A teoria literária aristofânica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) |
Texto Completo: | https://revista.classica.org.br/classica/article/view/546 |
Resumo: | A par do tema sócio-político, figura, na comédia aristofânica, o tema literário. Desenvolve-se este, de maneira esporádica, numa cena dos Acarnenses (407-78) e, de maneira incontingente, nas Mulheres que celebram as Tesmofórias – em especial na cena em que aparece Agatão (Thesm. 97-265) – e na segunda parte das Rãs (738-1 533). Pode-se dizer que a comédia aristofânica elabora um sistema de crítica literária, em que se distinguem dois tipos fundamentais de poesia: a poesia que imita a própria poesia (tékhne), cujo modelo é Eurípides, e a poesia que imita a natureza (phýsis), cujo modelo e Esquilo. |
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A teoria literária aristofânicaAristófanesteoria literáriateatro.A par do tema sócio-político, figura, na comédia aristofânica, o tema literário. Desenvolve-se este, de maneira esporádica, numa cena dos Acarnenses (407-78) e, de maneira incontingente, nas Mulheres que celebram as Tesmofórias – em especial na cena em que aparece Agatão (Thesm. 97-265) – e na segunda parte das Rãs (738-1 533). Pode-se dizer que a comédia aristofânica elabora um sistema de crítica literária, em que se distinguem dois tipos fundamentais de poesia: a poesia que imita a própria poesia (tékhne), cujo modelo é Eurípides, e a poesia que imita a natureza (phýsis), cujo modelo e Esquilo. Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)1993-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/54610.24277/classica.v5i1.546Classica; Vol. 5 No. 1 (1993): v. 5/6 (1992/1993); 83-95Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 5 n. 1 (1993): v. 5/6 (1992/1993); 83-952176-64360103-431610.24277/classica.v5i1reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)instacron:SBECporhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/546/486Copyright (c) 2018 Marcos Martinho dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marcos Martinho dos2018-06-07T16:32:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/546Revistahttps://revista.classica.org.br/classicaPUBhttps://revista.classica.org.br/classica/oaieditor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br2176-64360103-4316opendoar:2018-06-07T16:32:08Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)false |
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A par do tema sócio-político, figura, na comédia aristofânica, o tema literário. Desenvolve-se este, de maneira esporádica, numa cena dos Acarnenses (407-78) e, de maneira incontingente, nas Mulheres que celebram as Tesmofórias – em especial na cena em que aparece Agatão (Thesm. 97-265) – e na segunda parte das Rãs (738-1 533). Pode-se dizer que a comédia aristofânica elabora um sistema de crítica literária, em que se distinguem dois tipos fundamentais de poesia: a poesia que imita a própria poesia (tékhne), cujo modelo é Eurípides, e a poesia que imita a natureza (phýsis), cujo modelo e Esquilo. |
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