O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas em um livro didático de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, André Pereira da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Marilene Rosa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1030
Resumo:  Esta pesquisa teve por objetivo analisar a abordagem dos quadriláteros notáveis presente em um livro didático do sexto ano do Ensino Fundamental. Assim, utilizou-se como referencial teórico a Teoria Antropológica do Didático (TAD), desenvolvida por Chevallard (1999) e a definição de quadriláteros tomada por Lima e Carvalho (2010). Com uma abordagem qualitativa por meio de análise documental, foram analisados os tipos de tarefas evidentes no tópico dedicado aos quadriláteros notáveis. O estudo possibilitou evidenciar uma forte tendência de abordar esse conceito por meio do cálculo da medida de grandezas geométricas. Além disso, o foco na aparência física e na representação geométrica dessas figuras contribui para um ensino centrado nos aspectos de reconhecimento de objetos geométricos “prontos”, já produzidos no livro didático. Portanto, a análise indica a necessidade de que esse saber seja explorado por meio de tarefas que solicitem a construção desses objetos geométricos, além de mobilizar suas propriedades.
id SBEM_MAT-1_3dbb260c28d33c5c1ee25d51cb828909
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1030
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas em um livro didático de matemática Esta pesquisa teve por objetivo analisar a abordagem dos quadriláteros notáveis presente em um livro didático do sexto ano do Ensino Fundamental. Assim, utilizou-se como referencial teórico a Teoria Antropológica do Didático (TAD), desenvolvida por Chevallard (1999) e a definição de quadriláteros tomada por Lima e Carvalho (2010). Com uma abordagem qualitativa por meio de análise documental, foram analisados os tipos de tarefas evidentes no tópico dedicado aos quadriláteros notáveis. O estudo possibilitou evidenciar uma forte tendência de abordar esse conceito por meio do cálculo da medida de grandezas geométricas. Além disso, o foco na aparência física e na representação geométrica dessas figuras contribui para um ensino centrado nos aspectos de reconhecimento de objetos geométricos “prontos”, já produzidos no livro didático. Portanto, a análise indica a necessidade de que esse saber seja explorado por meio de tarefas que solicitem a construção desses objetos geométricos, além de mobilizar suas propriedades.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1030Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 59 (2018): jul./set.; 39-522317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1030/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, André Pereira daSantos, Marilene Rosa dos2022-12-23T10:53:24Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1030Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:53:24Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas em um livro didático de matemática
title O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas em um livro didático de matemática
spellingShingle O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas em um livro didático de matemática
Costa, André Pereira da
title_short O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas em um livro didático de matemática
title_full O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas em um livro didático de matemática
title_fullStr O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas em um livro didático de matemática
title_full_unstemmed O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas em um livro didático de matemática
title_sort O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas em um livro didático de matemática
author Costa, André Pereira da
author_facet Costa, André Pereira da
Santos, Marilene Rosa dos
author_role author
author2 Santos, Marilene Rosa dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, André Pereira da
Santos, Marilene Rosa dos
description  Esta pesquisa teve por objetivo analisar a abordagem dos quadriláteros notáveis presente em um livro didático do sexto ano do Ensino Fundamental. Assim, utilizou-se como referencial teórico a Teoria Antropológica do Didático (TAD), desenvolvida por Chevallard (1999) e a definição de quadriláteros tomada por Lima e Carvalho (2010). Com uma abordagem qualitativa por meio de análise documental, foram analisados os tipos de tarefas evidentes no tópico dedicado aos quadriláteros notáveis. O estudo possibilitou evidenciar uma forte tendência de abordar esse conceito por meio do cálculo da medida de grandezas geométricas. Além disso, o foco na aparência física e na representação geométrica dessas figuras contribui para um ensino centrado nos aspectos de reconhecimento de objetos geométricos “prontos”, já produzidos no livro didático. Portanto, a análise indica a necessidade de que esse saber seja explorado por meio de tarefas que solicitem a construção desses objetos geométricos, além de mobilizar suas propriedades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1030
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1030/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 59 (2018): jul./set.; 39-52
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129434279936