Avaliação Formativa e as Sequências Didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Função Afim no 1º ano do Ensino Médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Buranello, Luciana Vanessa Almeida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lopes Junior, Jair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/827
Resumo: A presente pesquisa busca, por meio de uma abordagem fenomenológica hermenêutica, responder à interrogação: quais são as possibilidades de realizar uma avaliação formativa quando se ensina função afim no primeiro ano do ensino médio, considerando como instrumento avaliativo uma sequência didática? Tendo como participantes uma professora pesquisadora e 38 alunos do primeiro ano do ensino médio matriculados em instituição pública federal, foi possível verificar, por meio da aplicação de uma sequência didática, que versou sobre o conteúdo função afim, e da projeção de um banner com as ideias fundamentais elegidas pelos alunos, que a avaliação formativa pode ser viabilizada por meio de uma sequência didática flexível, o que possibilita intervenções imediatas por parte da professora pesquisadora, assim como promove uma avaliação que esteja a serviço da aprendizagem dos alunos.     
id SBEM_MAT-1_4bb64e8dc469b93ef06d929be2bdba2d
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/827
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Avaliação Formativa e as Sequências Didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Função Afim no 1º ano do Ensino Médio.Avaliação FormativaSequência DidáticaFunção AfimInstrumento de AvaliaçãoIntervenção.A presente pesquisa busca, por meio de uma abordagem fenomenológica hermenêutica, responder à interrogação: quais são as possibilidades de realizar uma avaliação formativa quando se ensina função afim no primeiro ano do ensino médio, considerando como instrumento avaliativo uma sequência didática? Tendo como participantes uma professora pesquisadora e 38 alunos do primeiro ano do ensino médio matriculados em instituição pública federal, foi possível verificar, por meio da aplicação de uma sequência didática, que versou sobre o conteúdo função afim, e da projeção de um banner com as ideias fundamentais elegidas pelos alunos, que a avaliação formativa pode ser viabilizada por meio de uma sequência didática flexível, o que possibilita intervenções imediatas por parte da professora pesquisadora, assim como promove uma avaliação que esteja a serviço da aprendizagem dos alunos.     Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/827Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 176-1922317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/827/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Buranello, Luciana Vanessa AlmeidaLopes Junior, Jair2022-12-23T10:55:53Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/827Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:55:53Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Formativa e as Sequências Didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Função Afim no 1º ano do Ensino Médio.
title Avaliação Formativa e as Sequências Didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Função Afim no 1º ano do Ensino Médio.
spellingShingle Avaliação Formativa e as Sequências Didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Função Afim no 1º ano do Ensino Médio.
Almeida Buranello, Luciana Vanessa Almeida
Avaliação Formativa
Sequência Didática
Função Afim
Instrumento de Avaliação
Intervenção.
title_short Avaliação Formativa e as Sequências Didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Função Afim no 1º ano do Ensino Médio.
title_full Avaliação Formativa e as Sequências Didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Função Afim no 1º ano do Ensino Médio.
title_fullStr Avaliação Formativa e as Sequências Didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Função Afim no 1º ano do Ensino Médio.
title_full_unstemmed Avaliação Formativa e as Sequências Didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Função Afim no 1º ano do Ensino Médio.
title_sort Avaliação Formativa e as Sequências Didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Função Afim no 1º ano do Ensino Médio.
author Almeida Buranello, Luciana Vanessa Almeida
author_facet Almeida Buranello, Luciana Vanessa Almeida
Lopes Junior, Jair
author_role author
author2 Lopes Junior, Jair
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Buranello, Luciana Vanessa Almeida
Lopes Junior, Jair
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Formativa
Sequência Didática
Função Afim
Instrumento de Avaliação
Intervenção.
topic Avaliação Formativa
Sequência Didática
Função Afim
Instrumento de Avaliação
Intervenção.
description A presente pesquisa busca, por meio de uma abordagem fenomenológica hermenêutica, responder à interrogação: quais são as possibilidades de realizar uma avaliação formativa quando se ensina função afim no primeiro ano do ensino médio, considerando como instrumento avaliativo uma sequência didática? Tendo como participantes uma professora pesquisadora e 38 alunos do primeiro ano do ensino médio matriculados em instituição pública federal, foi possível verificar, por meio da aplicação de uma sequência didática, que versou sobre o conteúdo função afim, e da projeção de um banner com as ideias fundamentais elegidas pelos alunos, que a avaliação formativa pode ser viabilizada por meio de uma sequência didática flexível, o que possibilita intervenções imediatas por parte da professora pesquisadora, assim como promove uma avaliação que esteja a serviço da aprendizagem dos alunos.     
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/827
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/827/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 176-192
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129023238144