Prevalência e aspectos clínicos da associação de diabetes melito tipo 1 e doença celíaca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Whitacker,Fátima C. F.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Hessel,Gabriel, Lemos-Marini,Sofia H. V., Paulino,Maria F. V. M., Minicucci,Walter J., Guerra-Júnior,Gil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302008000400009
Resumo: OBJETIVOS: Verificar a prevalência da associação entre diabetes melito tipo 1 (DM1) e doença celíaca (DC) e a presença de sintomas da DC, a ocorrência de outras doenças auto-imunes entre os pacientes e seus parentes de primeiro grau e as possíveis influências da DC no controle do diabetes. MÉTODOS: Estudo transversal com 195 pacientes com DM1, que responderam ao questionário sobre a presença de sintomas gastrintestinais e a ocorrência de doenças auto-imunes em familiares. Foi dosada a IgA sérica e pesquisado o anticorpo antiendomísio (EMA). Os pacientes com EMA positivo foram submetidos à biópsia intestinal. Aqueles com DC confirmada por biópsia (grupo-casos) foram pareados com os pacientes apenas diabéticos (grupo-controle), de acordo com a idade ao diagnóstico de diabetes, o tempo de duração da doença e o gênero. RESULTADOS: O EMA foi positivo em nove pacientes. Em sete a biópsia confirmou DC (prevalência de 4%). No pareamento de casos (DM1 e DC) e controles (somente DM1), os sintomas gastrintestinais foram significativamente mais freqüentes no grupo casos, não sendo observada diferença com a ocorrência de doenças auto-imunes entre os parentes de primeiro grau e com o controle do diabetes (z peso, z estatura, dose de insulina e HbA1c). CONCLUSÕES: A prevalência de DC neste grupo de pacientes com DM1 foi de 4%. A amostra de pacientes celíacos apresentou predomínio de sintomas gastrintestinais, porém a presença de DC não interferiu no controle do diabetes.
id SBEM-2_d464c750680511e31c4e9419da8bac30
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27302008000400009
network_acronym_str SBEM-2
network_name_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository_id_str
spelling Prevalência e aspectos clínicos da associação de diabetes melito tipo 1 e doença celíacaDoença celíacaDiabetes melito tipo 1PrevalênciaPediatriaDoenças auto-imunesOBJETIVOS: Verificar a prevalência da associação entre diabetes melito tipo 1 (DM1) e doença celíaca (DC) e a presença de sintomas da DC, a ocorrência de outras doenças auto-imunes entre os pacientes e seus parentes de primeiro grau e as possíveis influências da DC no controle do diabetes. MÉTODOS: Estudo transversal com 195 pacientes com DM1, que responderam ao questionário sobre a presença de sintomas gastrintestinais e a ocorrência de doenças auto-imunes em familiares. Foi dosada a IgA sérica e pesquisado o anticorpo antiendomísio (EMA). Os pacientes com EMA positivo foram submetidos à biópsia intestinal. Aqueles com DC confirmada por biópsia (grupo-casos) foram pareados com os pacientes apenas diabéticos (grupo-controle), de acordo com a idade ao diagnóstico de diabetes, o tempo de duração da doença e o gênero. RESULTADOS: O EMA foi positivo em nove pacientes. Em sete a biópsia confirmou DC (prevalência de 4%). No pareamento de casos (DM1 e DC) e controles (somente DM1), os sintomas gastrintestinais foram significativamente mais freqüentes no grupo casos, não sendo observada diferença com a ocorrência de doenças auto-imunes entre os parentes de primeiro grau e com o controle do diabetes (z peso, z estatura, dose de insulina e HbA1c). CONCLUSÕES: A prevalência de DC neste grupo de pacientes com DM1 foi de 4%. A amostra de pacientes celíacos apresentou predomínio de sintomas gastrintestinais, porém a presença de DC não interferiu no controle do diabetes.Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302008000400009Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.52 n.4 2008reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)instacron:SBEM10.1590/S0004-27302008000400009info:eu-repo/semantics/openAccessWhitacker,Fátima C. F.Hessel,GabrielLemos-Marini,Sofia H. V.Paulino,Maria F. V. M.Minicucci,Walter J.Guerra-Júnior,Gilpor2008-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27302008000400009Revistahttps://www.aem-sbem.com/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abem-editoria@endocrino.org.br1677-94870004-2730opendoar:2008-06-24T00:00Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência e aspectos clínicos da associação de diabetes melito tipo 1 e doença celíaca
title Prevalência e aspectos clínicos da associação de diabetes melito tipo 1 e doença celíaca
spellingShingle Prevalência e aspectos clínicos da associação de diabetes melito tipo 1 e doença celíaca
Whitacker,Fátima C. F.
Doença celíaca
Diabetes melito tipo 1
Prevalência
Pediatria
Doenças auto-imunes
title_short Prevalência e aspectos clínicos da associação de diabetes melito tipo 1 e doença celíaca
title_full Prevalência e aspectos clínicos da associação de diabetes melito tipo 1 e doença celíaca
title_fullStr Prevalência e aspectos clínicos da associação de diabetes melito tipo 1 e doença celíaca
title_full_unstemmed Prevalência e aspectos clínicos da associação de diabetes melito tipo 1 e doença celíaca
title_sort Prevalência e aspectos clínicos da associação de diabetes melito tipo 1 e doença celíaca
author Whitacker,Fátima C. F.
author_facet Whitacker,Fátima C. F.
Hessel,Gabriel
Lemos-Marini,Sofia H. V.
Paulino,Maria F. V. M.
Minicucci,Walter J.
Guerra-Júnior,Gil
author_role author
author2 Hessel,Gabriel
Lemos-Marini,Sofia H. V.
Paulino,Maria F. V. M.
Minicucci,Walter J.
Guerra-Júnior,Gil
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Whitacker,Fátima C. F.
Hessel,Gabriel
Lemos-Marini,Sofia H. V.
Paulino,Maria F. V. M.
Minicucci,Walter J.
Guerra-Júnior,Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Doença celíaca
Diabetes melito tipo 1
Prevalência
Pediatria
Doenças auto-imunes
topic Doença celíaca
Diabetes melito tipo 1
Prevalência
Pediatria
Doenças auto-imunes
description OBJETIVOS: Verificar a prevalência da associação entre diabetes melito tipo 1 (DM1) e doença celíaca (DC) e a presença de sintomas da DC, a ocorrência de outras doenças auto-imunes entre os pacientes e seus parentes de primeiro grau e as possíveis influências da DC no controle do diabetes. MÉTODOS: Estudo transversal com 195 pacientes com DM1, que responderam ao questionário sobre a presença de sintomas gastrintestinais e a ocorrência de doenças auto-imunes em familiares. Foi dosada a IgA sérica e pesquisado o anticorpo antiendomísio (EMA). Os pacientes com EMA positivo foram submetidos à biópsia intestinal. Aqueles com DC confirmada por biópsia (grupo-casos) foram pareados com os pacientes apenas diabéticos (grupo-controle), de acordo com a idade ao diagnóstico de diabetes, o tempo de duração da doença e o gênero. RESULTADOS: O EMA foi positivo em nove pacientes. Em sete a biópsia confirmou DC (prevalência de 4%). No pareamento de casos (DM1 e DC) e controles (somente DM1), os sintomas gastrintestinais foram significativamente mais freqüentes no grupo casos, não sendo observada diferença com a ocorrência de doenças auto-imunes entre os parentes de primeiro grau e com o controle do diabetes (z peso, z estatura, dose de insulina e HbA1c). CONCLUSÕES: A prevalência de DC neste grupo de pacientes com DM1 foi de 4%. A amostra de pacientes celíacos apresentou predomínio de sintomas gastrintestinais, porém a presença de DC não interferiu no controle do diabetes.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302008000400009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302008000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27302008000400009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.52 n.4 2008
reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
collection Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
repository.mail.fl_str_mv ||abem-editoria@endocrino.org.br
_version_ 1754734809748340736