Competência comunicativa: Um suporte teórico-prático para a formação do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ângela Maria Liberalquino
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Albuquerque, Marlos Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/813
Resumo: O objetivo deste artigo é ampliar as reflexões sobre a competência comunicativa na formação do professor de Matemática. Assim, pretende-se, num primeiro momento, justificar a importância dessa competência para o professor em questão, com base em textos oficiais e em estudos realizados em Educação Matemática. Depois, serão apresentadas as concepções de competência comunicativa e outras à luz das ciências da linguagem. Com essa fundamentação teórica, será feita uma análise de situações da vida pessoal e profissional do professor de Matemática em que várias competências são convocadas, entre as quais a comunicativa, que servirá de suporte às demais. Por fim, serão sugeridas algumas condições que contribuiriam para desenvolver a competência que mereceu esta investigação.
id SBEM_MAT-1_50fcd4c780e0061789cc62dd564a1944
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/813
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Competência comunicativa: Um suporte teórico-prático para a formação do professor de matemáticaO objetivo deste artigo é ampliar as reflexões sobre a competência comunicativa na formação do professor de Matemática. Assim, pretende-se, num primeiro momento, justificar a importância dessa competência para o professor em questão, com base em textos oficiais e em estudos realizados em Educação Matemática. Depois, serão apresentadas as concepções de competência comunicativa e outras à luz das ciências da linguagem. Com essa fundamentação teórica, será feita uma análise de situações da vida pessoal e profissional do professor de Matemática em que várias competências são convocadas, entre as quais a comunicativa, que servirá de suporte às demais. Por fim, serão sugeridas algumas condições que contribuiriam para desenvolver a competência que mereceu esta investigação.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/813Educação Matemática em Revista; Número 25 - Dezembro, 2008; 22-322317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/813/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ângela Maria LiberalquinoAlbuquerque, Marlos Gomes de2017-05-01T10:30:15Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/813Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2017-05-01T10:30:15Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência comunicativa: Um suporte teórico-prático para a formação do professor de matemática
title Competência comunicativa: Um suporte teórico-prático para a formação do professor de matemática
spellingShingle Competência comunicativa: Um suporte teórico-prático para a formação do professor de matemática
Ferreira, Ângela Maria Liberalquino
title_short Competência comunicativa: Um suporte teórico-prático para a formação do professor de matemática
title_full Competência comunicativa: Um suporte teórico-prático para a formação do professor de matemática
title_fullStr Competência comunicativa: Um suporte teórico-prático para a formação do professor de matemática
title_full_unstemmed Competência comunicativa: Um suporte teórico-prático para a formação do professor de matemática
title_sort Competência comunicativa: Um suporte teórico-prático para a formação do professor de matemática
author Ferreira, Ângela Maria Liberalquino
author_facet Ferreira, Ângela Maria Liberalquino
Albuquerque, Marlos Gomes de
author_role author
author2 Albuquerque, Marlos Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ângela Maria Liberalquino
Albuquerque, Marlos Gomes de
description O objetivo deste artigo é ampliar as reflexões sobre a competência comunicativa na formação do professor de Matemática. Assim, pretende-se, num primeiro momento, justificar a importância dessa competência para o professor em questão, com base em textos oficiais e em estudos realizados em Educação Matemática. Depois, serão apresentadas as concepções de competência comunicativa e outras à luz das ciências da linguagem. Com essa fundamentação teórica, será feita uma análise de situações da vida pessoal e profissional do professor de Matemática em que várias competências são convocadas, entre as quais a comunicativa, que servirá de suporte às demais. Por fim, serão sugeridas algumas condições que contribuiriam para desenvolver a competência que mereceu esta investigação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/813
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/813/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 25 - Dezembro, 2008; 22-32
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129008558080