O uso do software Excel como apoio didático ao entendimento do Teorema do Limite Central

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matsuoka, Anna Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Oliveira, Tatielih Pardim, Wruck, Emerson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/950
Resumo: O Teorema do Limite Central é um resultado muito importante na inferência estatística e sua aplicabilidade é essencial no entendimento da teoria da estimação. Seu uso é verificado em áreas como Biologia, Engenharia, Química, Física, entre outras (Meyer, P. 1982). No entanto, esse resultado costuma gerar certo ceticismo nos alunos principiantes em probabilidade e estatística, necessitando de outras motivações para o seu melhor entendimento. Este trabalho constituiu-se em utilizar o software Excel como ferramenta computacional no apoio ao entendimento do teorema através do uso de simulação de dados e construção de gráficos, buscando ilustrar o comportamento das distribuições amostrais. Ferramentas de análise de dados do software, como geração de números aleatórios, medidas descritivas e histogramas, foram utilizadas. Através da construção dos resultados gerados como consequência do Teorema do Limite Central, os alunos têm assimilado melhor esse teorema, facilitando dessa forma o aprendizado.
id SBEM_MAT-1_18ac2074f73a32dfe65ed6344a1e7c34
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/950
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O uso do software Excel como apoio didático ao entendimento do Teorema do Limite CentralO Teorema do Limite Central é um resultado muito importante na inferência estatística e sua aplicabilidade é essencial no entendimento da teoria da estimação. Seu uso é verificado em áreas como Biologia, Engenharia, Química, Física, entre outras (Meyer, P. 1982). No entanto, esse resultado costuma gerar certo ceticismo nos alunos principiantes em probabilidade e estatística, necessitando de outras motivações para o seu melhor entendimento. Este trabalho constituiu-se em utilizar o software Excel como ferramenta computacional no apoio ao entendimento do teorema através do uso de simulação de dados e construção de gráficos, buscando ilustrar o comportamento das distribuições amostrais. Ferramentas de análise de dados do software, como geração de números aleatórios, medidas descritivas e histogramas, foram utilizadas. Através da construção dos resultados gerados como consequência do Teorema do Limite Central, os alunos têm assimilado melhor esse teorema, facilitando dessa forma o aprendizado.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/950Educação Matemática em Revista; Número 23 - Dezembro, 2007; 17-242317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/950/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMatsuoka, Anna Paulade Oliveira, Tatielih PardimWruck, Emerson2018-01-09T11:47:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/950Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T11:47:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do software Excel como apoio didático ao entendimento do Teorema do Limite Central
title O uso do software Excel como apoio didático ao entendimento do Teorema do Limite Central
spellingShingle O uso do software Excel como apoio didático ao entendimento do Teorema do Limite Central
Matsuoka, Anna Paula
title_short O uso do software Excel como apoio didático ao entendimento do Teorema do Limite Central
title_full O uso do software Excel como apoio didático ao entendimento do Teorema do Limite Central
title_fullStr O uso do software Excel como apoio didático ao entendimento do Teorema do Limite Central
title_full_unstemmed O uso do software Excel como apoio didático ao entendimento do Teorema do Limite Central
title_sort O uso do software Excel como apoio didático ao entendimento do Teorema do Limite Central
author Matsuoka, Anna Paula
author_facet Matsuoka, Anna Paula
de Oliveira, Tatielih Pardim
Wruck, Emerson
author_role author
author2 de Oliveira, Tatielih Pardim
Wruck, Emerson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matsuoka, Anna Paula
de Oliveira, Tatielih Pardim
Wruck, Emerson
description O Teorema do Limite Central é um resultado muito importante na inferência estatística e sua aplicabilidade é essencial no entendimento da teoria da estimação. Seu uso é verificado em áreas como Biologia, Engenharia, Química, Física, entre outras (Meyer, P. 1982). No entanto, esse resultado costuma gerar certo ceticismo nos alunos principiantes em probabilidade e estatística, necessitando de outras motivações para o seu melhor entendimento. Este trabalho constituiu-se em utilizar o software Excel como ferramenta computacional no apoio ao entendimento do teorema através do uso de simulação de dados e construção de gráficos, buscando ilustrar o comportamento das distribuições amostrais. Ferramentas de análise de dados do software, como geração de números aleatórios, medidas descritivas e histogramas, foram utilizadas. Através da construção dos resultados gerados como consequência do Teorema do Limite Central, os alunos têm assimilado melhor esse teorema, facilitando dessa forma o aprendizado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/950
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/950/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 23 - Dezembro, 2007; 17-24
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129370316800