Remexendo cartas novas e velhas, encontrando o inesperado. Uma análise comparativa dos textos de Mariana, Ovídio e as Três Marias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
Texto Completo: | https://revista.classica.org.br/classica/article/view/134 |
Resumo: | Este artigo adota como metodologia a pesquisa bibliográfica comparativa, tendo como objetivo a construção de um painel epistolográfico entre as Cartas portuguesas de Mariana Alcoforado, as Heroides de Públio Ovídio Naso e as Novas cartas portuguesas de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, priorizando o aspecto temático da enunciação feminina. Nossa análise aborda a questão do gênero epistolográfico, da escrita como exercício de fruição estética – o prazer do texto – e da reivindicação de um discurso fragmentário que conduz ao “inesperado”. Tal categoria casa-se com a enunciação feminina para desconstruir o discurso falocêntrico e logocêntrico. |
id |
SBEC_b6d3943dff3e44ea1837cafeb6685847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/134 |
network_acronym_str |
SBEC |
network_name_str |
Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Remexendo cartas novas e velhas, encontrando o inesperado. Uma análise comparativa dos textos de Mariana, Ovídio e as Três MariasMariana AlcoforadoOvídioTrês MariasCartasEnunciação femininaEscrita de prazer.Este artigo adota como metodologia a pesquisa bibliográfica comparativa, tendo como objetivo a construção de um painel epistolográfico entre as Cartas portuguesas de Mariana Alcoforado, as Heroides de Públio Ovídio Naso e as Novas cartas portuguesas de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, priorizando o aspecto temático da enunciação feminina. Nossa análise aborda a questão do gênero epistolográfico, da escrita como exercício de fruição estética – o prazer do texto – e da reivindicação de um discurso fragmentário que conduz ao “inesperado”. Tal categoria casa-se com a enunciação feminina para desconstruir o discurso falocêntrico e logocêntrico.Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)2007-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/13410.24277/classica.v20i1.134Classica; Vol. 20 No. 1 (2007); 64-77Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 20 n. 1 (2007); 64-772176-64360103-431610.24277/classica.v20i1reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)instacron:SBECporhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/134/124Copyright (c) 2013 Ciomara Breder Krempserinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrempser, Ciomara Breder2018-02-09T23:25:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/134Revistahttps://revista.classica.org.br/classicaPUBhttps://revista.classica.org.br/classica/oaieditor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br2176-64360103-4316opendoar:2018-02-09T23:25:53Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Remexendo cartas novas e velhas, encontrando o inesperado. Uma análise comparativa dos textos de Mariana, Ovídio e as Três Marias |
title |
Remexendo cartas novas e velhas, encontrando o inesperado. Uma análise comparativa dos textos de Mariana, Ovídio e as Três Marias |
spellingShingle |
Remexendo cartas novas e velhas, encontrando o inesperado. Uma análise comparativa dos textos de Mariana, Ovídio e as Três Marias Krempser, Ciomara Breder Mariana Alcoforado Ovídio Três Marias Cartas Enunciação feminina Escrita de prazer. |
title_short |
Remexendo cartas novas e velhas, encontrando o inesperado. Uma análise comparativa dos textos de Mariana, Ovídio e as Três Marias |
title_full |
Remexendo cartas novas e velhas, encontrando o inesperado. Uma análise comparativa dos textos de Mariana, Ovídio e as Três Marias |
title_fullStr |
Remexendo cartas novas e velhas, encontrando o inesperado. Uma análise comparativa dos textos de Mariana, Ovídio e as Três Marias |
title_full_unstemmed |
Remexendo cartas novas e velhas, encontrando o inesperado. Uma análise comparativa dos textos de Mariana, Ovídio e as Três Marias |
title_sort |
Remexendo cartas novas e velhas, encontrando o inesperado. Uma análise comparativa dos textos de Mariana, Ovídio e as Três Marias |
author |
Krempser, Ciomara Breder |
author_facet |
Krempser, Ciomara Breder |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krempser, Ciomara Breder |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mariana Alcoforado Ovídio Três Marias Cartas Enunciação feminina Escrita de prazer. |
topic |
Mariana Alcoforado Ovídio Três Marias Cartas Enunciação feminina Escrita de prazer. |
description |
Este artigo adota como metodologia a pesquisa bibliográfica comparativa, tendo como objetivo a construção de um painel epistolográfico entre as Cartas portuguesas de Mariana Alcoforado, as Heroides de Públio Ovídio Naso e as Novas cartas portuguesas de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, priorizando o aspecto temático da enunciação feminina. Nossa análise aborda a questão do gênero epistolográfico, da escrita como exercício de fruição estética – o prazer do texto – e da reivindicação de um discurso fragmentário que conduz ao “inesperado”. Tal categoria casa-se com a enunciação feminina para desconstruir o discurso falocêntrico e logocêntrico. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.classica.org.br/classica/article/view/134 10.24277/classica.v20i1.134 |
url |
https://revista.classica.org.br/classica/article/view/134 |
identifier_str_mv |
10.24277/classica.v20i1.134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.classica.org.br/classica/article/view/134/124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ciomara Breder Krempser info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ciomara Breder Krempser |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Classica; Vol. 20 No. 1 (2007); 64-77 Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 20 n. 1 (2007); 64-77 2176-6436 0103-4316 10.24277/classica.v20i1 reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) instacron:SBEC |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) |
instacron_str |
SBEC |
institution |
SBEC |
reponame_str |
Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
collection |
Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br |
_version_ |
1797239836710535168 |