Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Ambrosio, Ubiratan
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1639
Resumo: O título Apresentação para este capítulo pode causar estranheza. Geralmente uma apresentação comenta sobre o livro como um todo, sobre os vários capítulos e temas abordados. Achei um exercício repetitivo fazer isso. O Sumário, com os títulos dos capítulos tão claros, fala, em si, sobre o conteúdo deste volume. A escolha de autores cobre, praticamente, todas as Múltiplas Vozes prometidas no título do volume. Autores abordam contextos indígenas, quilombolas, profissional e praticamente todas as situações em que o fazer matemático se faz de forma diferenciada, respondendo a contextos culturais e mitológicos, sociais, políticos, ambientais e educacionais distintos. É extraordinária a riqueza de cobertura oferecida neste volume. Por isso, optei por fazer considerações gerais sobre Etnomatemática, que hoje se confirma como das áreas de pesquisa e práticas pedagógicas mais ativas em todo o mundo.
id SBEM_MAT-1_3824481ea4050b670c234e9e1e4db252
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1639
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling ApresentaçãoO título Apresentação para este capítulo pode causar estranheza. Geralmente uma apresentação comenta sobre o livro como um todo, sobre os vários capítulos e temas abordados. Achei um exercício repetitivo fazer isso. O Sumário, com os títulos dos capítulos tão claros, fala, em si, sobre o conteúdo deste volume. A escolha de autores cobre, praticamente, todas as Múltiplas Vozes prometidas no título do volume. Autores abordam contextos indígenas, quilombolas, profissional e praticamente todas as situações em que o fazer matemático se faz de forma diferenciada, respondendo a contextos culturais e mitológicos, sociais, políticos, ambientais e educacionais distintos. É extraordinária a riqueza de cobertura oferecida neste volume. Por isso, optei por fazer considerações gerais sobre Etnomatemática, que hoje se confirma como das áreas de pesquisa e práticas pedagógicas mais ativas em todo o mundo.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1639Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 9-192317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1639/1080Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessD'Ambrosio, Ubiratan2022-12-23T10:52:32Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1639Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:52:32Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
D'Ambrosio, Ubiratan
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author D'Ambrosio, Ubiratan
author_facet D'Ambrosio, Ubiratan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Ambrosio, Ubiratan
description O título Apresentação para este capítulo pode causar estranheza. Geralmente uma apresentação comenta sobre o livro como um todo, sobre os vários capítulos e temas abordados. Achei um exercício repetitivo fazer isso. O Sumário, com os títulos dos capítulos tão claros, fala, em si, sobre o conteúdo deste volume. A escolha de autores cobre, praticamente, todas as Múltiplas Vozes prometidas no título do volume. Autores abordam contextos indígenas, quilombolas, profissional e praticamente todas as situações em que o fazer matemático se faz de forma diferenciada, respondendo a contextos culturais e mitológicos, sociais, políticos, ambientais e educacionais distintos. É extraordinária a riqueza de cobertura oferecida neste volume. Por isso, optei por fazer considerações gerais sobre Etnomatemática, que hoje se confirma como das áreas de pesquisa e práticas pedagógicas mais ativas em todo o mundo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1639
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1639/1080
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 9-19
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130264752128