História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristiane Coppe de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/263
Resumo: O presente trabalho é fruto de um projeto de pesquisa em andamento, acerca de fontes primárias, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (NUPEm/UFU). De natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar a Revista Lilaváti (1957), dirigida por Malba Tahan na cidade do Rio de Janeiro, e alguns aspectos, presentes na revista, que evidenciam as razões para ensinar história da matemática. Inicialmente, buscaram-se dados em trabalhos científicos que procuram estabelecer relações entre história e Educação Matemática. Outra etapa envolveu a aproximação – por meio de sua estrutura, de seus colaboradores e de temas de História da Matemática ali apresentados por Malba Tahan e por outros autores – com os elementos que desencadearam a criação e a constituição de Lilaváti. A partir do levantamento desses temas, reuniram-se algumas razões para ensinar história da Matemática, tomando como referencial Struik. Constatou-se que a maioria dos tópicos apresentados na Revista Lilaváti possui um enfoque em curiosidades apresenta particularidades da matemática e envolve mais de uma razão. Acredita-se que pesquisas em fontes primárias, especificamente revistas destinadas a alunos e professores, podem contribuir para pensar a história da Matemática como um recurso didático para auxiliar na compreensão de ideias matemáticas e em outras dimensões que envolvem o contexto da Educação Matemática brasileira.
id SBEM_18954b156577e9303eacc81744fbf9a7
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/263
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba TahanMalba TahanRevista LilavátiHistória da MatemáticaO presente trabalho é fruto de um projeto de pesquisa em andamento, acerca de fontes primárias, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (NUPEm/UFU). De natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar a Revista Lilaváti (1957), dirigida por Malba Tahan na cidade do Rio de Janeiro, e alguns aspectos, presentes na revista, que evidenciam as razões para ensinar história da matemática. Inicialmente, buscaram-se dados em trabalhos científicos que procuram estabelecer relações entre história e Educação Matemática. Outra etapa envolveu a aproximação – por meio de sua estrutura, de seus colaboradores e de temas de História da Matemática ali apresentados por Malba Tahan e por outros autores – com os elementos que desencadearam a criação e a constituição de Lilaváti. A partir do levantamento desses temas, reuniram-se algumas razões para ensinar história da Matemática, tomando como referencial Struik. Constatou-se que a maioria dos tópicos apresentados na Revista Lilaváti possui um enfoque em curiosidades apresenta particularidades da matemática e envolve mais de uma razão. Acredita-se que pesquisas em fontes primárias, especificamente revistas destinadas a alunos e professores, podem contribuir para pensar a história da Matemática como um recurso didático para auxiliar na compreensão de ideias matemáticas e em outras dimensões que envolvem o contexto da Educação Matemática brasileira.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/263Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 265 - 276Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 265 - 276Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 265 - 2762526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/263/272https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cristiane Coppe de2023-07-11T16:12:38Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/263Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T16:12:38Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan
title História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan
spellingShingle História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan
Oliveira, Cristiane Coppe de
Malba Tahan
Revista Lilaváti
História da Matemática
title_short História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan
title_full História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan
title_fullStr História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan
title_full_unstemmed História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan
title_sort História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan
author Oliveira, Cristiane Coppe de
author_facet Oliveira, Cristiane Coppe de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cristiane Coppe de
dc.subject.por.fl_str_mv Malba Tahan
Revista Lilaváti
História da Matemática
topic Malba Tahan
Revista Lilaváti
História da Matemática
description O presente trabalho é fruto de um projeto de pesquisa em andamento, acerca de fontes primárias, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (NUPEm/UFU). De natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar a Revista Lilaváti (1957), dirigida por Malba Tahan na cidade do Rio de Janeiro, e alguns aspectos, presentes na revista, que evidenciam as razões para ensinar história da matemática. Inicialmente, buscaram-se dados em trabalhos científicos que procuram estabelecer relações entre história e Educação Matemática. Outra etapa envolveu a aproximação – por meio de sua estrutura, de seus colaboradores e de temas de História da Matemática ali apresentados por Malba Tahan e por outros autores – com os elementos que desencadearam a criação e a constituição de Lilaváti. A partir do levantamento desses temas, reuniram-se algumas razões para ensinar história da Matemática, tomando como referencial Struik. Constatou-se que a maioria dos tópicos apresentados na Revista Lilaváti possui um enfoque em curiosidades apresenta particularidades da matemática e envolve mais de uma razão. Acredita-se que pesquisas em fontes primárias, especificamente revistas destinadas a alunos e professores, podem contribuir para pensar a história da Matemática como um recurso didático para auxiliar na compreensão de ideias matemáticas e em outras dimensões que envolvem o contexto da Educação Matemática brasileira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/263
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/263/272
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 265 - 276
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 265 - 276
Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 265 - 276
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495560716288