Impacto do diabetes mellitus na mortalidade em síndromes coronarianas agudas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga,Juarez R. de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Santos,Ítalo S.O., Flato,Uri P., Guimarães,Hélio P., Avezum,Álvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000200016
Resumo: O diabetes mellitus (DM) é uma das grandes causas de morte no mundo, principalmente em decorrência das doenças cardiovasculares. Atualmente, sabe-se que não somente o DM, como também os demais estados hiperglicêmicos, determinam um risco aumentado de doença arterial coronariana. No contexto das síndromes coronarianas agudas (SCA), o DM determina um pior prognóstico, tanto a curto quanto a longo prazo. Sendo o risco absoluto de mortalidade maior em diabéticos, as intervenções nessa população trazem maior impacto quanto aos benefícios. Estudos têm comprovado um maior benefício em diabéticos contra não-diabéticos na adoção de medidas como controle rigoroso da hiperglicemia intra-hospitalar, terapia de reperfusão (seja por trombólise, seja por intervenção percutânea), uso de inibidores da glicoproteína IIb/IIIa e de inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA). Apesar dos benefícios da adoção de intervenções baseadas em evidências no tratamento das SCA em diabéticos, chama atenção a sub-utilização dessas medidas. Tendo em vista o aumento da prevalência do diabetes mellitus previsto para os próximos anos e levando-se em conta que as síndromes coronarianas agudas serão a principal causa de mortalidade nessa população, torna-se cada vez mais necessário que cardiologistas e endocrinologistas passem a interagir, de maneira a modificar o panorama previsto.
id SBEM-2_ad3a8d02469c5f494bfa4f373ad1d288
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27302007000200016
network_acronym_str SBEM-2
network_name_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository_id_str
spelling Impacto do diabetes mellitus na mortalidade em síndromes coronarianas agudasDoenças cardiovascularesDiabetes mellitusMortalidadeMedicina baseada em evidênciasO diabetes mellitus (DM) é uma das grandes causas de morte no mundo, principalmente em decorrência das doenças cardiovasculares. Atualmente, sabe-se que não somente o DM, como também os demais estados hiperglicêmicos, determinam um risco aumentado de doença arterial coronariana. No contexto das síndromes coronarianas agudas (SCA), o DM determina um pior prognóstico, tanto a curto quanto a longo prazo. Sendo o risco absoluto de mortalidade maior em diabéticos, as intervenções nessa população trazem maior impacto quanto aos benefícios. Estudos têm comprovado um maior benefício em diabéticos contra não-diabéticos na adoção de medidas como controle rigoroso da hiperglicemia intra-hospitalar, terapia de reperfusão (seja por trombólise, seja por intervenção percutânea), uso de inibidores da glicoproteína IIb/IIIa e de inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA). Apesar dos benefícios da adoção de intervenções baseadas em evidências no tratamento das SCA em diabéticos, chama atenção a sub-utilização dessas medidas. Tendo em vista o aumento da prevalência do diabetes mellitus previsto para os próximos anos e levando-se em conta que as síndromes coronarianas agudas serão a principal causa de mortalidade nessa população, torna-se cada vez mais necessário que cardiologistas e endocrinologistas passem a interagir, de maneira a modificar o panorama previsto.Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia2007-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000200016Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.51 n.2 2007reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)instacron:SBEM10.1590/S0004-27302007000200016info:eu-repo/semantics/openAccessBraga,Juarez R. deSantos,Ítalo S.O.Flato,Uri P.Guimarães,Hélio P.Avezum,Álvaropor2007-05-02T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27302007000200016Revistahttps://www.aem-sbem.com/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abem-editoria@endocrino.org.br1677-94870004-2730opendoar:2007-05-02T00:00Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do diabetes mellitus na mortalidade em síndromes coronarianas agudas
title Impacto do diabetes mellitus na mortalidade em síndromes coronarianas agudas
spellingShingle Impacto do diabetes mellitus na mortalidade em síndromes coronarianas agudas
Braga,Juarez R. de
Doenças cardiovasculares
Diabetes mellitus
Mortalidade
Medicina baseada em evidências
title_short Impacto do diabetes mellitus na mortalidade em síndromes coronarianas agudas
title_full Impacto do diabetes mellitus na mortalidade em síndromes coronarianas agudas
title_fullStr Impacto do diabetes mellitus na mortalidade em síndromes coronarianas agudas
title_full_unstemmed Impacto do diabetes mellitus na mortalidade em síndromes coronarianas agudas
title_sort Impacto do diabetes mellitus na mortalidade em síndromes coronarianas agudas
author Braga,Juarez R. de
author_facet Braga,Juarez R. de
Santos,Ítalo S.O.
Flato,Uri P.
Guimarães,Hélio P.
Avezum,Álvaro
author_role author
author2 Santos,Ítalo S.O.
Flato,Uri P.
Guimarães,Hélio P.
Avezum,Álvaro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga,Juarez R. de
Santos,Ítalo S.O.
Flato,Uri P.
Guimarães,Hélio P.
Avezum,Álvaro
dc.subject.por.fl_str_mv Doenças cardiovasculares
Diabetes mellitus
Mortalidade
Medicina baseada em evidências
topic Doenças cardiovasculares
Diabetes mellitus
Mortalidade
Medicina baseada em evidências
description O diabetes mellitus (DM) é uma das grandes causas de morte no mundo, principalmente em decorrência das doenças cardiovasculares. Atualmente, sabe-se que não somente o DM, como também os demais estados hiperglicêmicos, determinam um risco aumentado de doença arterial coronariana. No contexto das síndromes coronarianas agudas (SCA), o DM determina um pior prognóstico, tanto a curto quanto a longo prazo. Sendo o risco absoluto de mortalidade maior em diabéticos, as intervenções nessa população trazem maior impacto quanto aos benefícios. Estudos têm comprovado um maior benefício em diabéticos contra não-diabéticos na adoção de medidas como controle rigoroso da hiperglicemia intra-hospitalar, terapia de reperfusão (seja por trombólise, seja por intervenção percutânea), uso de inibidores da glicoproteína IIb/IIIa e de inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA). Apesar dos benefícios da adoção de intervenções baseadas em evidências no tratamento das SCA em diabéticos, chama atenção a sub-utilização dessas medidas. Tendo em vista o aumento da prevalência do diabetes mellitus previsto para os próximos anos e levando-se em conta que as síndromes coronarianas agudas serão a principal causa de mortalidade nessa população, torna-se cada vez mais necessário que cardiologistas e endocrinologistas passem a interagir, de maneira a modificar o panorama previsto.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000200016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000200016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27302007000200016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.51 n.2 2007
reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
collection Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
repository.mail.fl_str_mv ||abem-editoria@endocrino.org.br
_version_ 1754734808801476608