A pré-história do coro teatral na iconografia do kômos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
Texto Completo: | https://revista.classica.org.br/classica/article/view/674 |
Resumo: | Através da iconografia do kômos, é possível remontar a origem do coro grego, elemento central e característico do teatro clássico. Partindo da definição do kômos como "um grupo que se desloca para realizar uma ação cultual, com procissão e dança", examinaremos três aspectos de sua representação na arte cerâmica: mitológico, cultual e animal. |
id |
SBEC_b3147c65bf1e9696002094bc5037937f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/674 |
network_acronym_str |
SBEC |
network_name_str |
Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pré-história do coro teatral na iconografia do kômosteatro gregocoro dramáticoiconografia dos kômoireligião gregaDioniso.Através da iconografia do kômos, é possível remontar a origem do coro grego, elemento central e característico do teatro clássico. Partindo da definição do kômos como "um grupo que se desloca para realizar uma ação cultual, com procissão e dança", examinaremos três aspectos de sua representação na arte cerâmica: mitológico, cultual e animal.Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)1995-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/67410.24277/classica.v7i0.674Classica; Vol. 7 (1994): v.7/8 (1994/1995); 219-228Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 7 (1994): v.7/8 (1994/1995); 219-2282176-64360103-431610.24277/classica.v7i0reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)instacron:SBECporhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/674/625Copyright (c) 2018 Adriane da Silva Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Adriane da Silva2018-06-07T16:46:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/674Revistahttps://revista.classica.org.br/classicaPUBhttps://revista.classica.org.br/classica/oaieditor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br2176-64360103-4316opendoar:2018-06-07T16:46:46Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pré-história do coro teatral na iconografia do kômos |
title |
A pré-história do coro teatral na iconografia do kômos |
spellingShingle |
A pré-história do coro teatral na iconografia do kômos Duarte, Adriane da Silva teatro grego coro dramático iconografia dos kômoi religião grega Dioniso. |
title_short |
A pré-história do coro teatral na iconografia do kômos |
title_full |
A pré-história do coro teatral na iconografia do kômos |
title_fullStr |
A pré-história do coro teatral na iconografia do kômos |
title_full_unstemmed |
A pré-história do coro teatral na iconografia do kômos |
title_sort |
A pré-história do coro teatral na iconografia do kômos |
author |
Duarte, Adriane da Silva |
author_facet |
Duarte, Adriane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Adriane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teatro grego coro dramático iconografia dos kômoi religião grega Dioniso. |
topic |
teatro grego coro dramático iconografia dos kômoi religião grega Dioniso. |
description |
Através da iconografia do kômos, é possível remontar a origem do coro grego, elemento central e característico do teatro clássico. Partindo da definição do kômos como "um grupo que se desloca para realizar uma ação cultual, com procissão e dança", examinaremos três aspectos de sua representação na arte cerâmica: mitológico, cultual e animal. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.classica.org.br/classica/article/view/674 10.24277/classica.v7i0.674 |
url |
https://revista.classica.org.br/classica/article/view/674 |
identifier_str_mv |
10.24277/classica.v7i0.674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.classica.org.br/classica/article/view/674/625 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Adriane da Silva Duarte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Adriane da Silva Duarte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Classica; Vol. 7 (1994): v.7/8 (1994/1995); 219-228 Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 7 (1994): v.7/8 (1994/1995); 219-228 2176-6436 0103-4316 10.24277/classica.v7i0 reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) instacron:SBEC |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) |
instacron_str |
SBEC |
institution |
SBEC |
reponame_str |
Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
collection |
Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br |
_version_ |
1797239838881087488 |