Nefropatia diabética e doença cardíaca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gross,Jorge Luiz
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silveiro,Sandra Pinho, Canani,Luís Henrique, Friedman,Rogério, Leitão,Cristiane Bauermann, Azevedo,Mirela Jobim de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000200013
Resumo: Pacientes em diferentes estágios de nefropatia diabética (ND) apresentam freqüentemente comprometimento cardíaco expresso por isquemia miocárdica e/ou cardiomiopatia diabética. Estas alterações já estão presentes em estágios iniciais da ND e provavelmente mesmo antes de a excreção urinária de albumina (EUA) atingir níveis tradicionalmente diagnósticos de microalbuminúria. As alterações cardíacas são responsáveis por uma proporção significativa de mortes nos pacientes com ND e podem ser reduzidas através de intervenção nos múltiplos fatores de risco cardiovascular encontrados nesses pacientes. A avaliação de doença cardíaca deve idealmente ser realizada em todos os pacientes com qualquer grau de ND através de métodos específicos para detectar isquemia e disfunção miocárdica, além do emprego rotineiro da monitorização ambulatorial da pressão arterial em 24 h. Em pacientes com aterosclerose avançada também devem ser avaliadas outras artérias (carótidas, aorta, renais). O tratamento rigoroso da hipertensão arterial, o uso de fármacos cardioprotetores, o tratamento da dislipidemia e da anemia, assim como o emprego de medicamentos anti-plaquetários, poderão reduzir a elevada mortalidade cardiovascular na ND.
id SBEM-2_17ed808409733d1fc9b17c347cea5234
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27302007000200013
network_acronym_str SBEM-2
network_name_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository_id_str
spelling Nefropatia diabética e doença cardíacaNefropatia diabéticaDoença cardiovascularCardiopatia isquêmicaFatores de riscoTratamentoPacientes em diferentes estágios de nefropatia diabética (ND) apresentam freqüentemente comprometimento cardíaco expresso por isquemia miocárdica e/ou cardiomiopatia diabética. Estas alterações já estão presentes em estágios iniciais da ND e provavelmente mesmo antes de a excreção urinária de albumina (EUA) atingir níveis tradicionalmente diagnósticos de microalbuminúria. As alterações cardíacas são responsáveis por uma proporção significativa de mortes nos pacientes com ND e podem ser reduzidas através de intervenção nos múltiplos fatores de risco cardiovascular encontrados nesses pacientes. A avaliação de doença cardíaca deve idealmente ser realizada em todos os pacientes com qualquer grau de ND através de métodos específicos para detectar isquemia e disfunção miocárdica, além do emprego rotineiro da monitorização ambulatorial da pressão arterial em 24 h. Em pacientes com aterosclerose avançada também devem ser avaliadas outras artérias (carótidas, aorta, renais). O tratamento rigoroso da hipertensão arterial, o uso de fármacos cardioprotetores, o tratamento da dislipidemia e da anemia, assim como o emprego de medicamentos anti-plaquetários, poderão reduzir a elevada mortalidade cardiovascular na ND.Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia2007-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000200013Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.51 n.2 2007reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)instacron:SBEM10.1590/S0004-27302007000200013info:eu-repo/semantics/openAccessGross,Jorge LuizSilveiro,Sandra PinhoCanani,Luís HenriqueFriedman,RogérioLeitão,Cristiane BauermannAzevedo,Mirela Jobim depor2007-05-02T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27302007000200013Revistahttps://www.aem-sbem.com/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abem-editoria@endocrino.org.br1677-94870004-2730opendoar:2007-05-02T00:00Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Nefropatia diabética e doença cardíaca
title Nefropatia diabética e doença cardíaca
spellingShingle Nefropatia diabética e doença cardíaca
Gross,Jorge Luiz
Nefropatia diabética
Doença cardiovascular
Cardiopatia isquêmica
Fatores de risco
Tratamento
title_short Nefropatia diabética e doença cardíaca
title_full Nefropatia diabética e doença cardíaca
title_fullStr Nefropatia diabética e doença cardíaca
title_full_unstemmed Nefropatia diabética e doença cardíaca
title_sort Nefropatia diabética e doença cardíaca
author Gross,Jorge Luiz
author_facet Gross,Jorge Luiz
Silveiro,Sandra Pinho
Canani,Luís Henrique
Friedman,Rogério
Leitão,Cristiane Bauermann
Azevedo,Mirela Jobim de
author_role author
author2 Silveiro,Sandra Pinho
Canani,Luís Henrique
Friedman,Rogério
Leitão,Cristiane Bauermann
Azevedo,Mirela Jobim de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gross,Jorge Luiz
Silveiro,Sandra Pinho
Canani,Luís Henrique
Friedman,Rogério
Leitão,Cristiane Bauermann
Azevedo,Mirela Jobim de
dc.subject.por.fl_str_mv Nefropatia diabética
Doença cardiovascular
Cardiopatia isquêmica
Fatores de risco
Tratamento
topic Nefropatia diabética
Doença cardiovascular
Cardiopatia isquêmica
Fatores de risco
Tratamento
description Pacientes em diferentes estágios de nefropatia diabética (ND) apresentam freqüentemente comprometimento cardíaco expresso por isquemia miocárdica e/ou cardiomiopatia diabética. Estas alterações já estão presentes em estágios iniciais da ND e provavelmente mesmo antes de a excreção urinária de albumina (EUA) atingir níveis tradicionalmente diagnósticos de microalbuminúria. As alterações cardíacas são responsáveis por uma proporção significativa de mortes nos pacientes com ND e podem ser reduzidas através de intervenção nos múltiplos fatores de risco cardiovascular encontrados nesses pacientes. A avaliação de doença cardíaca deve idealmente ser realizada em todos os pacientes com qualquer grau de ND através de métodos específicos para detectar isquemia e disfunção miocárdica, além do emprego rotineiro da monitorização ambulatorial da pressão arterial em 24 h. Em pacientes com aterosclerose avançada também devem ser avaliadas outras artérias (carótidas, aorta, renais). O tratamento rigoroso da hipertensão arterial, o uso de fármacos cardioprotetores, o tratamento da dislipidemia e da anemia, assim como o emprego de medicamentos anti-plaquetários, poderão reduzir a elevada mortalidade cardiovascular na ND.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27302007000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.51 n.2 2007
reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
collection Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
repository.mail.fl_str_mv ||abem-editoria@endocrino.org.br
_version_ 1754734808795185152