Razões que levam micro e pequenas empresas de ecoturismo ao comportamento responsável na Chapada dos Veadeiros (GO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Felipe Muniz de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Helena Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6511
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as razões que levam os gestores de micro e pequenas empresas do ecoturismo a agirem de forma socioambientalmente responsável. A responsabilidade socioambiental é entendida como o compromisso dos empresários de se comportar de forma ética e contribuir para o desenvolvimento econômico melhorando, concomitantemente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo. O estudo, de essência exploratório-descritiva, teve uma abordagem qualitativa. Foi realizado um estudo junto a 7 empresas de ecoturismo situadas na Chapada dos Veadeiros. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas individuais e, a análise desses dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Como resultado, verifica-se que as empresas percebem a valorização da atitude responsável por parte do cliente e também que tanto o interesse econômico como o estilo de vida do gestor interferem na sua decisão pelo comportamento responsável. Todavia, foi observado que o estilo de vida exerce maior influência nessa tomada de decisão. Além disso, constatou-se a existência de barreiras que dificultam ou até impossibilitam o comportamento responsável por parte das empresas. Concluiu-se que, em concordância com a literatura, as razões que levam ao comportamento responsável são múltiplas e influenciadas pelas características da empresa e do contexto no qual ela está inserida. Reasons why micro and small ecotourism companies addopt a social and environmental responsible behavior in Chapada dos Veadeiros (GO, Brazil) AABSTRACT This research discusses the reasons why managers of micro and small ecotourism enterprises act in a socially and environmentally responsible way. Social and environmental responsibility is understood as the commitment of business to behave ethically and contribute to economic development while improving the same time the quality of life of its employees and their families, the local community and society. The study had an exploratory-descriptive perspective and a qualitative approach. Individual interviews were conducted with 7 ecotourism companies located in the Chapada dos Veadeiros. The data collection was followed by content analysis. The results show that the firms realize that customers value their responsible behavior. Moreover that both economic interest and also the entrepreneur lifestyle influence the decision in favor of the firm responsible behavior. However, it was observed that the lifestyle has more influence in this decision making. In addition, it is noted the existence of barriers that make the responsible behavior difficult or even impossible for these firms. In conclusion, the reasons that lead to responsible behavior are multiple and strongly influenced by the company's characteristics and the context in which it is inserted. KEYWORDS: Social Responsibility; Small Business; Ecotourism; Sustainability; Chapada dos Veadeiros.
id SBECOTUR-1_c401b5bb07bea397cd96ce042af97c12
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6511
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling Razões que levam micro e pequenas empresas de ecoturismo ao comportamento responsável na Chapada dos Veadeiros (GO)Responsabilidade SocioambientalPequenas EmpresasEcoturismoChapada dos Veadeiros.Esta pesquisa tem como objetivo analisar as razões que levam os gestores de micro e pequenas empresas do ecoturismo a agirem de forma socioambientalmente responsável. A responsabilidade socioambiental é entendida como o compromisso dos empresários de se comportar de forma ética e contribuir para o desenvolvimento econômico melhorando, concomitantemente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo. O estudo, de essência exploratório-descritiva, teve uma abordagem qualitativa. Foi realizado um estudo junto a 7 empresas de ecoturismo situadas na Chapada dos Veadeiros. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas individuais e, a análise desses dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Como resultado, verifica-se que as empresas percebem a valorização da atitude responsável por parte do cliente e também que tanto o interesse econômico como o estilo de vida do gestor interferem na sua decisão pelo comportamento responsável. Todavia, foi observado que o estilo de vida exerce maior influência nessa tomada de decisão. Além disso, constatou-se a existência de barreiras que dificultam ou até impossibilitam o comportamento responsável por parte das empresas. Concluiu-se que, em concordância com a literatura, as razões que levam ao comportamento responsável são múltiplas e influenciadas pelas características da empresa e do contexto no qual ela está inserida. Reasons why micro and small ecotourism companies addopt a social and environmental responsible behavior in Chapada dos Veadeiros (GO, Brazil) AABSTRACT This research discusses the reasons why managers of micro and small ecotourism enterprises act in a socially and environmentally responsible way. Social and environmental responsibility is understood as the commitment of business to behave ethically and contribute to economic development while improving the same time the quality of life of its employees and their families, the local community and society. The study had an exploratory-descriptive perspective and a qualitative approach. Individual interviews were conducted with 7 ecotourism companies located in the Chapada dos Veadeiros. The data collection was followed by content analysis. The results show that the firms realize that customers value their responsible behavior. Moreover that both economic interest and also the entrepreneur lifestyle influence the decision in favor of the firm responsible behavior. However, it was observed that the lifestyle has more influence in this decision making. In addition, it is noted the existence of barriers that make the responsible behavior difficult or even impossible for these firms. In conclusion, the reasons that lead to responsible behavior are multiple and strongly influenced by the company's characteristics and the context in which it is inserted. KEYWORDS: Social Responsibility; Small Business; Ecotourism; Sustainability; Chapada dos Veadeiros.Universidade Federal de São Paulo2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/651110.34024/rbecotur.2016.v9.6511Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 9 n. 1 (2016): fevereiro-abril/2016Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 9 No. 1 (2016): fevereiro-abril/2016Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 9 Núm. 1 (2016): fevereiro-abril/20161983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6511/4152Souza, Felipe Muniz deCosta, Helena Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T15:56:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6511Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-10-06T15:56:29Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv Razões que levam micro e pequenas empresas de ecoturismo ao comportamento responsável na Chapada dos Veadeiros (GO)
title Razões que levam micro e pequenas empresas de ecoturismo ao comportamento responsável na Chapada dos Veadeiros (GO)
spellingShingle Razões que levam micro e pequenas empresas de ecoturismo ao comportamento responsável na Chapada dos Veadeiros (GO)
Souza, Felipe Muniz de
Responsabilidade Socioambiental
Pequenas Empresas
Ecoturismo
Chapada dos Veadeiros.
title_short Razões que levam micro e pequenas empresas de ecoturismo ao comportamento responsável na Chapada dos Veadeiros (GO)
title_full Razões que levam micro e pequenas empresas de ecoturismo ao comportamento responsável na Chapada dos Veadeiros (GO)
title_fullStr Razões que levam micro e pequenas empresas de ecoturismo ao comportamento responsável na Chapada dos Veadeiros (GO)
title_full_unstemmed Razões que levam micro e pequenas empresas de ecoturismo ao comportamento responsável na Chapada dos Veadeiros (GO)
title_sort Razões que levam micro e pequenas empresas de ecoturismo ao comportamento responsável na Chapada dos Veadeiros (GO)
author Souza, Felipe Muniz de
author_facet Souza, Felipe Muniz de
Costa, Helena Araújo
author_role author
author2 Costa, Helena Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Felipe Muniz de
Costa, Helena Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade Socioambiental
Pequenas Empresas
Ecoturismo
Chapada dos Veadeiros.
topic Responsabilidade Socioambiental
Pequenas Empresas
Ecoturismo
Chapada dos Veadeiros.
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar as razões que levam os gestores de micro e pequenas empresas do ecoturismo a agirem de forma socioambientalmente responsável. A responsabilidade socioambiental é entendida como o compromisso dos empresários de se comportar de forma ética e contribuir para o desenvolvimento econômico melhorando, concomitantemente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo. O estudo, de essência exploratório-descritiva, teve uma abordagem qualitativa. Foi realizado um estudo junto a 7 empresas de ecoturismo situadas na Chapada dos Veadeiros. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas individuais e, a análise desses dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Como resultado, verifica-se que as empresas percebem a valorização da atitude responsável por parte do cliente e também que tanto o interesse econômico como o estilo de vida do gestor interferem na sua decisão pelo comportamento responsável. Todavia, foi observado que o estilo de vida exerce maior influência nessa tomada de decisão. Além disso, constatou-se a existência de barreiras que dificultam ou até impossibilitam o comportamento responsável por parte das empresas. Concluiu-se que, em concordância com a literatura, as razões que levam ao comportamento responsável são múltiplas e influenciadas pelas características da empresa e do contexto no qual ela está inserida. Reasons why micro and small ecotourism companies addopt a social and environmental responsible behavior in Chapada dos Veadeiros (GO, Brazil) AABSTRACT This research discusses the reasons why managers of micro and small ecotourism enterprises act in a socially and environmentally responsible way. Social and environmental responsibility is understood as the commitment of business to behave ethically and contribute to economic development while improving the same time the quality of life of its employees and their families, the local community and society. The study had an exploratory-descriptive perspective and a qualitative approach. Individual interviews were conducted with 7 ecotourism companies located in the Chapada dos Veadeiros. The data collection was followed by content analysis. The results show that the firms realize that customers value their responsible behavior. Moreover that both economic interest and also the entrepreneur lifestyle influence the decision in favor of the firm responsible behavior. However, it was observed that the lifestyle has more influence in this decision making. In addition, it is noted the existence of barriers that make the responsible behavior difficult or even impossible for these firms. In conclusion, the reasons that lead to responsible behavior are multiple and strongly influenced by the company's characteristics and the context in which it is inserted. KEYWORDS: Social Responsibility; Small Business; Ecotourism; Sustainability; Chapada dos Veadeiros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6511
10.34024/rbecotur.2016.v9.6511
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6511
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2016.v9.6511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6511/4152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 9 n. 1 (2016): fevereiro-abril/2016
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 9 No. 1 (2016): fevereiro-abril/2016
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 9 Núm. 1 (2016): fevereiro-abril/2016
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138610429034496