Técnica para determinar áreas em superfícies irregulares utilizando o conceito de proporcionalidade, aplicável no ensino fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scartazzini, Luiz Silvio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Jorge Tadeu Vargas da, Cônsul, Renato de Ávila, Poços, João Claudio Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1730
Resumo: É proposta uma técnica para determinar áreas em superfícies irregulares aplicando o conceito das razões e proporções. O método proposto é a pesagem. Os materiais utilizados são os mapas aerofotogramétricos em escala e uma balança. O resultado obtido é comparado com o método convencional de medidas de áreas irregulares, na agrimensura, realizadas por meio da planimetria. A aplicabilidade desta técnica está na obtenção de áreas de pequenas propriedades agrícolas ou de territórios de distritos, ou de bacias hidrográficas, na geração de mapas de propriedades rurais, territoriais e cartográficos.
id SBEM_MAT-1_4b9122aa8867e3a8eb6c5470b4db16e0
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1730
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Técnica para determinar áreas em superfícies irregulares utilizando o conceito de proporcionalidade, aplicável no ensino fundamental e médioÉ proposta uma técnica para determinar áreas em superfícies irregulares aplicando o conceito das razões e proporções. O método proposto é a pesagem. Os materiais utilizados são os mapas aerofotogramétricos em escala e uma balança. O resultado obtido é comparado com o método convencional de medidas de áreas irregulares, na agrimensura, realizadas por meio da planimetria. A aplicabilidade desta técnica está na obtenção de áreas de pequenas propriedades agrícolas ou de territórios de distritos, ou de bacias hidrográficas, na geração de mapas de propriedades rurais, territoriais e cartográficos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1730Educação Matemática em Revista; NÚMERO 18/19 - Dezembro 2005; 57-592317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1730/1215Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessScartazzini, Luiz SilvioSilva, Jorge Tadeu Vargas daCônsul, Renato de ÁvilaPoços, João Claudio Sanches2019-01-24T15:09:59Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1730Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2019-01-24T15:09:59Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Técnica para determinar áreas em superfícies irregulares utilizando o conceito de proporcionalidade, aplicável no ensino fundamental e médio
title Técnica para determinar áreas em superfícies irregulares utilizando o conceito de proporcionalidade, aplicável no ensino fundamental e médio
spellingShingle Técnica para determinar áreas em superfícies irregulares utilizando o conceito de proporcionalidade, aplicável no ensino fundamental e médio
Scartazzini, Luiz Silvio
title_short Técnica para determinar áreas em superfícies irregulares utilizando o conceito de proporcionalidade, aplicável no ensino fundamental e médio
title_full Técnica para determinar áreas em superfícies irregulares utilizando o conceito de proporcionalidade, aplicável no ensino fundamental e médio
title_fullStr Técnica para determinar áreas em superfícies irregulares utilizando o conceito de proporcionalidade, aplicável no ensino fundamental e médio
title_full_unstemmed Técnica para determinar áreas em superfícies irregulares utilizando o conceito de proporcionalidade, aplicável no ensino fundamental e médio
title_sort Técnica para determinar áreas em superfícies irregulares utilizando o conceito de proporcionalidade, aplicável no ensino fundamental e médio
author Scartazzini, Luiz Silvio
author_facet Scartazzini, Luiz Silvio
Silva, Jorge Tadeu Vargas da
Cônsul, Renato de Ávila
Poços, João Claudio Sanches
author_role author
author2 Silva, Jorge Tadeu Vargas da
Cônsul, Renato de Ávila
Poços, João Claudio Sanches
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scartazzini, Luiz Silvio
Silva, Jorge Tadeu Vargas da
Cônsul, Renato de Ávila
Poços, João Claudio Sanches
description É proposta uma técnica para determinar áreas em superfícies irregulares aplicando o conceito das razões e proporções. O método proposto é a pesagem. Os materiais utilizados são os mapas aerofotogramétricos em escala e uma balança. O resultado obtido é comparado com o método convencional de medidas de áreas irregulares, na agrimensura, realizadas por meio da planimetria. A aplicabilidade desta técnica está na obtenção de áreas de pequenas propriedades agrícolas ou de territórios de distritos, ou de bacias hidrográficas, na geração de mapas de propriedades rurais, territoriais e cartográficos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1730
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1730/1215
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; NÚMERO 18/19 - Dezembro 2005; 57-59
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130623365120