Meralgia parestésica secundária a laparoscopia cirúrgica para miomectomia. Relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couceiro,Léa Menezes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Branco,Luíza Helena Castelo, Couceiro,Tania Cursino de Menezes, Couceiro Filho,Roberto de Oliveira
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dor
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132012000100017
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Meralgia parestésica é uma síndrome disestésica e/ou de anestesia na distribuição do nervo cutâneo femoral lateral. É uma mononeuropatia compressiva ou traumática, caracterizada por dor em queimação e/ou desconforto na face anterolateral da coxa, sem alterações motoras ou de força muscular, com reflexos preservados. Tem sido descrita após diversos procedimentos cirúrgicos, inclusive laparoscópicos. O objetivo deste estudo foi relatar um caso de meralgia parestésica após laparoscopia ginecológica e seu tratamento, assim como rever a literatura relacionada. RELATO DO CASO: Paciente do sexo feminino, 52 anos, submetida à miomectomia laparoscópica, apresentou no pós-operatório imediato, anestesia em face anterolateral da coxa esquerda. Após sete dias, relatava dor paroxística, disestésica e dor ao toque na mesma topografia. Foi medicada com analgésicos e anti-inflamatórios, sem melhora. Após avaliação no ambulatório de dor, foi realizado diagnóstico clínico e eletroneuromiográfico de meralgia parestésica e iniciado tratamento com gabapentina. Houve melhora substancial da sintomatologia, de forma que, após 90 dias, a paciente apresentava apenas dor paroxística ocasional. CONCLUSÃO: A meralgia parestésica é uma complicação possível da miomectomia laparoscópica, cujo diagnóstico raramente é considerado. O tratamento conservador com anticonvulsivantes bloqueadores do canal de cálcio α2-δ foi efetivo para essa paciente.
id SBED-1_47fb3354bea40895b5eb80f59613aac3
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-00132012000100017
network_acronym_str SBED-1
network_name_str Revista Dor
repository_id_str
spelling Meralgia parestésica secundária a laparoscopia cirúrgica para miomectomia. Relato de casoAnticonvulsivanteDor pós-operatóriaNeuropatiaJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Meralgia parestésica é uma síndrome disestésica e/ou de anestesia na distribuição do nervo cutâneo femoral lateral. É uma mononeuropatia compressiva ou traumática, caracterizada por dor em queimação e/ou desconforto na face anterolateral da coxa, sem alterações motoras ou de força muscular, com reflexos preservados. Tem sido descrita após diversos procedimentos cirúrgicos, inclusive laparoscópicos. O objetivo deste estudo foi relatar um caso de meralgia parestésica após laparoscopia ginecológica e seu tratamento, assim como rever a literatura relacionada. RELATO DO CASO: Paciente do sexo feminino, 52 anos, submetida à miomectomia laparoscópica, apresentou no pós-operatório imediato, anestesia em face anterolateral da coxa esquerda. Após sete dias, relatava dor paroxística, disestésica e dor ao toque na mesma topografia. Foi medicada com analgésicos e anti-inflamatórios, sem melhora. Após avaliação no ambulatório de dor, foi realizado diagnóstico clínico e eletroneuromiográfico de meralgia parestésica e iniciado tratamento com gabapentina. Houve melhora substancial da sintomatologia, de forma que, após 90 dias, a paciente apresentava apenas dor paroxística ocasional. CONCLUSÃO: A meralgia parestésica é uma complicação possível da miomectomia laparoscópica, cujo diagnóstico raramente é considerado. O tratamento conservador com anticonvulsivantes bloqueadores do canal de cálcio α2-δ foi efetivo para essa paciente.Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor2012-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132012000100017Revista Dor v.13 n.1 2012reponame:Revista Dorinstname:Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)instacron:SBED10.1590/S1806-00132012000100017info:eu-repo/semantics/openAccessCouceiro,Léa MenezesBranco,Luíza Helena CasteloCouceiro,Tania Cursino de MenezesCouceiro Filho,Roberto de Oliveirapor2012-03-29T00:00:00Zoai:scielo:S1806-00132012000100017Revistahttps://www.scielo.br/j/rdor/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpdor@dor.org.br||dor@dor.org.br2317-63931806-0013opendoar:2012-03-29T00:00Revista Dor - Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)false
dc.title.none.fl_str_mv Meralgia parestésica secundária a laparoscopia cirúrgica para miomectomia. Relato de caso
title Meralgia parestésica secundária a laparoscopia cirúrgica para miomectomia. Relato de caso
spellingShingle Meralgia parestésica secundária a laparoscopia cirúrgica para miomectomia. Relato de caso
Couceiro,Léa Menezes
Anticonvulsivante
Dor pós-operatória
Neuropatia
title_short Meralgia parestésica secundária a laparoscopia cirúrgica para miomectomia. Relato de caso
title_full Meralgia parestésica secundária a laparoscopia cirúrgica para miomectomia. Relato de caso
title_fullStr Meralgia parestésica secundária a laparoscopia cirúrgica para miomectomia. Relato de caso
title_full_unstemmed Meralgia parestésica secundária a laparoscopia cirúrgica para miomectomia. Relato de caso
title_sort Meralgia parestésica secundária a laparoscopia cirúrgica para miomectomia. Relato de caso
author Couceiro,Léa Menezes
author_facet Couceiro,Léa Menezes
Branco,Luíza Helena Castelo
Couceiro,Tania Cursino de Menezes
Couceiro Filho,Roberto de Oliveira
author_role author
author2 Branco,Luíza Helena Castelo
Couceiro,Tania Cursino de Menezes
Couceiro Filho,Roberto de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couceiro,Léa Menezes
Branco,Luíza Helena Castelo
Couceiro,Tania Cursino de Menezes
Couceiro Filho,Roberto de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Anticonvulsivante
Dor pós-operatória
Neuropatia
topic Anticonvulsivante
Dor pós-operatória
Neuropatia
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Meralgia parestésica é uma síndrome disestésica e/ou de anestesia na distribuição do nervo cutâneo femoral lateral. É uma mononeuropatia compressiva ou traumática, caracterizada por dor em queimação e/ou desconforto na face anterolateral da coxa, sem alterações motoras ou de força muscular, com reflexos preservados. Tem sido descrita após diversos procedimentos cirúrgicos, inclusive laparoscópicos. O objetivo deste estudo foi relatar um caso de meralgia parestésica após laparoscopia ginecológica e seu tratamento, assim como rever a literatura relacionada. RELATO DO CASO: Paciente do sexo feminino, 52 anos, submetida à miomectomia laparoscópica, apresentou no pós-operatório imediato, anestesia em face anterolateral da coxa esquerda. Após sete dias, relatava dor paroxística, disestésica e dor ao toque na mesma topografia. Foi medicada com analgésicos e anti-inflamatórios, sem melhora. Após avaliação no ambulatório de dor, foi realizado diagnóstico clínico e eletroneuromiográfico de meralgia parestésica e iniciado tratamento com gabapentina. Houve melhora substancial da sintomatologia, de forma que, após 90 dias, a paciente apresentava apenas dor paroxística ocasional. CONCLUSÃO: A meralgia parestésica é uma complicação possível da miomectomia laparoscópica, cujo diagnóstico raramente é considerado. O tratamento conservador com anticonvulsivantes bloqueadores do canal de cálcio α2-δ foi efetivo para essa paciente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132012000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132012000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-00132012000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dor v.13 n.1 2012
reponame:Revista Dor
instname:Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)
instacron:SBED
instname_str Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)
instacron_str SBED
institution SBED
reponame_str Revista Dor
collection Revista Dor
repository.name.fl_str_mv Revista Dor - Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)
repository.mail.fl_str_mv dor@dor.org.br||dor@dor.org.br
_version_ 1752126254098677760