Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bukowitz, Natercia de Souza Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/880
Resumo: O artigo apresenta proposta de práticas investigativas em matemática, no curso de pedagogia, por meio da dinâmica de oficinas, imbricando pesquisa e ensino. O material proveniente de diálogos estabelecidos nas oficinas, bem como das observações de situações de estágio, suscitou questões problematizadoras, convergindo para a ação metodológica da pesquisa-ação. As oficinas relatadas visaram intervir nas concepções e práticas dos participantes em relação à compreensão e ao ensino dos números racionais. A fundamentação teórica acerca das oficinas sustentou- se em Carvalho, Pavanello e Serrazina. No que se refere ao tema dos racionais, buscou-se embasamento em Campos e D’Ambrosio e em Imenes, Jakubovic e Lellis. Repercussões positivas da proposta vêm se materializando sob a forma de projetos interdisciplinares desenvolvidos nas Escolas Municipais onde atua grande parte dos pesquisados.
id SBEM_MAT-1_2f995c6a354bf0a585b3b7622c7f695a
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/880
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionaisFormação de professoresOficinas de MatemáticaInvestigaçãoNúmeros racionaisGeometriaO artigo apresenta proposta de práticas investigativas em matemática, no curso de pedagogia, por meio da dinâmica de oficinas, imbricando pesquisa e ensino. O material proveniente de diálogos estabelecidos nas oficinas, bem como das observações de situações de estágio, suscitou questões problematizadoras, convergindo para a ação metodológica da pesquisa-ação. As oficinas relatadas visaram intervir nas concepções e práticas dos participantes em relação à compreensão e ao ensino dos números racionais. A fundamentação teórica acerca das oficinas sustentou- se em Carvalho, Pavanello e Serrazina. No que se refere ao tema dos racionais, buscou-se embasamento em Campos e D’Ambrosio e em Imenes, Jakubovic e Lellis. Repercussões positivas da proposta vêm se materializando sob a forma de projetos interdisciplinares desenvolvidos nas Escolas Municipais onde atua grande parte dos pesquisados.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/880Educação Matemática em Revista; Número 24 - Junho, 2008; p. 07-152317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/880/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBukowitz, Natercia de Souza Lima2017-05-24T13:34:30Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/880Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2017-05-24T13:34:30Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais
title Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais
spellingShingle Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais
Bukowitz, Natercia de Souza Lima
Formação de professores
Oficinas de Matemática
Investigação
Números racionais
Geometria
title_short Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais
title_full Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais
title_fullStr Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais
title_full_unstemmed Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais
title_sort Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais
author Bukowitz, Natercia de Souza Lima
author_facet Bukowitz, Natercia de Souza Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bukowitz, Natercia de Souza Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Oficinas de Matemática
Investigação
Números racionais
Geometria
topic Formação de professores
Oficinas de Matemática
Investigação
Números racionais
Geometria
description O artigo apresenta proposta de práticas investigativas em matemática, no curso de pedagogia, por meio da dinâmica de oficinas, imbricando pesquisa e ensino. O material proveniente de diálogos estabelecidos nas oficinas, bem como das observações de situações de estágio, suscitou questões problematizadoras, convergindo para a ação metodológica da pesquisa-ação. As oficinas relatadas visaram intervir nas concepções e práticas dos participantes em relação à compreensão e ao ensino dos números racionais. A fundamentação teórica acerca das oficinas sustentou- se em Carvalho, Pavanello e Serrazina. No que se refere ao tema dos racionais, buscou-se embasamento em Campos e D’Ambrosio e em Imenes, Jakubovic e Lellis. Repercussões positivas da proposta vêm se materializando sob a forma de projetos interdisciplinares desenvolvidos nas Escolas Municipais onde atua grande parte dos pesquisados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/880
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/880/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 24 - Junho, 2008; p. 07-15
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129042112512