas comunidades, como conflitos entre membros da comunidade, distribuição dos benefícios, perda da identidade cultural, perturbação da vida selvagem, ameaça a espécies da região e poluição de lagos e rios da reserva.Universidade Federal de São Paulo2013-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/631210.34024/rbecotur.2013.v6.6312Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 1 (2013): janeiro-abril/2013Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 6 No. 1 (2013): janeiro-abril/2013Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 6 Núm. 1 (2013): janeiro-abril/20131983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6312/4017Brandão, Cristiane NascimentoBarbieri, José CarlosReyes-Junior, Edgarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-24T18:53:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6312Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2021-09-24T18:53:35Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável e turismo indígena: uma análise das oportunidade e limitações do turismo nas comunidades indígenas da Reserva São Marcos (RR)
title Desenvolvimento sustentável e turismo indígena: uma análise das oportunidade e limitações do turismo nas comunidades indígenas da Reserva São Marcos (RR)
spellingShingle Desenvolvimento sustentável e turismo indígena: uma análise das oportunidade e limitações do turismo nas comunidades indígenas da Reserva São Marcos (RR)
Brandão, Cristiane Nascimento
title_short Desenvolvimento sustentável e turismo indígena: uma análise das oportunidade e limitações do turismo nas comunidades indígenas da Reserva São Marcos (RR)
title_full Desenvolvimento sustentável e turismo indígena: uma análise das oportunidade e limitações do turismo nas comunidades indígenas da Reserva São Marcos (RR)
title_fullStr Desenvolvimento sustentável e turismo indígena: uma análise das oportunidade e limitações do turismo nas comunidades indígenas da Reserva São Marcos (RR)
title_full_unstemmed Desenvolvimento sustentável e turismo indígena: uma análise das oportunidade e limitações do turismo nas comunidades indígenas da Reserva São Marcos (RR)
title_sort Desenvolvimento sustentável e turismo indígena: uma análise das oportunidade e limitações do turismo nas comunidades indígenas da Reserva São Marcos (RR)
author Brandão, Cristiane Nascimento
author_facet Brandão, Cristiane Nascimento
Barbieri, José Carlos
Reyes-Junior, Edgar
author_role author
author2 Barbieri, José Carlos
Reyes-Junior, Edgar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Cristiane Nascimento
Barbieri, José Carlos
Reyes-Junior, Edgar
description Recentemente, o interesse pelo turismo indígena aumentou significativamente no Brasil. Pesquisas internacionais centram suas discussões em torno da autonomia e sustentabilidade dos povos indígenas, do papel da sua cultura como produto turístico e dos problemas associados às políticas públicas nacionais. No Brasil, o turismo indígena não é um segmento reconhecido pelo poder público, embora estejam em curso diversas iniciativas conduzidas por comunidades indígenas. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória para analisar as perspectivas dos povos indígenas da Reserva São Marcos (RR), quanto ao desenvolvimento do turismo indígena e sua influência na sustentabilidade ambiental, econômica e social. Foram realizadas entrevistas com lideranças e representantes do órgão responsável pela execução da política indigenista no Brasil, a FUNAI. Posteriormente, foi aplicado um questionário em 64 lideranças indígenas representes de 32 aldeias. O estudo revelou que essas lideranças consideram o turismo uma oportunidade para conquistar autonomia, controle e sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental, mas apontam diversos problemas que podem trazer para as áreas indígenas e suas comunidades, como conflitos entre membros da comunidade, distribuição dos benefícios, perda da identidade cultural, perturbação da vida selvagem, ameaça a espécies da região e poluição de lagos e rios da reserva.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6312
10.34024/rbecotur.2013.v6.6312
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6312
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2013.v6.6312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6312/4017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 1 (2013): janeiro-abril/2013
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 6 No. 1 (2013): janeiro-abril/2013
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 6 Núm. 1 (2013): janeiro-abril/2013
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138609808277504