Percepção ambiental dos usuários da Fazenda Santa Branca Ecoturismo (APA - Ribeirão João Leite), Teresópolis (GO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Raquel Gonçalves
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos, Mirley Luciene dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5896
Resumo: Os estudos na área da Percepção Ambiental despontam como ferramentas de grande importância para a elaboração de novas metodologias de Educação Ambiental (EA) e avaliação constante de trabalhos já implantados em Unidades de conservação. Frente a isso, o objetivo do trabalho foi inferir as diferentes posturas comportamentais dos usuários da Fazenda Santa Branca, em Teresópolis-GO, em relação ao ambiente natural e ao trabalho de educação ambiental realizado na fazenda, com base na aquisição e análise de informações de seu estado cognitivo. As concepções foram obtidas por meio de questionários e divididas em categorias como Antropocêntrica, Globalizante ou Naturalista (Reigota, 1991). O cruzamento das variáveis evidenciou que a concepção de meio ambiente independe dos grupos de usuários (X2= 4, 9, G.L.= 6, p= 1%), portanto não existe uma dependência entre ter uma concepção globalizante e ter participado das atividades de EA ou ser um funcionário, o que detecta falhas na abordagem ambiental. Foi detectado ainda que as concepções de meio ambiente independem da escolaridade (X2=7,6, G.L.=9, p=1%), o que sugere falhas também nos níveis formais de ensino. A Educação Ambiental em nível Não-Formal deve seguir algumas orientações básicas, com atenção na abordagem das temáticas ambientais buscando sempre uma visão crítica, capaz de despertar para concepções globalizantes.
id SBECOTUR-1_e46bfe66cc9b329f2bcb6d8bd4230ff9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5896
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling Percepção ambiental dos usuários da Fazenda Santa Branca Ecoturismo (APA - Ribeirão João Leite), Teresópolis (GO)Os estudos na área da Percepção Ambiental despontam como ferramentas de grande importância para a elaboração de novas metodologias de Educação Ambiental (EA) e avaliação constante de trabalhos já implantados em Unidades de conservação. Frente a isso, o objetivo do trabalho foi inferir as diferentes posturas comportamentais dos usuários da Fazenda Santa Branca, em Teresópolis-GO, em relação ao ambiente natural e ao trabalho de educação ambiental realizado na fazenda, com base na aquisição e análise de informações de seu estado cognitivo. As concepções foram obtidas por meio de questionários e divididas em categorias como Antropocêntrica, Globalizante ou Naturalista (Reigota, 1991). O cruzamento das variáveis evidenciou que a concepção de meio ambiente independe dos grupos de usuários (X2= 4, 9, G.L.= 6, p= 1%), portanto não existe uma dependência entre ter uma concepção globalizante e ter participado das atividades de EA ou ser um funcionário, o que detecta falhas na abordagem ambiental. Foi detectado ainda que as concepções de meio ambiente independem da escolaridade (X2=7,6, G.L.=9, p=1%), o que sugere falhas também nos níveis formais de ensino. A Educação Ambiental em nível Não-Formal deve seguir algumas orientações básicas, com atenção na abordagem das temáticas ambientais buscando sempre uma visão crítica, capaz de despertar para concepções globalizantes.Universidade Federal de São Paulo2010-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/589610.34024/rbecotur.2010.v3.5896Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 3 n. 3 (2010): setembro-dezembro/2010Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 3 No. 3 (2010): setembro-dezembro/2010Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 3 Núm. 3 (2010): setembro-dezembro/20101983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5896/3759de Sousa, Raquel GonçalvesSantos, Mirley Luciene dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-10T16:49:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5896Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-09-10T16:49:29Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção ambiental dos usuários da Fazenda Santa Branca Ecoturismo (APA - Ribeirão João Leite), Teresópolis (GO)
title Percepção ambiental dos usuários da Fazenda Santa Branca Ecoturismo (APA - Ribeirão João Leite), Teresópolis (GO)
spellingShingle Percepção ambiental dos usuários da Fazenda Santa Branca Ecoturismo (APA - Ribeirão João Leite), Teresópolis (GO)
de Sousa, Raquel Gonçalves
title_short Percepção ambiental dos usuários da Fazenda Santa Branca Ecoturismo (APA - Ribeirão João Leite), Teresópolis (GO)
title_full Percepção ambiental dos usuários da Fazenda Santa Branca Ecoturismo (APA - Ribeirão João Leite), Teresópolis (GO)
title_fullStr Percepção ambiental dos usuários da Fazenda Santa Branca Ecoturismo (APA - Ribeirão João Leite), Teresópolis (GO)
title_full_unstemmed Percepção ambiental dos usuários da Fazenda Santa Branca Ecoturismo (APA - Ribeirão João Leite), Teresópolis (GO)
title_sort Percepção ambiental dos usuários da Fazenda Santa Branca Ecoturismo (APA - Ribeirão João Leite), Teresópolis (GO)
author de Sousa, Raquel Gonçalves
author_facet de Sousa, Raquel Gonçalves
Santos, Mirley Luciene dos
author_role author
author2 Santos, Mirley Luciene dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa, Raquel Gonçalves
Santos, Mirley Luciene dos
description Os estudos na área da Percepção Ambiental despontam como ferramentas de grande importância para a elaboração de novas metodologias de Educação Ambiental (EA) e avaliação constante de trabalhos já implantados em Unidades de conservação. Frente a isso, o objetivo do trabalho foi inferir as diferentes posturas comportamentais dos usuários da Fazenda Santa Branca, em Teresópolis-GO, em relação ao ambiente natural e ao trabalho de educação ambiental realizado na fazenda, com base na aquisição e análise de informações de seu estado cognitivo. As concepções foram obtidas por meio de questionários e divididas em categorias como Antropocêntrica, Globalizante ou Naturalista (Reigota, 1991). O cruzamento das variáveis evidenciou que a concepção de meio ambiente independe dos grupos de usuários (X2= 4, 9, G.L.= 6, p= 1%), portanto não existe uma dependência entre ter uma concepção globalizante e ter participado das atividades de EA ou ser um funcionário, o que detecta falhas na abordagem ambiental. Foi detectado ainda que as concepções de meio ambiente independem da escolaridade (X2=7,6, G.L.=9, p=1%), o que sugere falhas também nos níveis formais de ensino. A Educação Ambiental em nível Não-Formal deve seguir algumas orientações básicas, com atenção na abordagem das temáticas ambientais buscando sempre uma visão crítica, capaz de despertar para concepções globalizantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5896
10.34024/rbecotur.2010.v3.5896
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5896
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2010.v3.5896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5896/3759
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 3 n. 3 (2010): setembro-dezembro/2010
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 3 No. 3 (2010): setembro-dezembro/2010
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 3 Núm. 3 (2010): setembro-dezembro/2010
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138608699932672