Fibonacci e a explicação de um paradoxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceccato Mendes, Maria Dolores
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/342
Resumo: O movimento mundial mostrando a preocupação de se adequar o ensino da matemática ao interesse do aprendiz aponta muitas vezes para a necessidade da utilização de materiais didáticos alternativos e motivadores. Com essa preocupação, grande tem sido a divulgação de materiais manipuláveis, tais como quebra-cabeças e jogos de toda sorte. Sem dúvidas, a utilização desse tipo de material, quando criteriosa, só pode contribuir para o sucesso do ensino e da aprendizagem. É uma estratégia de valorização da matemática através da motivação que provoca tanto no aluno quanto no professor, desejosos de abordagens mais abrangentes e dinâmicas para suas aulas. Mormente nos dias atuais, em que os recursos de apelo visual dos meios de comunicação competem tão ostensivamente com a escola formal. As abordagens de ontem, calcadas apenas na natureza axiomática e dedutiva da matemática (especialmete da geometria), devem, com pressa, dar lugar a uma postura mais voltada para o interesse, com apelo à experiência sensorial do aluno, respeitando o modo peculiar de organização do raciocínio em cada nível de desenvolvimento. Porém, diga-se com ênfase, nunca deverá ser absolutamente informal, sob pena de incorrer em erros fatais. O processo lógico-dedutivo deve sempre coroar qualquer argumentação no contexto de uma situação de ensino.
id SBEM_20462120da581c1d97fc7d51670e0304
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/342
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Fibonacci e a explicação de um paradoxoFibonacciEnsino e AprendizagemMateriais ManipuláviesO movimento mundial mostrando a preocupação de se adequar o ensino da matemática ao interesse do aprendiz aponta muitas vezes para a necessidade da utilização de materiais didáticos alternativos e motivadores. Com essa preocupação, grande tem sido a divulgação de materiais manipuláveis, tais como quebra-cabeças e jogos de toda sorte. Sem dúvidas, a utilização desse tipo de material, quando criteriosa, só pode contribuir para o sucesso do ensino e da aprendizagem. É uma estratégia de valorização da matemática através da motivação que provoca tanto no aluno quanto no professor, desejosos de abordagens mais abrangentes e dinâmicas para suas aulas. Mormente nos dias atuais, em que os recursos de apelo visual dos meios de comunicação competem tão ostensivamente com a escola formal. As abordagens de ontem, calcadas apenas na natureza axiomática e dedutiva da matemática (especialmete da geometria), devem, com pressa, dar lugar a uma postura mais voltada para o interesse, com apelo à experiência sensorial do aluno, respeitando o modo peculiar de organização do raciocínio em cada nível de desenvolvimento. Porém, diga-se com ênfase, nunca deverá ser absolutamente informal, sob pena de incorrer em erros fatais. O processo lógico-dedutivo deve sempre coroar qualquer argumentação no contexto de uma situação de ensino.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/342Revista de Educação Matemática; Vol. 6 No. 4 (1998): Jan/Jul 1998; 15 - 18Revista de Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 4 (1998): Jan/Jul 1998; 15 - 18Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 4 (1998): Jan/Jul 1998; 15 - 182526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/342/339https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCeccato Mendes, Maria Dolores2023-07-13T01:23:55Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/342Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-13T01:23:55Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Fibonacci e a explicação de um paradoxo
title Fibonacci e a explicação de um paradoxo
spellingShingle Fibonacci e a explicação de um paradoxo
Ceccato Mendes, Maria Dolores
Fibonacci
Ensino e Aprendizagem
Materiais Manipulávies
title_short Fibonacci e a explicação de um paradoxo
title_full Fibonacci e a explicação de um paradoxo
title_fullStr Fibonacci e a explicação de um paradoxo
title_full_unstemmed Fibonacci e a explicação de um paradoxo
title_sort Fibonacci e a explicação de um paradoxo
author Ceccato Mendes, Maria Dolores
author_facet Ceccato Mendes, Maria Dolores
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceccato Mendes, Maria Dolores
dc.subject.por.fl_str_mv Fibonacci
Ensino e Aprendizagem
Materiais Manipulávies
topic Fibonacci
Ensino e Aprendizagem
Materiais Manipulávies
description O movimento mundial mostrando a preocupação de se adequar o ensino da matemática ao interesse do aprendiz aponta muitas vezes para a necessidade da utilização de materiais didáticos alternativos e motivadores. Com essa preocupação, grande tem sido a divulgação de materiais manipuláveis, tais como quebra-cabeças e jogos de toda sorte. Sem dúvidas, a utilização desse tipo de material, quando criteriosa, só pode contribuir para o sucesso do ensino e da aprendizagem. É uma estratégia de valorização da matemática através da motivação que provoca tanto no aluno quanto no professor, desejosos de abordagens mais abrangentes e dinâmicas para suas aulas. Mormente nos dias atuais, em que os recursos de apelo visual dos meios de comunicação competem tão ostensivamente com a escola formal. As abordagens de ontem, calcadas apenas na natureza axiomática e dedutiva da matemática (especialmete da geometria), devem, com pressa, dar lugar a uma postura mais voltada para o interesse, com apelo à experiência sensorial do aluno, respeitando o modo peculiar de organização do raciocínio em cada nível de desenvolvimento. Porém, diga-se com ênfase, nunca deverá ser absolutamente informal, sob pena de incorrer em erros fatais. O processo lógico-dedutivo deve sempre coroar qualquer argumentação no contexto de uma situação de ensino.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/342
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/342/339
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 6 No. 4 (1998): Jan/Jul 1998; 15 - 18
Revista de Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 4 (1998): Jan/Jul 1998; 15 - 18
Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 4 (1998): Jan/Jul 1998; 15 - 18
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313496094441472