Sobre a teoria das proporções, o Método da Exaustão e os incomensuráveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kistemann Jr., Marco Aurélio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/51
Resumo: Este artigo busca, inicialmente, mostrar o aprimoramento na utilização de Número e Forma desde as civilizações egípcias, babilônicas e gregas, apresentando a evolução dos processos operatórios. Em seguida, aborda o caráter mensurável das medidas e as limitações de se operar com os números racionais e suas consequências na sociedade Pitagórica. Tal abalo nos paradigmas pitagóricos revelará a riqueza dos segmentos incomensuráveis, por meio de demonstrações da relevância histórica e prática do Método da Exaustão e da Teoria das Proporções de Eudoxo, bem como um processo memorável de Dedekind para relacionar os números irracionais com os racionais.
id SBEM_997addc9e8faa0f5ed8862700e3bca2c
oai_identifier_str oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/51
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Sobre a teoria das proporções, o Método da Exaustão e os incomensuráveisEste artigo busca, inicialmente, mostrar o aprimoramento na utilização de Número e Forma desde as civilizações egípcias, babilônicas e gregas, apresentando a evolução dos processos operatórios. Em seguida, aborda o caráter mensurável das medidas e as limitações de se operar com os números racionais e suas consequências na sociedade Pitagórica. Tal abalo nos paradigmas pitagóricos revelará a riqueza dos segmentos incomensuráveis, por meio de demonstrações da relevância histórica e prática do Método da Exaustão e da Teoria das Proporções de Eudoxo, bem como um processo memorável de Dedekind para relacionar os números irracionais com os racionais.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2008-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/51Revista de Educação Matemática; Vol. 11 No. 13: Jan/Dez 2008; 47 - 62Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 11 ##issue.no## 13: Jan/Dez 2008; 47 - 62Revista de Educação Matemática; Vol. 11 Núm. 13: Jan/Dez 2008; 47 - 62Revista de Educação Matemática; v. 11 n. 13: Jan/Dez 2008; 47 - 622526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/51/pdfCopyright (c) 2008 Marco Aurélio Kistemann Jr.info:eu-repo/semantics/openAccessKistemann Jr., Marco Aurélio2021-05-06T16:12:12ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a teoria das proporções, o Método da Exaustão e os incomensuráveis
title Sobre a teoria das proporções, o Método da Exaustão e os incomensuráveis
spellingShingle Sobre a teoria das proporções, o Método da Exaustão e os incomensuráveis
Kistemann Jr., Marco Aurélio
title_short Sobre a teoria das proporções, o Método da Exaustão e os incomensuráveis
title_full Sobre a teoria das proporções, o Método da Exaustão e os incomensuráveis
title_fullStr Sobre a teoria das proporções, o Método da Exaustão e os incomensuráveis
title_full_unstemmed Sobre a teoria das proporções, o Método da Exaustão e os incomensuráveis
title_sort Sobre a teoria das proporções, o Método da Exaustão e os incomensuráveis
author Kistemann Jr., Marco Aurélio
author_facet Kistemann Jr., Marco Aurélio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kistemann Jr., Marco Aurélio
description Este artigo busca, inicialmente, mostrar o aprimoramento na utilização de Número e Forma desde as civilizações egípcias, babilônicas e gregas, apresentando a evolução dos processos operatórios. Em seguida, aborda o caráter mensurável das medidas e as limitações de se operar com os números racionais e suas consequências na sociedade Pitagórica. Tal abalo nos paradigmas pitagóricos revelará a riqueza dos segmentos incomensuráveis, por meio de demonstrações da relevância histórica e prática do Método da Exaustão e da Teoria das Proporções de Eudoxo, bem como um processo memorável de Dedekind para relacionar os números irracionais com os racionais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/51
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/51
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/51/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Marco Aurélio Kistemann Jr.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Marco Aurélio Kistemann Jr.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 11 No. 13: Jan/Dez 2008; 47 - 62
Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 11 ##issue.no## 13: Jan/Dez 2008; 47 - 62
Revista de Educação Matemática; Vol. 11 Núm. 13: Jan/Dez 2008; 47 - 62
Revista de Educação Matemática; v. 11 n. 13: Jan/Dez 2008; 47 - 62
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313496189861888