Soluções Alternativas em Problemas de Máximos e Mínimos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Rogério César
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/192
Resumo: Dois problemas de máximos e mínimos são bastante conhecidos entre os estudantes: a maximização da área do retângulo fixado o perímetro e a minimização do perímetro do retângulo fixada a área. Em geral, o problema da maximização da área fixado o perímetro é trabalhado no nono ano do Ensino Fundamental e, também, no primeiro ano do Ensino Médio como exemplos de aplicação do vértice da parábola. Já o problema da minimização do perímetro requer o uso de Derivadas, e por isso é tratado no Ensino Superior. Este artigo propõe, como atividades alternativas a serem trabalhadas em sala de aula, outros caminhos para a resolução destes dois problemas, com o intuito de mostrar aos alunos que um mesmo problema em Matemática pode, em geral, ser resolvido de várias maneiras.
id SBEM_MAT-1_4030728f1f646fdb426ef959dff3eff8
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/192
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Soluções Alternativas em Problemas de Máximos e MínimosDois problemas de máximos e mínimos são bastante conhecidos entre os estudantes: a maximização da área do retângulo fixado o perímetro e a minimização do perímetro do retângulo fixada a área. Em geral, o problema da maximização da área fixado o perímetro é trabalhado no nono ano do Ensino Fundamental e, também, no primeiro ano do Ensino Médio como exemplos de aplicação do vértice da parábola. Já o problema da minimização do perímetro requer o uso de Derivadas, e por isso é tratado no Ensino Superior. Este artigo propõe, como atividades alternativas a serem trabalhadas em sala de aula, outros caminhos para a resolução destes dois problemas, com o intuito de mostrar aos alunos que um mesmo problema em Matemática pode, em geral, ser resolvido de várias maneiras.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/192Educação Matemática em Revista; Número 31 - Novembro, 2010; 33 - 382317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/192/183dos Santos, Rogério Césarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/192Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Soluções Alternativas em Problemas de Máximos e Mínimos
title Soluções Alternativas em Problemas de Máximos e Mínimos
spellingShingle Soluções Alternativas em Problemas de Máximos e Mínimos
dos Santos, Rogério César
title_short Soluções Alternativas em Problemas de Máximos e Mínimos
title_full Soluções Alternativas em Problemas de Máximos e Mínimos
title_fullStr Soluções Alternativas em Problemas de Máximos e Mínimos
title_full_unstemmed Soluções Alternativas em Problemas de Máximos e Mínimos
title_sort Soluções Alternativas em Problemas de Máximos e Mínimos
author dos Santos, Rogério César
author_facet dos Santos, Rogério César
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Rogério César
description Dois problemas de máximos e mínimos são bastante conhecidos entre os estudantes: a maximização da área do retângulo fixado o perímetro e a minimização do perímetro do retângulo fixada a área. Em geral, o problema da maximização da área fixado o perímetro é trabalhado no nono ano do Ensino Fundamental e, também, no primeiro ano do Ensino Médio como exemplos de aplicação do vértice da parábola. Já o problema da minimização do perímetro requer o uso de Derivadas, e por isso é tratado no Ensino Superior. Este artigo propõe, como atividades alternativas a serem trabalhadas em sala de aula, outros caminhos para a resolução destes dois problemas, com o intuito de mostrar aos alunos que um mesmo problema em Matemática pode, em geral, ser resolvido de várias maneiras.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/192
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/192/183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 31 - Novembro, 2010; 33 - 38
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127858270208