Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/880 |
Resumo: | O artigo apresenta proposta de práticas investigativas em matemática, no curso de pedagogia, por meio da dinâmica de oficinas, imbricando pesquisa e ensino. O material proveniente de diálogos estabelecidos nas oficinas, bem como das observações de situações de estágio, suscitou questões problematizadoras, convergindo para a ação metodológica da pesquisa-ação. As oficinas relatadas visaram intervir nas concepções e práticas dos participantes em relação à compreensão e ao ensino dos números racionais. A fundamentação teórica acerca das oficinas sustentou- se em Carvalho, Pavanello e Serrazina. No que se refere ao tema dos racionais, buscou-se embasamento em Campos e D’Ambrosio e em Imenes, Jakubovic e Lellis. Repercussões positivas da proposta vêm se materializando sob a forma de projetos interdisciplinares desenvolvidos nas Escolas Municipais onde atua grande parte dos pesquisados. |
id |
SBEM_MAT-1_2f995c6a354bf0a585b3b7622c7f695a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/880 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionaisFormação de professoresOficinas de MatemáticaInvestigaçãoNúmeros racionaisGeometriaO artigo apresenta proposta de práticas investigativas em matemática, no curso de pedagogia, por meio da dinâmica de oficinas, imbricando pesquisa e ensino. O material proveniente de diálogos estabelecidos nas oficinas, bem como das observações de situações de estágio, suscitou questões problematizadoras, convergindo para a ação metodológica da pesquisa-ação. As oficinas relatadas visaram intervir nas concepções e práticas dos participantes em relação à compreensão e ao ensino dos números racionais. A fundamentação teórica acerca das oficinas sustentou- se em Carvalho, Pavanello e Serrazina. No que se refere ao tema dos racionais, buscou-se embasamento em Campos e D’Ambrosio e em Imenes, Jakubovic e Lellis. Repercussões positivas da proposta vêm se materializando sob a forma de projetos interdisciplinares desenvolvidos nas Escolas Municipais onde atua grande parte dos pesquisados.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/880Educação Matemática em Revista; Número 24 - Junho, 2008; p. 07-152317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/880/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBukowitz, Natercia de Souza Lima2017-05-24T13:34:30Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/880Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2017-05-24T13:34:30Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais |
title |
Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais |
spellingShingle |
Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais Bukowitz, Natercia de Souza Lima Formação de professores Oficinas de Matemática Investigação Números racionais Geometria |
title_short |
Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais |
title_full |
Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais |
title_fullStr |
Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais |
title_sort |
Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais |
author |
Bukowitz, Natercia de Souza Lima |
author_facet |
Bukowitz, Natercia de Souza Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bukowitz, Natercia de Souza Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Oficinas de Matemática Investigação Números racionais Geometria |
topic |
Formação de professores Oficinas de Matemática Investigação Números racionais Geometria |
description |
O artigo apresenta proposta de práticas investigativas em matemática, no curso de pedagogia, por meio da dinâmica de oficinas, imbricando pesquisa e ensino. O material proveniente de diálogos estabelecidos nas oficinas, bem como das observações de situações de estágio, suscitou questões problematizadoras, convergindo para a ação metodológica da pesquisa-ação. As oficinas relatadas visaram intervir nas concepções e práticas dos participantes em relação à compreensão e ao ensino dos números racionais. A fundamentação teórica acerca das oficinas sustentou- se em Carvalho, Pavanello e Serrazina. No que se refere ao tema dos racionais, buscou-se embasamento em Campos e D’Ambrosio e em Imenes, Jakubovic e Lellis. Repercussões positivas da proposta vêm se materializando sob a forma de projetos interdisciplinares desenvolvidos nas Escolas Municipais onde atua grande parte dos pesquisados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/880 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/880/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 24 - Junho, 2008; p. 07-15 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129042112512 |