Teoria e prática: A interdisciplinaridade a partir de uma análise investigativa no lançamento de dardo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia Ferreira, Alexandre
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, José Carlos Thompson da, Lourenção, Vagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2886
Resumo: Neste relato, apresentamos uma tarefa investigativa de análise da trajetória percorrida por um dardo ao ser lançado numa atividade prática da modalidade de atletismo realizado no Instituto Federal do Espírito Santo no ano de 2016. O trabalho teve como objetivo promover a interdisciplinaridade dos componentes curriculares de Matemática e de Educação Física. Participaram 100 alunos de 03 turmas de 2º ano de dois cursos técnicos (Química e Mecânica) integrado ao ensino médio. Sob a ótica de experimento de ensino, adotou-se a metodologia do professor pesquisador, delineada em quatorze encontros, divididas em oito etapas dirigidas por roteiro. Recorreu-se a análise de dados produzidos pelos alunos nos registros individuais, nas entrevistas e nos recursos audiovisuais. Apoiado na metodologia construcionista, os estudantes puderam inferir sobre suas respostas e constatar que, após o lançamento, havia um ângulo ideal de partida e que a trajetória do dardo deveria ser parabólica com curva passível de ser modelada via Geogebra.
id SBEM_MAT-1_71d4ccf06b26ee3c127988fee33b6658
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2886
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Teoria e prática: A interdisciplinaridade a partir de uma análise investigativa no lançamento de dardoNeste relato, apresentamos uma tarefa investigativa de análise da trajetória percorrida por um dardo ao ser lançado numa atividade prática da modalidade de atletismo realizado no Instituto Federal do Espírito Santo no ano de 2016. O trabalho teve como objetivo promover a interdisciplinaridade dos componentes curriculares de Matemática e de Educação Física. Participaram 100 alunos de 03 turmas de 2º ano de dois cursos técnicos (Química e Mecânica) integrado ao ensino médio. Sob a ótica de experimento de ensino, adotou-se a metodologia do professor pesquisador, delineada em quatorze encontros, divididas em oito etapas dirigidas por roteiro. Recorreu-se a análise de dados produzidos pelos alunos nos registros individuais, nas entrevistas e nos recursos audiovisuais. Apoiado na metodologia construcionista, os estudantes puderam inferir sobre suas respostas e constatar que, após o lançamento, havia um ângulo ideal de partida e que a trajetória do dardo deveria ser parabólica com curva passível de ser modelada via Geogebra.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2886Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 74 (2022): jan./mar.; 34-492317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2886/2095Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia Ferreira, AlexandreSilva, José Carlos Thompson daLourenção, Vagner 2022-12-19T14:06:17Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2886Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:06:17Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria e prática: A interdisciplinaridade a partir de uma análise investigativa no lançamento de dardo
title Teoria e prática: A interdisciplinaridade a partir de uma análise investigativa no lançamento de dardo
spellingShingle Teoria e prática: A interdisciplinaridade a partir de uma análise investigativa no lançamento de dardo
Maia Ferreira, Alexandre
title_short Teoria e prática: A interdisciplinaridade a partir de uma análise investigativa no lançamento de dardo
title_full Teoria e prática: A interdisciplinaridade a partir de uma análise investigativa no lançamento de dardo
title_fullStr Teoria e prática: A interdisciplinaridade a partir de uma análise investigativa no lançamento de dardo
title_full_unstemmed Teoria e prática: A interdisciplinaridade a partir de uma análise investigativa no lançamento de dardo
title_sort Teoria e prática: A interdisciplinaridade a partir de uma análise investigativa no lançamento de dardo
author Maia Ferreira, Alexandre
author_facet Maia Ferreira, Alexandre
Silva, José Carlos Thompson da
Lourenção, Vagner
author_role author
author2 Silva, José Carlos Thompson da
Lourenção, Vagner
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia Ferreira, Alexandre
Silva, José Carlos Thompson da
Lourenção, Vagner
description Neste relato, apresentamos uma tarefa investigativa de análise da trajetória percorrida por um dardo ao ser lançado numa atividade prática da modalidade de atletismo realizado no Instituto Federal do Espírito Santo no ano de 2016. O trabalho teve como objetivo promover a interdisciplinaridade dos componentes curriculares de Matemática e de Educação Física. Participaram 100 alunos de 03 turmas de 2º ano de dois cursos técnicos (Química e Mecânica) integrado ao ensino médio. Sob a ótica de experimento de ensino, adotou-se a metodologia do professor pesquisador, delineada em quatorze encontros, divididas em oito etapas dirigidas por roteiro. Recorreu-se a análise de dados produzidos pelos alunos nos registros individuais, nas entrevistas e nos recursos audiovisuais. Apoiado na metodologia construcionista, os estudantes puderam inferir sobre suas respostas e constatar que, após o lançamento, havia um ângulo ideal de partida e que a trajetória do dardo deveria ser parabólica com curva passível de ser modelada via Geogebra.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2886
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2886/2095
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 74 (2022): jan./mar.; 34-49
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131137167360