A dialética dos objetos ostensivos e não ostensivos na aprendizagem matemática: consequências para o caso de uma estudante cega

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Anjos, Daiana Zanelato
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moretti, Méricles Thadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1949
Resumo: Neste trabalho, procurou-se discutir a relação entre os objetos ostensivos e não ostensivos. Tal discussão ganha contornos ainda mais marcantes por se tratar de uma aluna cega no contexto de ensino e aprendizagem matemática que se ocupa de objetos de natureza ideal, objetos esses que só podem ser acessados por meio de representações. Percebeu-se que tanto Bosch e Chevallard quanto Duval concordam com o papel indissociável dos objetos ostensivos e não ostensivos no ensino e na aprendizagem matemática, mas esses autores possuem posições diferentes em sua abordagem em sala de aula. Esta pesquisa, que é parte de uma tese de doutorado, aponta alguns elementos semio-cognitivos que precisam ser levados em consideração na relação entre os objetos ostensivos e não ostensivos que são percebidos na aprendizagem de matemática para estudantes cegos. 
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