SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2618 |
Resumo: | Este trabalho discute como questões relacionadas aos saberes movimentados na atividade docente de ensinar matemática impactam na formação do professor dessa disciplina. A primeira questão é de natureza ontológica e trata da natureza e especificidades do conhecimento matemático escolar. Argumentamos que esse conhecimento não se constitui apenas como uma reorganização didática do conhecimento científico nem como uma construção original da escola, mas como um conjunto de saberes e saberes associados à profissão docente. A segunda questão avança em relação à primeira esmiuçando os saberes necessários ao exercício da atividade docente, que vão além do conteúdo matemático, mas, mesmo quando se restringe a ele, mostramos que é necessário um domínio diferenciado do conteúdo quando se pretende ensiná-lo. A terceira questão trata dos impactos que as duas primeiras questões provocam (ou deveriam provocar) na formação dos professores de matemática. Finalizamos com uma aplicação das ideias discutidas anteriormente no ensino do conteúdo de números irracionais na educação básica. |
id |
SBEM_MAT-1_0ccd95e50cd60a29a21e8e1818c417ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2618 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAISEste trabalho discute como questões relacionadas aos saberes movimentados na atividade docente de ensinar matemática impactam na formação do professor dessa disciplina. A primeira questão é de natureza ontológica e trata da natureza e especificidades do conhecimento matemático escolar. Argumentamos que esse conhecimento não se constitui apenas como uma reorganização didática do conhecimento científico nem como uma construção original da escola, mas como um conjunto de saberes e saberes associados à profissão docente. A segunda questão avança em relação à primeira esmiuçando os saberes necessários ao exercício da atividade docente, que vão além do conteúdo matemático, mas, mesmo quando se restringe a ele, mostramos que é necessário um domínio diferenciado do conteúdo quando se pretende ensiná-lo. A terceira questão trata dos impactos que as duas primeiras questões provocam (ou deveriam provocar) na formação dos professores de matemática. Finalizamos com uma aplicação das ideias discutidas anteriormente no ensino do conteúdo de números irracionais na educação básica.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/261810.37001/emr.v26i73.2618Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 73 (2021): out./dez.; 109 - 1312317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2618/2090Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBROETTO, GERALDO CLAUDIOPEREIRA DOS SANTOS-WAGNER, VÂNIA MARIA2022-12-19T14:05:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2618Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:05:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS |
title |
SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS |
spellingShingle |
SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS BROETTO, GERALDO CLAUDIO |
title_short |
SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS |
title_full |
SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS |
title_fullStr |
SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS |
title_full_unstemmed |
SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS |
title_sort |
SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS |
author |
BROETTO, GERALDO CLAUDIO |
author_facet |
BROETTO, GERALDO CLAUDIO PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER, VÂNIA MARIA |
author_role |
author |
author2 |
PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER, VÂNIA MARIA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BROETTO, GERALDO CLAUDIO PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER, VÂNIA MARIA |
description |
Este trabalho discute como questões relacionadas aos saberes movimentados na atividade docente de ensinar matemática impactam na formação do professor dessa disciplina. A primeira questão é de natureza ontológica e trata da natureza e especificidades do conhecimento matemático escolar. Argumentamos que esse conhecimento não se constitui apenas como uma reorganização didática do conhecimento científico nem como uma construção original da escola, mas como um conjunto de saberes e saberes associados à profissão docente. A segunda questão avança em relação à primeira esmiuçando os saberes necessários ao exercício da atividade docente, que vão além do conteúdo matemático, mas, mesmo quando se restringe a ele, mostramos que é necessário um domínio diferenciado do conteúdo quando se pretende ensiná-lo. A terceira questão trata dos impactos que as duas primeiras questões provocam (ou deveriam provocar) na formação dos professores de matemática. Finalizamos com uma aplicação das ideias discutidas anteriormente no ensino do conteúdo de números irracionais na educação básica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2618 10.37001/emr.v26i73.2618 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2618 |
identifier_str_mv |
10.37001/emr.v26i73.2618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2618/2090 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 73 (2021): out./dez.; 109 - 131 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131093127168 |