O geoturismo como segmento diferencial para o polo turístico da Chapada das Mesas: estudo de viabilidade de práticas geoturísticas no Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rozuila Neves
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Camara, Rosélis Barbosa, Pãozinho, Fernando Campelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6360
Resumo: Diante dos segmentos do turismo surge algo inovador e que valoriza os aspectos geológicos e as formações do relevo em geral, unindo a contemplação dos monumentos naturais à busca de conhecimento. Esta forma de agregar valor turístico ao patrimônio geológico denomina-se Geoturismo. O real sentido da prática do geoturismo, compõe-se em atividades de educação, geoconservação e interpretação de geossítios, trabalhando roteiros guiados que instigue a conscientização de não degradar as formações e monumentos originários das ações do tempo e do relevo. Neste contexto,o objetivo geral da presente pesquisa é desenvolver um estudo acerca da viabilidade de desenvolvimento de práticas geoturísticas no entorno do Parque Nacional da Chapada das Mesas, mais especificamente no Complexo de Pedra Caída em Carolina – MA. Metodologicamente, esta é uma investigação exploratória e descritiva, que utiliza procedimentos bibliográficos, de campo e documental. O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi o universo pesquisado, a amostra delimitou-se ao Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA). Após aplicados os recursos sistemáticos da pesquisa, conclui-se que existe a viabilidade de práticas do geoturismo no Complexo de Pedra Caída.
id SBECOTUR-1_e978cde542da9edba25493266c2969d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6360
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling O geoturismo como segmento diferencial para o polo turístico da Chapada das Mesas: estudo de viabilidade de práticas geoturísticas no Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA)GeoturismoGeopatrimônioGeoconservaçãoParque Nacional da Chapada das Mesas.Diante dos segmentos do turismo surge algo inovador e que valoriza os aspectos geológicos e as formações do relevo em geral, unindo a contemplação dos monumentos naturais à busca de conhecimento. Esta forma de agregar valor turístico ao patrimônio geológico denomina-se Geoturismo. O real sentido da prática do geoturismo, compõe-se em atividades de educação, geoconservação e interpretação de geossítios, trabalhando roteiros guiados que instigue a conscientização de não degradar as formações e monumentos originários das ações do tempo e do relevo. Neste contexto,o objetivo geral da presente pesquisa é desenvolver um estudo acerca da viabilidade de desenvolvimento de práticas geoturísticas no entorno do Parque Nacional da Chapada das Mesas, mais especificamente no Complexo de Pedra Caída em Carolina – MA. Metodologicamente, esta é uma investigação exploratória e descritiva, que utiliza procedimentos bibliográficos, de campo e documental. O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi o universo pesquisado, a amostra delimitou-se ao Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA). Após aplicados os recursos sistemáticos da pesquisa, conclui-se que existe a viabilidade de práticas do geoturismo no Complexo de Pedra Caída.Universidade Federal de São Paulo2013-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/636010.34024/rbecotur.2013.v6.6360Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 4 (2013): Anais do 9° CONECOTUR e do 5° EcoUCBrazilian Journal of Ecotourism; Vol. 6 No. 4 (2013): Anais do 9° CONECOTUR e do 5° EcoUCRevista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 6 Núm. 4 (2013): Anais do 9° CONECOTUR e do 5° EcoUC1983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6360/4058Lima, Rozuila NevesCamara, Rosélis BarbosaPãozinho, Fernando Campeloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-20T14:13:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6360Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-11-20T14:13:39Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv O geoturismo como segmento diferencial para o polo turístico da Chapada das Mesas: estudo de viabilidade de práticas geoturísticas no Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA)
title O geoturismo como segmento diferencial para o polo turístico da Chapada das Mesas: estudo de viabilidade de práticas geoturísticas no Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA)
spellingShingle O geoturismo como segmento diferencial para o polo turístico da Chapada das Mesas: estudo de viabilidade de práticas geoturísticas no Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA)
Lima, Rozuila Neves
Geoturismo
Geopatrimônio
Geoconservação
Parque Nacional da Chapada das Mesas.
title_short O geoturismo como segmento diferencial para o polo turístico da Chapada das Mesas: estudo de viabilidade de práticas geoturísticas no Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA)
title_full O geoturismo como segmento diferencial para o polo turístico da Chapada das Mesas: estudo de viabilidade de práticas geoturísticas no Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA)
title_fullStr O geoturismo como segmento diferencial para o polo turístico da Chapada das Mesas: estudo de viabilidade de práticas geoturísticas no Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA)
title_full_unstemmed O geoturismo como segmento diferencial para o polo turístico da Chapada das Mesas: estudo de viabilidade de práticas geoturísticas no Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA)
title_sort O geoturismo como segmento diferencial para o polo turístico da Chapada das Mesas: estudo de viabilidade de práticas geoturísticas no Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA)
author Lima, Rozuila Neves
author_facet Lima, Rozuila Neves
Camara, Rosélis Barbosa
Pãozinho, Fernando Campelo
author_role author
author2 Camara, Rosélis Barbosa
Pãozinho, Fernando Campelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rozuila Neves
Camara, Rosélis Barbosa
Pãozinho, Fernando Campelo
dc.subject.por.fl_str_mv Geoturismo
Geopatrimônio
Geoconservação
Parque Nacional da Chapada das Mesas.
topic Geoturismo
Geopatrimônio
Geoconservação
Parque Nacional da Chapada das Mesas.
description Diante dos segmentos do turismo surge algo inovador e que valoriza os aspectos geológicos e as formações do relevo em geral, unindo a contemplação dos monumentos naturais à busca de conhecimento. Esta forma de agregar valor turístico ao patrimônio geológico denomina-se Geoturismo. O real sentido da prática do geoturismo, compõe-se em atividades de educação, geoconservação e interpretação de geossítios, trabalhando roteiros guiados que instigue a conscientização de não degradar as formações e monumentos originários das ações do tempo e do relevo. Neste contexto,o objetivo geral da presente pesquisa é desenvolver um estudo acerca da viabilidade de desenvolvimento de práticas geoturísticas no entorno do Parque Nacional da Chapada das Mesas, mais especificamente no Complexo de Pedra Caída em Carolina – MA. Metodologicamente, esta é uma investigação exploratória e descritiva, que utiliza procedimentos bibliográficos, de campo e documental. O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi o universo pesquisado, a amostra delimitou-se ao Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA). Após aplicados os recursos sistemáticos da pesquisa, conclui-se que existe a viabilidade de práticas do geoturismo no Complexo de Pedra Caída.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6360
10.34024/rbecotur.2013.v6.6360
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6360
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2013.v6.6360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6360/4058
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 4 (2013): Anais do 9° CONECOTUR e do 5° EcoUC
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 6 No. 4 (2013): Anais do 9° CONECOTUR e do 5° EcoUC
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 6 Núm. 4 (2013): Anais do 9° CONECOTUR e do 5° EcoUC
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138610230853632