DragonBox Algebra 12+: uma experiência com alunos do sétimo ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2541 |
Resumo: | Neste texto apresentamos um relato da experiência vivida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao realizar atividades vinculadas a um projeto do Núcleo de Ensino, no ano de 2019. O objetivo no projeto é explorar, por meio do game DragonBox Álgebra 12+, conteúdos de álgebra, mais especificamente a resolução de equações do primeiro grau. Registramos as atividades dos alunos e, mediante o rigor da pesquisa fenomenológica, fizemos a análise de dados. Evidenciou-se a relevância das metáforas do game para explorar questões essenciais ao início da aprendizagem algébrica, como o princípio da igualdade, a ideia relativa aos números e operações opostas e o elemento neutro da adição e da multiplicação. A vivência com os alunos mostra que o game favoreceu a exploração dos conteúdos que lhes foram significativos, permitiu a interação entre eles e o diálogo com o professor. Para exemplificar o que se evidenciou na vivência, trazemos três cenas significativas, nas quais se pode ver o modo pelo qual o aluno vai atribuindo significado à igualdade, identificando termos semelhantes e compreendendo a operação inversa. |
id |
SBEM_MAT-1_1654e6c3bb23e3084f9fcca7640bf05f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2541 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
DragonBox Algebra 12+: uma experiência com alunos do sétimo anoNeste texto apresentamos um relato da experiência vivida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao realizar atividades vinculadas a um projeto do Núcleo de Ensino, no ano de 2019. O objetivo no projeto é explorar, por meio do game DragonBox Álgebra 12+, conteúdos de álgebra, mais especificamente a resolução de equações do primeiro grau. Registramos as atividades dos alunos e, mediante o rigor da pesquisa fenomenológica, fizemos a análise de dados. Evidenciou-se a relevância das metáforas do game para explorar questões essenciais ao início da aprendizagem algébrica, como o princípio da igualdade, a ideia relativa aos números e operações opostas e o elemento neutro da adição e da multiplicação. A vivência com os alunos mostra que o game favoreceu a exploração dos conteúdos que lhes foram significativos, permitiu a interação entre eles e o diálogo com o professor. Para exemplificar o que se evidenciou na vivência, trazemos três cenas significativas, nas quais se pode ver o modo pelo qual o aluno vai atribuindo significado à igualdade, identificando termos semelhantes e compreendendo a operação inversa.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2541Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 72 (2021): jul./set.; 39 - 572317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2541/1990Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos de Azevedo, CarolineMonteiro Paulo, Rosa Abrão de Almeida, Jonatha2022-12-19T14:02:32Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2541Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:02:32Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DragonBox Algebra 12+: uma experiência com alunos do sétimo ano |
title |
DragonBox Algebra 12+: uma experiência com alunos do sétimo ano |
spellingShingle |
DragonBox Algebra 12+: uma experiência com alunos do sétimo ano Santos de Azevedo, Caroline |
title_short |
DragonBox Algebra 12+: uma experiência com alunos do sétimo ano |
title_full |
DragonBox Algebra 12+: uma experiência com alunos do sétimo ano |
title_fullStr |
DragonBox Algebra 12+: uma experiência com alunos do sétimo ano |
title_full_unstemmed |
DragonBox Algebra 12+: uma experiência com alunos do sétimo ano |
title_sort |
DragonBox Algebra 12+: uma experiência com alunos do sétimo ano |
author |
Santos de Azevedo, Caroline |
author_facet |
Santos de Azevedo, Caroline Monteiro Paulo, Rosa Abrão de Almeida, Jonatha |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro Paulo, Rosa Abrão de Almeida, Jonatha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos de Azevedo, Caroline Monteiro Paulo, Rosa Abrão de Almeida, Jonatha |
description |
Neste texto apresentamos um relato da experiência vivida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao realizar atividades vinculadas a um projeto do Núcleo de Ensino, no ano de 2019. O objetivo no projeto é explorar, por meio do game DragonBox Álgebra 12+, conteúdos de álgebra, mais especificamente a resolução de equações do primeiro grau. Registramos as atividades dos alunos e, mediante o rigor da pesquisa fenomenológica, fizemos a análise de dados. Evidenciou-se a relevância das metáforas do game para explorar questões essenciais ao início da aprendizagem algébrica, como o princípio da igualdade, a ideia relativa aos números e operações opostas e o elemento neutro da adição e da multiplicação. A vivência com os alunos mostra que o game favoreceu a exploração dos conteúdos que lhes foram significativos, permitiu a interação entre eles e o diálogo com o professor. Para exemplificar o que se evidenciou na vivência, trazemos três cenas significativas, nas quais se pode ver o modo pelo qual o aluno vai atribuindo significado à igualdade, identificando termos semelhantes e compreendendo a operação inversa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2541 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2541/1990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 72 (2021): jul./set.; 39 - 57 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131087884288 |