História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/263 |
Resumo: | O presente trabalho é fruto de um projeto de pesquisa em andamento, acerca de fontes primárias, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (NUPEm/UFU). De natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar a Revista Lilaváti (1957), dirigida por Malba Tahan na cidade do Rio de Janeiro, e alguns aspectos, presentes na revista, que evidenciam as razões para ensinar história da matemática. Inicialmente, buscaram-se dados em trabalhos científicos que procuram estabelecer relações entre história e Educação Matemática. Outra etapa envolveu a aproximação – por meio de sua estrutura, de seus colaboradores e de temas de História da Matemática ali apresentados por Malba Tahan e por outros autores – com os elementos que desencadearam a criação e a constituição de Lilaváti. A partir do levantamento desses temas, reuniram-se algumas razões para ensinar história da Matemática, tomando como referencial Struik. Constatou-se que a maioria dos tópicos apresentados na Revista Lilaváti possui um enfoque em curiosidades apresenta particularidades da matemática e envolve mais de uma razão. Acredita-se que pesquisas em fontes primárias, especificamente revistas destinadas a alunos e professores, podem contribuir para pensar a história da Matemática como um recurso didático para auxiliar na compreensão de ideias matemáticas e em outras dimensões que envolvem o contexto da Educação Matemática brasileira. |
id |
SBEM_18954b156577e9303eacc81744fbf9a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/263 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba TahanMalba TahanRevista LilavátiHistória da MatemáticaO presente trabalho é fruto de um projeto de pesquisa em andamento, acerca de fontes primárias, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (NUPEm/UFU). De natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar a Revista Lilaváti (1957), dirigida por Malba Tahan na cidade do Rio de Janeiro, e alguns aspectos, presentes na revista, que evidenciam as razões para ensinar história da matemática. Inicialmente, buscaram-se dados em trabalhos científicos que procuram estabelecer relações entre história e Educação Matemática. Outra etapa envolveu a aproximação – por meio de sua estrutura, de seus colaboradores e de temas de História da Matemática ali apresentados por Malba Tahan e por outros autores – com os elementos que desencadearam a criação e a constituição de Lilaváti. A partir do levantamento desses temas, reuniram-se algumas razões para ensinar história da Matemática, tomando como referencial Struik. Constatou-se que a maioria dos tópicos apresentados na Revista Lilaváti possui um enfoque em curiosidades apresenta particularidades da matemática e envolve mais de uma razão. Acredita-se que pesquisas em fontes primárias, especificamente revistas destinadas a alunos e professores, podem contribuir para pensar a história da Matemática como um recurso didático para auxiliar na compreensão de ideias matemáticas e em outras dimensões que envolvem o contexto da Educação Matemática brasileira.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/263Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 265 - 276Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 265 - 276Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 265 - 2762526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/263/272https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cristiane Coppe de2023-07-11T16:12:38Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/263Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T16:12:38Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan |
title |
História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan |
spellingShingle |
História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan Oliveira, Cristiane Coppe de Malba Tahan Revista Lilaváti História da Matemática |
title_short |
História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan |
title_full |
História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan |
title_fullStr |
História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan |
title_full_unstemmed |
História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan |
title_sort |
História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan |
author |
Oliveira, Cristiane Coppe de |
author_facet |
Oliveira, Cristiane Coppe de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cristiane Coppe de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Malba Tahan Revista Lilaváti História da Matemática |
topic |
Malba Tahan Revista Lilaváti História da Matemática |
description |
O presente trabalho é fruto de um projeto de pesquisa em andamento, acerca de fontes primárias, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (NUPEm/UFU). De natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar a Revista Lilaváti (1957), dirigida por Malba Tahan na cidade do Rio de Janeiro, e alguns aspectos, presentes na revista, que evidenciam as razões para ensinar história da matemática. Inicialmente, buscaram-se dados em trabalhos científicos que procuram estabelecer relações entre história e Educação Matemática. Outra etapa envolveu a aproximação – por meio de sua estrutura, de seus colaboradores e de temas de História da Matemática ali apresentados por Malba Tahan e por outros autores – com os elementos que desencadearam a criação e a constituição de Lilaváti. A partir do levantamento desses temas, reuniram-se algumas razões para ensinar história da Matemática, tomando como referencial Struik. Constatou-se que a maioria dos tópicos apresentados na Revista Lilaváti possui um enfoque em curiosidades apresenta particularidades da matemática e envolve mais de uma razão. Acredita-se que pesquisas em fontes primárias, especificamente revistas destinadas a alunos e professores, podem contribuir para pensar a história da Matemática como um recurso didático para auxiliar na compreensão de ideias matemáticas e em outras dimensões que envolvem o contexto da Educação Matemática brasileira. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/263 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/263/272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 265 - 276 Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 265 - 276 Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 265 - 276 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495560716288 |