Ansiedade Matemática em Professores Brasileiros: retratos iniciais da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba Colen França, Arthur Luna
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dorneles, Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2698
Resumo: A ansiedade matemática é um fenômeno estudado desde os anos 80 no Brasil, mas o corpo de pesquisas é ainda incipiente. Apresentam-se, neste artigo, indícios de que os educadores brasileiros podem ser uma população com grande prevalência de altos níveis de ansiedade matemática. A partir de uma revisão da literatura, com foco em professores da educação básica e licenciandos em Pedagogia, identificam-se estudos de caso e estudos de análise quantitativa que retratam professores e alunos com traumas e aversão à matemática. Questões estruturais do currículo da formação de pedagogos são brevemente discutidas. Conclui-se que são necessárias mais pesquisas com esta população, já que a literatura brasileira tem se dedicado a estudar a ansiedade matemática em crianças e adolescentes. No entanto, já é possível dizer que a ansiedade matemática em educadores é um fenômeno complexo. Certamente, tanto a formação escolar quanto universitária desses educadores são períodos importantes para compreensão deste cenário.
id SBEM_MAT-1_084c7e9d497e8069010d47ed8a8ff9db
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2698
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Ansiedade Matemática em Professores Brasileiros: retratos iniciais da literaturaA ansiedade matemática é um fenômeno estudado desde os anos 80 no Brasil, mas o corpo de pesquisas é ainda incipiente. Apresentam-se, neste artigo, indícios de que os educadores brasileiros podem ser uma população com grande prevalência de altos níveis de ansiedade matemática. A partir de uma revisão da literatura, com foco em professores da educação básica e licenciandos em Pedagogia, identificam-se estudos de caso e estudos de análise quantitativa que retratam professores e alunos com traumas e aversão à matemática. Questões estruturais do currículo da formação de pedagogos são brevemente discutidas. Conclui-se que são necessárias mais pesquisas com esta população, já que a literatura brasileira tem se dedicado a estudar a ansiedade matemática em crianças e adolescentes. No entanto, já é possível dizer que a ansiedade matemática em educadores é um fenômeno complexo. Certamente, tanto a formação escolar quanto universitária desses educadores são períodos importantes para compreensão deste cenário.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/269810.37001/emr.v26i73.2698Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 73 (2021): out./dez.; 132 - 1502317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2698/2052Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorba Colen França, Arthur LunaDorneles, Beatriz2022-12-19T14:05:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2698Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:05:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade Matemática em Professores Brasileiros: retratos iniciais da literatura
title Ansiedade Matemática em Professores Brasileiros: retratos iniciais da literatura
spellingShingle Ansiedade Matemática em Professores Brasileiros: retratos iniciais da literatura
Borba Colen França, Arthur Luna
title_short Ansiedade Matemática em Professores Brasileiros: retratos iniciais da literatura
title_full Ansiedade Matemática em Professores Brasileiros: retratos iniciais da literatura
title_fullStr Ansiedade Matemática em Professores Brasileiros: retratos iniciais da literatura
title_full_unstemmed Ansiedade Matemática em Professores Brasileiros: retratos iniciais da literatura
title_sort Ansiedade Matemática em Professores Brasileiros: retratos iniciais da literatura
author Borba Colen França, Arthur Luna
author_facet Borba Colen França, Arthur Luna
Dorneles, Beatriz
author_role author
author2 Dorneles, Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba Colen França, Arthur Luna
Dorneles, Beatriz
description A ansiedade matemática é um fenômeno estudado desde os anos 80 no Brasil, mas o corpo de pesquisas é ainda incipiente. Apresentam-se, neste artigo, indícios de que os educadores brasileiros podem ser uma população com grande prevalência de altos níveis de ansiedade matemática. A partir de uma revisão da literatura, com foco em professores da educação básica e licenciandos em Pedagogia, identificam-se estudos de caso e estudos de análise quantitativa que retratam professores e alunos com traumas e aversão à matemática. Questões estruturais do currículo da formação de pedagogos são brevemente discutidas. Conclui-se que são necessárias mais pesquisas com esta população, já que a literatura brasileira tem se dedicado a estudar a ansiedade matemática em crianças e adolescentes. No entanto, já é possível dizer que a ansiedade matemática em educadores é um fenômeno complexo. Certamente, tanto a formação escolar quanto universitária desses educadores são períodos importantes para compreensão deste cenário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2698
10.37001/emr.v26i73.2698
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2698
identifier_str_mv 10.37001/emr.v26i73.2698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2698/2052
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 73 (2021): out./dez.; 132 - 150
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131106758656