Réquiem por Yarini ¿Una tragédia griega cubana?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
Texto Completo: | https://revista.classica.org.br/classica/article/view/692 |
Resumo: | Carlos Felipe (1914-1975) foi um dos fundadores da dramaturgia cubana contemporânea, junto com Virgilio Piñera e Rolando Ferrer, mas enquanto Piñera tomava o mito como assunto da sua primeira obra, Electra Garrigó, Felipe já durante anos tinha a ideia de converter a morte de Alberto Yarini, a personagem histórica que se transformou em lenda nos bairros marginais tão bem conhecidos pelo autor, em ponto de partida de uma obra que foi o que ele chamou uma "tragedia grega cubana". Nosso trabalho analisa a maneira com Carlos Felipe tratou o assunto para fazê-lo um mito, a forma em que estruturou a sua obra conforme a tragédia, os recursos e conceitos trágicos que utilizou para chegar até o seu propósito, sobretudo para lograr que o seu "Requiem por Yarini" seja uma peça antológica do teatro cubano. |
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Réquiem por Yarini ¿Una tragédia griega cubana?Carlos FelipeRéquiem por Yarinitragédia gregateatro cubanoliteratura comparada.Carlos Felipe (1914-1975) foi um dos fundadores da dramaturgia cubana contemporânea, junto com Virgilio Piñera e Rolando Ferrer, mas enquanto Piñera tomava o mito como assunto da sua primeira obra, Electra Garrigó, Felipe já durante anos tinha a ideia de converter a morte de Alberto Yarini, a personagem histórica que se transformou em lenda nos bairros marginais tão bem conhecidos pelo autor, em ponto de partida de uma obra que foi o que ele chamou uma "tragedia grega cubana". Nosso trabalho analisa a maneira com Carlos Felipe tratou o assunto para fazê-lo um mito, a forma em que estruturou a sua obra conforme a tragédia, os recursos e conceitos trágicos que utilizou para chegar até o seu propósito, sobretudo para lograr que o seu "Requiem por Yarini" seja uma peça antológica do teatro cubano.Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)1995-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/69210.24277/classica.v7i0.692Classica; Vol. 7 (1994): v.7/8 (1994/1995); 317-328Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 7 (1994): v.7/8 (1994/1995); 317-3282176-64360103-431610.24277/classica.v7i0reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)instacron:SBECspahttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/692/642Copyright (c) 2018 Elina Miranda Cancelainfo:eu-repo/semantics/openAccessCancela, Elina Miranda2018-06-07T16:46:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/692Revistahttps://revista.classica.org.br/classicaPUBhttps://revista.classica.org.br/classica/oaieditor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br2176-64360103-4316opendoar:2018-06-07T16:46:47Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)false |
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Carlos Felipe (1914-1975) foi um dos fundadores da dramaturgia cubana contemporânea, junto com Virgilio Piñera e Rolando Ferrer, mas enquanto Piñera tomava o mito como assunto da sua primeira obra, Electra Garrigó, Felipe já durante anos tinha a ideia de converter a morte de Alberto Yarini, a personagem histórica que se transformou em lenda nos bairros marginais tão bem conhecidos pelo autor, em ponto de partida de uma obra que foi o que ele chamou uma "tragedia grega cubana". Nosso trabalho analisa a maneira com Carlos Felipe tratou o assunto para fazê-lo um mito, a forma em que estruturou a sua obra conforme a tragédia, os recursos e conceitos trágicos que utilizou para chegar até o seu propósito, sobretudo para lograr que o seu "Requiem por Yarini" seja uma peça antológica do teatro cubano. |
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