Oralidad y escritura en la lirica griega arcaica: el ejemplo de Píndaro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
Texto Completo: | https://revista.classica.org.br/classica/article/view/457 |
Resumo: | Neste artigo focaliza-se o estudo da poesia de Píndaro, a partir das recentes abordagens hermenêuticas que consideram a cultura oral da Grécia arcaica como um fator decisivo para a interpretação da poesia arcaica. O crítico status quaestionis é revisado, especialmente em relação ao problema da elocução em primeira pessoa nas epinícias, como também a sua atribuição ao coro ou ao poeta, o que leva a recente discussão sobre a intervenção regular dos coros na performance. A hipótese de uma performance só parece estar relacionada com um grau de conhecimento e o uso da escrita no âmbito da composição. Algumas marcas textuais nas odes de Píndaro que indicam escrita são analisadas e confrontadas com sua estrutura. Este estudo procura dar uma contribuição a recente questão do caráter coral das epinícias. |
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Neste artigo focaliza-se o estudo da poesia de Píndaro, a partir das recentes abordagens hermenêuticas que consideram a cultura oral da Grécia arcaica como um fator decisivo para a interpretação da poesia arcaica. O crítico status quaestionis é revisado, especialmente em relação ao problema da elocução em primeira pessoa nas epinícias, como também a sua atribuição ao coro ou ao poeta, o que leva a recente discussão sobre a intervenção regular dos coros na performance. A hipótese de uma performance só parece estar relacionada com um grau de conhecimento e o uso da escrita no âmbito da composição. Algumas marcas textuais nas odes de Píndaro que indicam escrita são analisadas e confrontadas com sua estrutura. Este estudo procura dar uma contribuição a recente questão do caráter coral das epinícias. |
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