Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1697 |
Resumo: | Numerosos trabalhos de investigação puseram em evidência a importância de analisar as concepções dos professores em formação sobre a Matemática e sobre seu ensino/ aprendizagem, durante o seu processo de formação. Elas aparecem e desenvolvem-se durante a sua etapa escolar e são estáveis e resistentes à mudança. Como consequência disto, entendemos que, para aprender a ensinar matemática, devemos considerar as exigências que procedem das próprias concepções e conhecimentos sobre a matemática escolar. Partindo dessa premissa, desenvolvemos uma investigação, com o objetivo de descrever e analisar as concepções sobre a geometria escolar e o seu ensino-aprendizagem dos professores em formação para o ensino primário. Para isso, consideramos a hipótese de que as recordações e as expectativas dos futuros professores nos dão informação para caracterizar as suas concepções no campo da geometria e o seu ensino-aprendizagem no ensino primário. |
id |
SBEM_MAT-1_085ea111e99d0be9b42c2b78f1c31a9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1697 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometriaNumerosos trabalhos de investigação puseram em evidência a importância de analisar as concepções dos professores em formação sobre a Matemática e sobre seu ensino/ aprendizagem, durante o seu processo de formação. Elas aparecem e desenvolvem-se durante a sua etapa escolar e são estáveis e resistentes à mudança. Como consequência disto, entendemos que, para aprender a ensinar matemática, devemos considerar as exigências que procedem das próprias concepções e conhecimentos sobre a matemática escolar. Partindo dessa premissa, desenvolvemos uma investigação, com o objetivo de descrever e analisar as concepções sobre a geometria escolar e o seu ensino-aprendizagem dos professores em formação para o ensino primário. Para isso, consideramos a hipótese de que as recordações e as expectativas dos futuros professores nos dão informação para caracterizar as suas concepções no campo da geometria e o seu ensino-aprendizagem no ensino primário.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1697Educação Matemática em Revista; NÚMERO 17 - Dezembro 2004; 29-392317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1697/1190Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarrantes, ManuelBlanco, Lorenzo J.2019-01-16T21:08:08Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1697Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2019-01-16T21:08:08Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria |
title |
Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria |
spellingShingle |
Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria Barrantes, Manuel |
title_short |
Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria |
title_full |
Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria |
title_fullStr |
Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria |
title_full_unstemmed |
Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria |
title_sort |
Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria |
author |
Barrantes, Manuel |
author_facet |
Barrantes, Manuel Blanco, Lorenzo J. |
author_role |
author |
author2 |
Blanco, Lorenzo J. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barrantes, Manuel Blanco, Lorenzo J. |
description |
Numerosos trabalhos de investigação puseram em evidência a importância de analisar as concepções dos professores em formação sobre a Matemática e sobre seu ensino/ aprendizagem, durante o seu processo de formação. Elas aparecem e desenvolvem-se durante a sua etapa escolar e são estáveis e resistentes à mudança. Como consequência disto, entendemos que, para aprender a ensinar matemática, devemos considerar as exigências que procedem das próprias concepções e conhecimentos sobre a matemática escolar. Partindo dessa premissa, desenvolvemos uma investigação, com o objetivo de descrever e analisar as concepções sobre a geometria escolar e o seu ensino-aprendizagem dos professores em formação para o ensino primário. Para isso, consideramos a hipótese de que as recordações e as expectativas dos futuros professores nos dão informação para caracterizar as suas concepções no campo da geometria e o seu ensino-aprendizagem no ensino primário. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1697 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1697/1190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; NÚMERO 17 - Dezembro 2004; 29-39 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130315083776 |