Da filologia à iconografia. A permanência do arcaico nas imagens tríplices de Hécate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarian, Haiganuch
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
Texto Completo: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/477
Resumo: Examinando alguns textos antigos que mencionam o termo ἑκάταιον com que os autores modernos designam as imagens tríplices de Hecate, verifica-se que este termo não se aplica unicamente à Hécate tríplice mas significa tambem capela, nicho ou simplesmente um local consagrado à Hécate, ou ainda a estatua da deusa sob sua forma tríplice ou simples. A partir desta constatação, retoma-se a passagem de Pausânias II, 30, 2 referente à Hécate de três corpos do escultor Alcamenes, obra arcaizante que originou várias cópias das épocas helenística e sobretudo romana imperial, conservantismo que se fundamenta sobretudo no profundo sentido religioso que a imagem expressava.
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