Marcelo Marques sobre a aparência e a contradição na República de Platão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Carolina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
Texto Completo: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/716
Resumo: Este trabalho se propõe a um diálogo com a obra de Marcelo Marques. Trata-se de uma tentativa de reconstrução, a partir de cinco artigos publicados, do que seria o argumento central de um livro sobre aparência e contradição na República de Platão; um livro que nunca veio a público devido à sua morte repentina. Partimos da apresentação do conceito de dialética como análise do aparecer e aplicamo-lo à tripartição da alma, mostrando que ela pode ser entendida como uma classificação de diferentes tipos de desejo. Na sequência, tratamos de explicitar como, segundo Marques, a distinção entre dóxa e epistḗmē, presente no quinto livro da obra, guardaria traços retóricos de exagero. A suposta distinção de seus objetos se reduziria àquela entre manifestações múltiplas e a unidade do ser das coisas. Finalmente, analisamos a tese de que uma teoria da valoração, introduzida no símile entre sol e bem, impede o colapso da distinção ontológica entre ser e aparecer. Um exame crítico dessa interpretação de Marques tem lugar ao longo da exposição, assim como um elogio a esse intérprete audacioso, que não poupou esforços para questionar o que se supôs como doutrina platônica.
id SBEC_fa8d302d6a7defa56fe1c2d0f9b2d0d4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/716
network_acronym_str SBEC
network_name_str Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
repository_id_str
spelling Marcelo Marques sobre a aparência e a contradição na República de PlatãoMarcelo MarquesPlatãoRepúblicaaparênciacontradição.Este trabalho se propõe a um diálogo com a obra de Marcelo Marques. Trata-se de uma tentativa de reconstrução, a partir de cinco artigos publicados, do que seria o argumento central de um livro sobre aparência e contradição na República de Platão; um livro que nunca veio a público devido à sua morte repentina. Partimos da apresentação do conceito de dialética como análise do aparecer e aplicamo-lo à tripartição da alma, mostrando que ela pode ser entendida como uma classificação de diferentes tipos de desejo. Na sequência, tratamos de explicitar como, segundo Marques, a distinção entre dóxa e epistḗmē, presente no quinto livro da obra, guardaria traços retóricos de exagero. A suposta distinção de seus objetos se reduziria àquela entre manifestações múltiplas e a unidade do ser das coisas. Finalmente, analisamos a tese de que uma teoria da valoração, introduzida no símile entre sol e bem, impede o colapso da distinção ontológica entre ser e aparecer. Um exame crítico dessa interpretação de Marques tem lugar ao longo da exposição, assim como um elogio a esse intérprete audacioso, que não poupou esforços para questionar o que se supôs como doutrina platônica.Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/71610.24277/classica.v31i1.716Classica; Vol. 31 No. 1 (2018); 179-197Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 31 n. 1 (2018); 179-1972176-64360103-431610.24277/classica.v31i1reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)instacron:SBECporhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/716/657Copyright (c) 2018 Carolina Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Carolina2019-03-03T06:00:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/716Revistahttps://revista.classica.org.br/classicaPUBhttps://revista.classica.org.br/classica/oaieditor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br2176-64360103-4316opendoar:2019-03-03T06:00:53Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcelo Marques sobre a aparência e a contradição na República de Platão
title Marcelo Marques sobre a aparência e a contradição na República de Platão
spellingShingle Marcelo Marques sobre a aparência e a contradição na República de Platão
Araújo, Carolina
Marcelo Marques
Platão
República
aparência
contradição.
title_short Marcelo Marques sobre a aparência e a contradição na República de Platão
title_full Marcelo Marques sobre a aparência e a contradição na República de Platão
title_fullStr Marcelo Marques sobre a aparência e a contradição na República de Platão
title_full_unstemmed Marcelo Marques sobre a aparência e a contradição na República de Platão
title_sort Marcelo Marques sobre a aparência e a contradição na República de Platão
author Araújo, Carolina
author_facet Araújo, Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Marcelo Marques
Platão
República
aparência
contradição.
topic Marcelo Marques
Platão
República
aparência
contradição.
description Este trabalho se propõe a um diálogo com a obra de Marcelo Marques. Trata-se de uma tentativa de reconstrução, a partir de cinco artigos publicados, do que seria o argumento central de um livro sobre aparência e contradição na República de Platão; um livro que nunca veio a público devido à sua morte repentina. Partimos da apresentação do conceito de dialética como análise do aparecer e aplicamo-lo à tripartição da alma, mostrando que ela pode ser entendida como uma classificação de diferentes tipos de desejo. Na sequência, tratamos de explicitar como, segundo Marques, a distinção entre dóxa e epistḗmē, presente no quinto livro da obra, guardaria traços retóricos de exagero. A suposta distinção de seus objetos se reduziria àquela entre manifestações múltiplas e a unidade do ser das coisas. Finalmente, analisamos a tese de que uma teoria da valoração, introduzida no símile entre sol e bem, impede o colapso da distinção ontológica entre ser e aparecer. Um exame crítico dessa interpretação de Marques tem lugar ao longo da exposição, assim como um elogio a esse intérprete audacioso, que não poupou esforços para questionar o que se supôs como doutrina platônica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.classica.org.br/classica/article/view/716
10.24277/classica.v31i1.716
url https://revista.classica.org.br/classica/article/view/716
identifier_str_mv 10.24277/classica.v31i1.716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.classica.org.br/classica/article/view/716/657
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Carolina Araújo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Carolina Araújo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
dc.source.none.fl_str_mv Classica; Vol. 31 No. 1 (2018); 179-197
Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 31 n. 1 (2018); 179-197
2176-6436
0103-4316
10.24277/classica.v31i1
reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
instacron:SBEC
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
instacron_str SBEC
institution SBEC
reponame_str Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
collection Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
repository.name.fl_str_mv Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
repository.mail.fl_str_mv editor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br
_version_ 1797239839249137664