Concepções de licenciandos sobre a relação ensino-aprendizagem e a existência de uma barreira tradicional a ser transposta
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1824 |
Resumo: | O trabalho apresenta uma investigação realizada ao longo de um semestre letivo com uma turma de licenciatura em matemática, revelando algumas concepções coletadas a partir de formulários aplicados e entrevistas semiestruturadas. Por meio das técnicas de análise de conteúdo (Bardin, 1977) verificamos que as metodologias preferidas pelos estudantes estão alinhadas a um paradigma tradicional. A pesquisa implementada é do tipo interpretativa (Erickson, 1986), onde a análise metodológica do caso é apresentada com densidade suficiente para as assertivas que são defendidas, que buscaram posicionar os alunos entre uma preferência por metodologias tradicionais ou ativas. Discutimos os resultados de nossa análise buscando situá-los no contexto em que a pesquisa foi desenvolvida, conectando-os, também, com discussões recentes levantadas na pesquisa em ensino de ciências e matemática sobre metodologias ativas e formação de professores. |
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Concepções de licenciandos sobre a relação ensino-aprendizagem e a existência de uma barreira tradicional a ser transpostaO trabalho apresenta uma investigação realizada ao longo de um semestre letivo com uma turma de licenciatura em matemática, revelando algumas concepções coletadas a partir de formulários aplicados e entrevistas semiestruturadas. Por meio das técnicas de análise de conteúdo (Bardin, 1977) verificamos que as metodologias preferidas pelos estudantes estão alinhadas a um paradigma tradicional. A pesquisa implementada é do tipo interpretativa (Erickson, 1986), onde a análise metodológica do caso é apresentada com densidade suficiente para as assertivas que são defendidas, que buscaram posicionar os alunos entre uma preferência por metodologias tradicionais ou ativas. Discutimos os resultados de nossa análise buscando situá-los no contexto em que a pesquisa foi desenvolvida, conectando-os, também, com discussões recentes levantadas na pesquisa em ensino de ciências e matemática sobre metodologias ativas e formação de professores.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/182410.37001/emr.v0i0.1824Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 114 - 1362317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1824/2010Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Erick dos Santos2022-12-19T14:10:35Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1824Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:10:35Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
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