“Por dentro da bola” Reflexões sobre a prática pedagógica do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Roseli de alvarenga
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1708
Resumo: A análise e reflexão feitas após um trabalho realizado com professores de matemática com base em uma matéria jornalística, constituem-se no tema central deste artigo. O mesmo considera o significado do “aprender com prazer” e das aspirações do professor de matemática em transformar sua prática. Traz ainda ideias que ressaltam e valorizam a visão inter e multidisciplinar no currículo escolar e aborda a pesquisa como o elo a ser criado entre a prática e a teoria resultando em modificação e aprimoramento da prática e a volta à teoria. Este artigo pretende contribuir para incentivar as reflexões e discussões sobre matemática e educação matemática que o professor e o futuro professor possam estar realizando em seus grupos de trabalho e pesquisa.
id SBEM_MAT-1_4aceea0a36fc3e0098abe63e7577e14e
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1708
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling “Por dentro da bola” Reflexões sobre a prática pedagógica do professor de matemáticaA análise e reflexão feitas após um trabalho realizado com professores de matemática com base em uma matéria jornalística, constituem-se no tema central deste artigo. O mesmo considera o significado do “aprender com prazer” e das aspirações do professor de matemática em transformar sua prática. Traz ainda ideias que ressaltam e valorizam a visão inter e multidisciplinar no currículo escolar e aborda a pesquisa como o elo a ser criado entre a prática e a teoria resultando em modificação e aprimoramento da prática e a volta à teoria. Este artigo pretende contribuir para incentivar as reflexões e discussões sobre matemática e educação matemática que o professor e o futuro professor possam estar realizando em seus grupos de trabalho e pesquisa.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1708Educação Matemática em Revista; NÚMERO 11 - Dezembro 2001; 34-402317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1708/1201Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Roseli de alvarenga2019-01-16T20:06:29Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1708Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2019-01-16T20:06:29Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv “Por dentro da bola” Reflexões sobre a prática pedagógica do professor de matemática
title “Por dentro da bola” Reflexões sobre a prática pedagógica do professor de matemática
spellingShingle “Por dentro da bola” Reflexões sobre a prática pedagógica do professor de matemática
Corrêa, Roseli de alvarenga
title_short “Por dentro da bola” Reflexões sobre a prática pedagógica do professor de matemática
title_full “Por dentro da bola” Reflexões sobre a prática pedagógica do professor de matemática
title_fullStr “Por dentro da bola” Reflexões sobre a prática pedagógica do professor de matemática
title_full_unstemmed “Por dentro da bola” Reflexões sobre a prática pedagógica do professor de matemática
title_sort “Por dentro da bola” Reflexões sobre a prática pedagógica do professor de matemática
author Corrêa, Roseli de alvarenga
author_facet Corrêa, Roseli de alvarenga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Roseli de alvarenga
description A análise e reflexão feitas após um trabalho realizado com professores de matemática com base em uma matéria jornalística, constituem-se no tema central deste artigo. O mesmo considera o significado do “aprender com prazer” e das aspirações do professor de matemática em transformar sua prática. Traz ainda ideias que ressaltam e valorizam a visão inter e multidisciplinar no currículo escolar e aborda a pesquisa como o elo a ser criado entre a prática e a teoria resultando em modificação e aprimoramento da prática e a volta à teoria. Este artigo pretende contribuir para incentivar as reflexões e discussões sobre matemática e educação matemática que o professor e o futuro professor possam estar realizando em seus grupos de trabalho e pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1708
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1708/1201
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; NÚMERO 11 - Dezembro 2001; 34-40
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130326618112