O ensino de Polinômios usando material acessível para alunos cegos: potencialidades e limitações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Camila Ehrat
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Panossian, Maria Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/242
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no ano de 2016 e tem por objetivo reconhecer potencialidades e limitações do uso de um material concreto acessível para o ensino de operações com polinômios em uma turma regular com estudantes cegos inseridos. Para introduzir a temática apresentam-se considerações sobre a inclusão na legislação; a linguagem dos deficientes visuais; o papel do professor em relação ao ensino destes estudantes; o uso de materiais manipuláveis e concepções de álgebra e educação algébrica. Metodologicamente, a pesquisa se concretiza com a elaboração de um material acessível aos alunos cegos para o ensino de operações com polinômios. Este material foi utilizado em uma sequência de ensino desenvolvida durante oito aulas com uma turma de oitavo ano de uma escola da rede pública de Curitiba. Como potencialidades observou-se que o uso do material possibilitou a inclusão do estudante com deficiência visual além de motivar e propiciar a aprendizagem sobre a representação e a operação com polinômios para todos os estudantes da turma. Destaca-se como limitações a necessidade de montar o material, o que pode ser feito por professores e estudantes; e o erro conceitual matemático em relação à representação possível de monômios dadas as características do material utilizado.
id SBEM_0ad3049e199bbf9b5e497bea5469d4b2
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/242
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de Polinômios usando material acessível para alunos cegos: potencialidades e limitaçõesMatemáticaDeficientes visuaisálgebraEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no ano de 2016 e tem por objetivo reconhecer potencialidades e limitações do uso de um material concreto acessível para o ensino de operações com polinômios em uma turma regular com estudantes cegos inseridos. Para introduzir a temática apresentam-se considerações sobre a inclusão na legislação; a linguagem dos deficientes visuais; o papel do professor em relação ao ensino destes estudantes; o uso de materiais manipuláveis e concepções de álgebra e educação algébrica. Metodologicamente, a pesquisa se concretiza com a elaboração de um material acessível aos alunos cegos para o ensino de operações com polinômios. Este material foi utilizado em uma sequência de ensino desenvolvida durante oito aulas com uma turma de oitavo ano de uma escola da rede pública de Curitiba. Como potencialidades observou-se que o uso do material possibilitou a inclusão do estudante com deficiência visual além de motivar e propiciar a aprendizagem sobre a representação e a operação com polinômios para todos os estudantes da turma. Destaca-se como limitações a necessidade de montar o material, o que pode ser feito por professores e estudantes; e o erro conceitual matemático em relação à representação possível de monômios dadas as características do material utilizado.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/242Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 409 - 431Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 409 - 431Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 409 - 4312526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/242/252https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Camila EhratPanossian, Maria Lucia2023-07-11T15:32:15Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/242Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T15:32:15Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Polinômios usando material acessível para alunos cegos: potencialidades e limitações
title O ensino de Polinômios usando material acessível para alunos cegos: potencialidades e limitações
spellingShingle O ensino de Polinômios usando material acessível para alunos cegos: potencialidades e limitações
Dias, Camila Ehrat
Matemática
Deficientes visuais
álgebra
title_short O ensino de Polinômios usando material acessível para alunos cegos: potencialidades e limitações
title_full O ensino de Polinômios usando material acessível para alunos cegos: potencialidades e limitações
title_fullStr O ensino de Polinômios usando material acessível para alunos cegos: potencialidades e limitações
title_full_unstemmed O ensino de Polinômios usando material acessível para alunos cegos: potencialidades e limitações
title_sort O ensino de Polinômios usando material acessível para alunos cegos: potencialidades e limitações
author Dias, Camila Ehrat
author_facet Dias, Camila Ehrat
Panossian, Maria Lucia
author_role author
author2 Panossian, Maria Lucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Camila Ehrat
Panossian, Maria Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Deficientes visuais
álgebra
topic Matemática
Deficientes visuais
álgebra
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no ano de 2016 e tem por objetivo reconhecer potencialidades e limitações do uso de um material concreto acessível para o ensino de operações com polinômios em uma turma regular com estudantes cegos inseridos. Para introduzir a temática apresentam-se considerações sobre a inclusão na legislação; a linguagem dos deficientes visuais; o papel do professor em relação ao ensino destes estudantes; o uso de materiais manipuláveis e concepções de álgebra e educação algébrica. Metodologicamente, a pesquisa se concretiza com a elaboração de um material acessível aos alunos cegos para o ensino de operações com polinômios. Este material foi utilizado em uma sequência de ensino desenvolvida durante oito aulas com uma turma de oitavo ano de uma escola da rede pública de Curitiba. Como potencialidades observou-se que o uso do material possibilitou a inclusão do estudante com deficiência visual além de motivar e propiciar a aprendizagem sobre a representação e a operação com polinômios para todos os estudantes da turma. Destaca-se como limitações a necessidade de montar o material, o que pode ser feito por professores e estudantes; e o erro conceitual matemático em relação à representação possível de monômios dadas as características do material utilizado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/242
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/242/252
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 409 - 431
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 409 - 431
Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 409 - 431
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495529259008