Genitoplastia feminizante e hiperplasia congênita das adrenais: análise dos resultados anatômicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda,Márcio Lopes
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Oliveira Filho,Antônio G. de, Lemos-Marini,Sofia H.V. de, Bustorff-Silva,Joaquim M., Guerra-Júnior,Gil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302005000100018
Resumo: OBJETIVO: Avaliar os resultados anatômicos e cosméticos das genitoplastias feminizantes realizadas em meninas com genitália ambígua devido à Hiperplasia Congênita das Adrenais (HCA). CASUÍSTICA E MÉTODOS: Vinte e sete meninas com HCA e ambigüidade genital (Prader III-V) foram submetidas a genitoplastia feminizante em um estágio e acompanhadas por período médio de quatro anos. Em doze meninas, dois retalhos labioescrotais em ilha foram associados à genitoplastia convencional para adequar os grandes lábios e ampliar o intróito vaginal. Episódios de infecção urinária foram observados em dezesseis meninas no pré-operatório e em apenas sete no pós-operatório. Os resultados cosméticos foram avaliados por meio de sistematização da avaliação anatômica das diferentes estruturas RESULTADOS: Os da clitoroplastia foram considerados bons em 62,9% dos casos; houve atrofia clitoriana em quatro meninas. Excesso de grandes lábios ocorreu em 25%, e persistência do seio-urogenital em 11% (três meninas nas quais não havia sido associado retalho labioescrotal). O retalho labioescrotal em ilha foi considerado de simples confecção e reprodução. Cinco meninas precisaram ser re-operadas. De um modo geral, os resultados cosméticos foram considerados ótimos ou bons em 63% dos casos, satisfatórios em 18,5% e insatisfatórios ou ruins em 18,5%. CONCLUSÕES: Os resultados anatômicos e cosméticos foram classificados como bons na maioria dos casos, porém alguns aspectos técnicos devem ser ajustados com a intenção de evitar complicações irreversíveis e re-operações.
id SBEM-2_9ee5c3a83865a101faf2f64e97cd347d
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27302005000100018
network_acronym_str SBEM-2
network_name_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository_id_str
spelling Genitoplastia feminizante e hiperplasia congênita das adrenais: análise dos resultados anatômicosGenitoplastiaHiperplasia congênita das adrenaisIntersexoSeio urogenitalOBJETIVO: Avaliar os resultados anatômicos e cosméticos das genitoplastias feminizantes realizadas em meninas com genitália ambígua devido à Hiperplasia Congênita das Adrenais (HCA). CASUÍSTICA E MÉTODOS: Vinte e sete meninas com HCA e ambigüidade genital (Prader III-V) foram submetidas a genitoplastia feminizante em um estágio e acompanhadas por período médio de quatro anos. Em doze meninas, dois retalhos labioescrotais em ilha foram associados à genitoplastia convencional para adequar os grandes lábios e ampliar o intróito vaginal. Episódios de infecção urinária foram observados em dezesseis meninas no pré-operatório e em apenas sete no pós-operatório. Os resultados cosméticos foram avaliados por meio de sistematização da avaliação anatômica das diferentes estruturas RESULTADOS: Os da clitoroplastia foram considerados bons em 62,9% dos casos; houve atrofia clitoriana em quatro meninas. Excesso de grandes lábios ocorreu em 25%, e persistência do seio-urogenital em 11% (três meninas nas quais não havia sido associado retalho labioescrotal). O retalho labioescrotal em ilha foi considerado de simples confecção e reprodução. Cinco meninas precisaram ser re-operadas. De um modo geral, os resultados cosméticos foram considerados ótimos ou bons em 63% dos casos, satisfatórios em 18,5% e insatisfatórios ou ruins em 18,5%. CONCLUSÕES: Os resultados anatômicos e cosméticos foram classificados como bons na maioria dos casos, porém alguns aspectos técnicos devem ser ajustados com a intenção de evitar complicações irreversíveis e re-operações.Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia2005-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302005000100018Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.49 n.1 2005reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)instacron:SBEM10.1590/S0004-27302005000100018info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Márcio LopesOliveira Filho,Antônio G. deLemos-Marini,Sofia H.V. deBustorff-Silva,Joaquim M.Guerra-Júnior,Gilpor2005-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27302005000100018Revistahttps://www.aem-sbem.com/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abem-editoria@endocrino.org.br1677-94870004-2730opendoar:2005-05-09T00:00Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Genitoplastia feminizante e hiperplasia congênita das adrenais: análise dos resultados anatômicos
title Genitoplastia feminizante e hiperplasia congênita das adrenais: análise dos resultados anatômicos
spellingShingle Genitoplastia feminizante e hiperplasia congênita das adrenais: análise dos resultados anatômicos
Miranda,Márcio Lopes
Genitoplastia
Hiperplasia congênita das adrenais
Intersexo
Seio urogenital
title_short Genitoplastia feminizante e hiperplasia congênita das adrenais: análise dos resultados anatômicos
title_full Genitoplastia feminizante e hiperplasia congênita das adrenais: análise dos resultados anatômicos
title_fullStr Genitoplastia feminizante e hiperplasia congênita das adrenais: análise dos resultados anatômicos
title_full_unstemmed Genitoplastia feminizante e hiperplasia congênita das adrenais: análise dos resultados anatômicos
title_sort Genitoplastia feminizante e hiperplasia congênita das adrenais: análise dos resultados anatômicos
author Miranda,Márcio Lopes
author_facet Miranda,Márcio Lopes
Oliveira Filho,Antônio G. de
Lemos-Marini,Sofia H.V. de
Bustorff-Silva,Joaquim M.
Guerra-Júnior,Gil
author_role author
author2 Oliveira Filho,Antônio G. de
Lemos-Marini,Sofia H.V. de
Bustorff-Silva,Joaquim M.
Guerra-Júnior,Gil
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda,Márcio Lopes
Oliveira Filho,Antônio G. de
Lemos-Marini,Sofia H.V. de
Bustorff-Silva,Joaquim M.
Guerra-Júnior,Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Genitoplastia
Hiperplasia congênita das adrenais
Intersexo
Seio urogenital
topic Genitoplastia
Hiperplasia congênita das adrenais
Intersexo
Seio urogenital
description OBJETIVO: Avaliar os resultados anatômicos e cosméticos das genitoplastias feminizantes realizadas em meninas com genitália ambígua devido à Hiperplasia Congênita das Adrenais (HCA). CASUÍSTICA E MÉTODOS: Vinte e sete meninas com HCA e ambigüidade genital (Prader III-V) foram submetidas a genitoplastia feminizante em um estágio e acompanhadas por período médio de quatro anos. Em doze meninas, dois retalhos labioescrotais em ilha foram associados à genitoplastia convencional para adequar os grandes lábios e ampliar o intróito vaginal. Episódios de infecção urinária foram observados em dezesseis meninas no pré-operatório e em apenas sete no pós-operatório. Os resultados cosméticos foram avaliados por meio de sistematização da avaliação anatômica das diferentes estruturas RESULTADOS: Os da clitoroplastia foram considerados bons em 62,9% dos casos; houve atrofia clitoriana em quatro meninas. Excesso de grandes lábios ocorreu em 25%, e persistência do seio-urogenital em 11% (três meninas nas quais não havia sido associado retalho labioescrotal). O retalho labioescrotal em ilha foi considerado de simples confecção e reprodução. Cinco meninas precisaram ser re-operadas. De um modo geral, os resultados cosméticos foram considerados ótimos ou bons em 63% dos casos, satisfatórios em 18,5% e insatisfatórios ou ruins em 18,5%. CONCLUSÕES: Os resultados anatômicos e cosméticos foram classificados como bons na maioria dos casos, porém alguns aspectos técnicos devem ser ajustados com a intenção de evitar complicações irreversíveis e re-operações.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302005000100018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302005000100018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27302005000100018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.49 n.1 2005
reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
collection Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
repository.mail.fl_str_mv ||abem-editoria@endocrino.org.br
_version_ 1754734807663771648