Atividade Envolvendo Quadriláteros: Um Relato de Experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Rachel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souza, Gabrielle Vasconcelos, Gomes, Gustavo Pereira, Maia, Fernanda Alves, Almeida, Maria Tereza Carvalho, França, Silvana Diamantino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/261
Resumo: Atualmente, o ensino da Matemática enfrenta muitas dificuldades em relação à deficiência na aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, licenciandos em Matemática da Unimontes, bolsistas do subprojeto Geometria Dinâmica do Programa Institucional de Bolsas de Inicia- ção à Docência – PIBID, elaboraram e aplicaram, para alunos do 6º ano, uma atividade so- bre o conteúdo de quadriláteros. O objetivo foi verificar se os alunos eram capazes de iden- tificar as características e os conceitos de paralelogramos, a partir dessa atividade.  Verifi- cou-se que os alunos, mesmo após a atividade, apresentaram dificuldade em identificar as características e os conceitos de paralelogramos. Os resultados revelaram que eles não têm os pré-requisitos necessários para trabalhar com estas figuras, apresentam dificuldade na leitura e interpretação dos enunciados e demonstram falta de autonomia, pois estavam sem- pre requisitando a intervenção do professor. Acredita-se que esses resultados, aparentemente negativos, foram importantes para a construção do conhecimento desses alunos. Essa foi a primeira experiência que eles tiveram com esse tipo de atividade e, provavelmente, se ela for aplicada com maior frequência poderá contribuir para que os alunos desenvolvam uma maior autonomia, necessária à construção do conhecimento matemático.
id SBEM_MAT-1_1b698ef7de85c67ca10a809bbb7eb5e2
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/261
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Atividade Envolvendo Quadriláteros: Um Relato de ExperiênciaGeometriaParalelogramoPIBIDEducação Matemática.Atualmente, o ensino da Matemática enfrenta muitas dificuldades em relação à deficiência na aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, licenciandos em Matemática da Unimontes, bolsistas do subprojeto Geometria Dinâmica do Programa Institucional de Bolsas de Inicia- ção à Docência – PIBID, elaboraram e aplicaram, para alunos do 6º ano, uma atividade so- bre o conteúdo de quadriláteros. O objetivo foi verificar se os alunos eram capazes de iden- tificar as características e os conceitos de paralelogramos, a partir dessa atividade.  Verifi- cou-se que os alunos, mesmo após a atividade, apresentaram dificuldade em identificar as características e os conceitos de paralelogramos. Os resultados revelaram que eles não têm os pré-requisitos necessários para trabalhar com estas figuras, apresentam dificuldade na leitura e interpretação dos enunciados e demonstram falta de autonomia, pois estavam sem- pre requisitando a intervenção do professor. Acredita-se que esses resultados, aparentemente negativos, foram importantes para a construção do conhecimento desses alunos. Essa foi a primeira experiência que eles tiveram com esse tipo de atividade e, provavelmente, se ela for aplicada com maior frequência poderá contribuir para que os alunos desenvolvam uma maior autonomia, necessária à construção do conhecimento matemático.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/261Educação Matemática em Revista; Número 37 - Novembro, 2012; 24 - 312317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/261/249Alves, Maria RachelSouza, Gabrielle VasconcelosGomes, Gustavo PereiraMaia, Fernanda AlvesAlmeida, Maria Tereza CarvalhoFrança, Silvana Diamantinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/261Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade Envolvendo Quadriláteros: Um Relato de Experiência
title Atividade Envolvendo Quadriláteros: Um Relato de Experiência
spellingShingle Atividade Envolvendo Quadriláteros: Um Relato de Experiência
Alves, Maria Rachel
Geometria
Paralelogramo
PIBID
Educação Matemática.
title_short Atividade Envolvendo Quadriláteros: Um Relato de Experiência
title_full Atividade Envolvendo Quadriláteros: Um Relato de Experiência
title_fullStr Atividade Envolvendo Quadriláteros: Um Relato de Experiência
title_full_unstemmed Atividade Envolvendo Quadriláteros: Um Relato de Experiência
title_sort Atividade Envolvendo Quadriláteros: Um Relato de Experiência
author Alves, Maria Rachel
author_facet Alves, Maria Rachel
Souza, Gabrielle Vasconcelos
Gomes, Gustavo Pereira
Maia, Fernanda Alves
Almeida, Maria Tereza Carvalho
França, Silvana Diamantino
author_role author
author2 Souza, Gabrielle Vasconcelos
Gomes, Gustavo Pereira
Maia, Fernanda Alves
Almeida, Maria Tereza Carvalho
França, Silvana Diamantino
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Rachel
Souza, Gabrielle Vasconcelos
Gomes, Gustavo Pereira
Maia, Fernanda Alves
Almeida, Maria Tereza Carvalho
França, Silvana Diamantino
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Paralelogramo
PIBID
Educação Matemática.
topic Geometria
Paralelogramo
PIBID
Educação Matemática.
description Atualmente, o ensino da Matemática enfrenta muitas dificuldades em relação à deficiência na aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, licenciandos em Matemática da Unimontes, bolsistas do subprojeto Geometria Dinâmica do Programa Institucional de Bolsas de Inicia- ção à Docência – PIBID, elaboraram e aplicaram, para alunos do 6º ano, uma atividade so- bre o conteúdo de quadriláteros. O objetivo foi verificar se os alunos eram capazes de iden- tificar as características e os conceitos de paralelogramos, a partir dessa atividade.  Verifi- cou-se que os alunos, mesmo após a atividade, apresentaram dificuldade em identificar as características e os conceitos de paralelogramos. Os resultados revelaram que eles não têm os pré-requisitos necessários para trabalhar com estas figuras, apresentam dificuldade na leitura e interpretação dos enunciados e demonstram falta de autonomia, pois estavam sem- pre requisitando a intervenção do professor. Acredita-se que esses resultados, aparentemente negativos, foram importantes para a construção do conhecimento desses alunos. Essa foi a primeira experiência que eles tiveram com esse tipo de atividade e, provavelmente, se ela for aplicada com maior frequência poderá contribuir para que os alunos desenvolvam uma maior autonomia, necessária à construção do conhecimento matemático.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/261
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/261/249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 37 - Novembro, 2012; 24 - 31
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128186474496