SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BROETTO, GERALDO CLAUDIO
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER, VÂNIA MARIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2618
Resumo: Este trabalho discute como questões relacionadas aos saberes movimentados na atividade docente de ensinar matemática impactam na formação do professor dessa disciplina. A primeira questão é de natureza ontológica e trata da natureza e especificidades do conhecimento matemático escolar. Argumentamos que esse conhecimento não se constitui apenas como uma reorganização didática do conhecimento científico nem como uma construção original da escola, mas como um conjunto de saberes e saberes associados à profissão docente. A segunda questão avança em relação à primeira esmiuçando os saberes necessários ao exercício da atividade docente, que vão além do conteúdo matemático, mas, mesmo quando se restringe a ele, mostramos que é necessário um domínio diferenciado do conteúdo quando se pretende ensiná-lo. A terceira questão trata dos impactos que as duas primeiras questões provocam (ou deveriam provocar) na formação dos professores de matemática. Finalizamos com uma aplicação das ideias discutidas anteriormente no ensino do conteúdo de números irracionais na educação básica.
id SBEM_MAT-1_0ccd95e50cd60a29a21e8e1818c417ab
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2618
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAISEste trabalho discute como questões relacionadas aos saberes movimentados na atividade docente de ensinar matemática impactam na formação do professor dessa disciplina. A primeira questão é de natureza ontológica e trata da natureza e especificidades do conhecimento matemático escolar. Argumentamos que esse conhecimento não se constitui apenas como uma reorganização didática do conhecimento científico nem como uma construção original da escola, mas como um conjunto de saberes e saberes associados à profissão docente. A segunda questão avança em relação à primeira esmiuçando os saberes necessários ao exercício da atividade docente, que vão além do conteúdo matemático, mas, mesmo quando se restringe a ele, mostramos que é necessário um domínio diferenciado do conteúdo quando se pretende ensiná-lo. A terceira questão trata dos impactos que as duas primeiras questões provocam (ou deveriam provocar) na formação dos professores de matemática. Finalizamos com uma aplicação das ideias discutidas anteriormente no ensino do conteúdo de números irracionais na educação básica.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/261810.37001/emr.v26i73.2618Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 73 (2021): out./dez.; 109 - 1312317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2618/2090Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBROETTO, GERALDO CLAUDIOPEREIRA DOS SANTOS-WAGNER, VÂNIA MARIA2022-12-19T14:05:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2618Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:05:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS
title SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS
spellingShingle SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS
BROETTO, GERALDO CLAUDIO
title_short SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS
title_full SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS
title_fullStr SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS
title_full_unstemmed SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS
title_sort SABERES DOCENTES PARA ENSINAR MATEMÁTICA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS
author BROETTO, GERALDO CLAUDIO
author_facet BROETTO, GERALDO CLAUDIO
PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER, VÂNIA MARIA
author_role author
author2 PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER, VÂNIA MARIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BROETTO, GERALDO CLAUDIO
PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER, VÂNIA MARIA
description Este trabalho discute como questões relacionadas aos saberes movimentados na atividade docente de ensinar matemática impactam na formação do professor dessa disciplina. A primeira questão é de natureza ontológica e trata da natureza e especificidades do conhecimento matemático escolar. Argumentamos que esse conhecimento não se constitui apenas como uma reorganização didática do conhecimento científico nem como uma construção original da escola, mas como um conjunto de saberes e saberes associados à profissão docente. A segunda questão avança em relação à primeira esmiuçando os saberes necessários ao exercício da atividade docente, que vão além do conteúdo matemático, mas, mesmo quando se restringe a ele, mostramos que é necessário um domínio diferenciado do conteúdo quando se pretende ensiná-lo. A terceira questão trata dos impactos que as duas primeiras questões provocam (ou deveriam provocar) na formação dos professores de matemática. Finalizamos com uma aplicação das ideias discutidas anteriormente no ensino do conteúdo de números irracionais na educação básica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2618
10.37001/emr.v26i73.2618
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2618
identifier_str_mv 10.37001/emr.v26i73.2618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2618/2090
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 73 (2021): out./dez.; 109 - 131
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131093127168