Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrantes, Manuel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Blanco, Lorenzo J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1697
Resumo: Numerosos trabalhos de investigação puseram em evidência a importância de analisar as concepções dos professores em formação sobre a Matemática e sobre seu ensino/ aprendizagem, durante o seu processo de formação. Elas aparecem e desenvolvem-se durante a sua etapa escolar e são estáveis e resistentes à mudança. Como consequência disto, entendemos que, para aprender a ensinar matemática, devemos considerar as exigências que procedem das próprias concepções e conhecimentos sobre a matemática escolar. Partindo dessa premissa, desenvolvemos uma investigação, com o objetivo de descrever e analisar as concepções sobre a geometria escolar e o seu ensino-aprendizagem dos professores em formação para o ensino primário. Para isso, consideramos a hipótese de que as recordações e as expectativas dos futuros professores nos dão informação para caracterizar as suas concepções no campo da geometria e o seu ensino-aprendizagem no ensino primário.
id SBEM_MAT-1_085ea111e99d0be9b42c2b78f1c31a9d
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1697
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometriaNumerosos trabalhos de investigação puseram em evidência a importância de analisar as concepções dos professores em formação sobre a Matemática e sobre seu ensino/ aprendizagem, durante o seu processo de formação. Elas aparecem e desenvolvem-se durante a sua etapa escolar e são estáveis e resistentes à mudança. Como consequência disto, entendemos que, para aprender a ensinar matemática, devemos considerar as exigências que procedem das próprias concepções e conhecimentos sobre a matemática escolar. Partindo dessa premissa, desenvolvemos uma investigação, com o objetivo de descrever e analisar as concepções sobre a geometria escolar e o seu ensino-aprendizagem dos professores em formação para o ensino primário. Para isso, consideramos a hipótese de que as recordações e as expectativas dos futuros professores nos dão informação para caracterizar as suas concepções no campo da geometria e o seu ensino-aprendizagem no ensino primário.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1697Educação Matemática em Revista; NÚMERO 17 - Dezembro 2004; 29-392317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1697/1190Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarrantes, ManuelBlanco, Lorenzo J.2019-01-16T21:08:08Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1697Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2019-01-16T21:08:08Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria
title Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria
spellingShingle Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria
Barrantes, Manuel
title_short Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria
title_full Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria
title_fullStr Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria
title_full_unstemmed Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria
title_sort Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria
author Barrantes, Manuel
author_facet Barrantes, Manuel
Blanco, Lorenzo J.
author_role author
author2 Blanco, Lorenzo J.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barrantes, Manuel
Blanco, Lorenzo J.
description Numerosos trabalhos de investigação puseram em evidência a importância de analisar as concepções dos professores em formação sobre a Matemática e sobre seu ensino/ aprendizagem, durante o seu processo de formação. Elas aparecem e desenvolvem-se durante a sua etapa escolar e são estáveis e resistentes à mudança. Como consequência disto, entendemos que, para aprender a ensinar matemática, devemos considerar as exigências que procedem das próprias concepções e conhecimentos sobre a matemática escolar. Partindo dessa premissa, desenvolvemos uma investigação, com o objetivo de descrever e analisar as concepções sobre a geometria escolar e o seu ensino-aprendizagem dos professores em formação para o ensino primário. Para isso, consideramos a hipótese de que as recordações e as expectativas dos futuros professores nos dão informação para caracterizar as suas concepções no campo da geometria e o seu ensino-aprendizagem no ensino primário.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1697
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1697/1190
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; NÚMERO 17 - Dezembro 2004; 29-39
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130315083776