Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tovar Costa, Marcus Vinicius
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Castro Barbosa, Augusto Cesar, Concordido, Cláudia Ferreira Reis, Jaconiano, Emanuel Arcanjo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1010
Resumo: Este trabalho é uma proposta de uma forma didática alternativa para o ensino de proporcionalidade, usando como metodologia a resolução de problemas baseada em Polya, com foco no método de redução à unidade. Ao analisar alguns livros didáticos, entendeu-se que a abordagem atual sobre esse conceito, em muitos casos, pode não ser a mais adequada, dificultando, assim, o aprendizado por parte dos alunos. Por meio de um trabalho realizado na rede particular, verificou-se em turmas do primeiro ano do Ensino Médio que o conhecimento prévio acerca de proporcionalidade estava abaixo do que se esperava e que a proposta de ensino por meio da metodologia resolução de problemas, assim como o emprego da redução à unidade, se mostrou bastante satisfatória.
id SBEM_MAT-1_724c5d672f294ece7d05e9239c3ea964
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1010
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidadeProporcionalidadeRedução à unidadeResolução de problemas.Este trabalho é uma proposta de uma forma didática alternativa para o ensino de proporcionalidade, usando como metodologia a resolução de problemas baseada em Polya, com foco no método de redução à unidade. Ao analisar alguns livros didáticos, entendeu-se que a abordagem atual sobre esse conceito, em muitos casos, pode não ser a mais adequada, dificultando, assim, o aprendizado por parte dos alunos. Por meio de um trabalho realizado na rede particular, verificou-se em turmas do primeiro ano do Ensino Médio que o conhecimento prévio acerca de proporcionalidade estava abaixo do que se esperava e que a proposta de ensino por meio da metodologia resolução de problemas, assim como o emprego da redução à unidade, se mostrou bastante satisfatória.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1010Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 98-1132317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1010/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessTovar Costa, Marcus Viniciusde Castro Barbosa, Augusto CesarConcordido, Cláudia Ferreira ReisJaconiano, Emanuel Arcanjo2022-12-21T18:42:26Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1010Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:42:26Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade
title Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade
spellingShingle Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade
Tovar Costa, Marcus Vinicius
Proporcionalidade
Redução à unidade
Resolução de problemas.
title_short Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade
title_full Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade
title_fullStr Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade
title_full_unstemmed Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade
title_sort Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade
author Tovar Costa, Marcus Vinicius
author_facet Tovar Costa, Marcus Vinicius
de Castro Barbosa, Augusto Cesar
Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Jaconiano, Emanuel Arcanjo
author_role author
author2 de Castro Barbosa, Augusto Cesar
Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Jaconiano, Emanuel Arcanjo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tovar Costa, Marcus Vinicius
de Castro Barbosa, Augusto Cesar
Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Jaconiano, Emanuel Arcanjo
dc.subject.por.fl_str_mv Proporcionalidade
Redução à unidade
Resolução de problemas.
topic Proporcionalidade
Redução à unidade
Resolução de problemas.
description Este trabalho é uma proposta de uma forma didática alternativa para o ensino de proporcionalidade, usando como metodologia a resolução de problemas baseada em Polya, com foco no método de redução à unidade. Ao analisar alguns livros didáticos, entendeu-se que a abordagem atual sobre esse conceito, em muitos casos, pode não ser a mais adequada, dificultando, assim, o aprendizado por parte dos alunos. Por meio de um trabalho realizado na rede particular, verificou-se em turmas do primeiro ano do Ensino Médio que o conhecimento prévio acerca de proporcionalidade estava abaixo do que se esperava e que a proposta de ensino por meio da metodologia resolução de problemas, assim como o emprego da redução à unidade, se mostrou bastante satisfatória.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1010
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1010/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 98-113
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129425891328