Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1010 |
Resumo: | Este trabalho é uma proposta de uma forma didática alternativa para o ensino de proporcionalidade, usando como metodologia a resolução de problemas baseada em Polya, com foco no método de redução à unidade. Ao analisar alguns livros didáticos, entendeu-se que a abordagem atual sobre esse conceito, em muitos casos, pode não ser a mais adequada, dificultando, assim, o aprendizado por parte dos alunos. Por meio de um trabalho realizado na rede particular, verificou-se em turmas do primeiro ano do Ensino Médio que o conhecimento prévio acerca de proporcionalidade estava abaixo do que se esperava e que a proposta de ensino por meio da metodologia resolução de problemas, assim como o emprego da redução à unidade, se mostrou bastante satisfatória. |
id |
SBEM_MAT-1_724c5d672f294ece7d05e9239c3ea964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1010 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidadeProporcionalidadeRedução à unidadeResolução de problemas.Este trabalho é uma proposta de uma forma didática alternativa para o ensino de proporcionalidade, usando como metodologia a resolução de problemas baseada em Polya, com foco no método de redução à unidade. Ao analisar alguns livros didáticos, entendeu-se que a abordagem atual sobre esse conceito, em muitos casos, pode não ser a mais adequada, dificultando, assim, o aprendizado por parte dos alunos. Por meio de um trabalho realizado na rede particular, verificou-se em turmas do primeiro ano do Ensino Médio que o conhecimento prévio acerca de proporcionalidade estava abaixo do que se esperava e que a proposta de ensino por meio da metodologia resolução de problemas, assim como o emprego da redução à unidade, se mostrou bastante satisfatória.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1010Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 98-1132317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1010/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessTovar Costa, Marcus Viniciusde Castro Barbosa, Augusto CesarConcordido, Cláudia Ferreira ReisJaconiano, Emanuel Arcanjo2022-12-21T18:42:26Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1010Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:42:26Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade |
title |
Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade |
spellingShingle |
Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade Tovar Costa, Marcus Vinicius Proporcionalidade Redução à unidade Resolução de problemas. |
title_short |
Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade |
title_full |
Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade |
title_fullStr |
Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade |
title_sort |
Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade |
author |
Tovar Costa, Marcus Vinicius |
author_facet |
Tovar Costa, Marcus Vinicius de Castro Barbosa, Augusto Cesar Concordido, Cláudia Ferreira Reis Jaconiano, Emanuel Arcanjo |
author_role |
author |
author2 |
de Castro Barbosa, Augusto Cesar Concordido, Cláudia Ferreira Reis Jaconiano, Emanuel Arcanjo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tovar Costa, Marcus Vinicius de Castro Barbosa, Augusto Cesar Concordido, Cláudia Ferreira Reis Jaconiano, Emanuel Arcanjo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proporcionalidade Redução à unidade Resolução de problemas. |
topic |
Proporcionalidade Redução à unidade Resolução de problemas. |
description |
Este trabalho é uma proposta de uma forma didática alternativa para o ensino de proporcionalidade, usando como metodologia a resolução de problemas baseada em Polya, com foco no método de redução à unidade. Ao analisar alguns livros didáticos, entendeu-se que a abordagem atual sobre esse conceito, em muitos casos, pode não ser a mais adequada, dificultando, assim, o aprendizado por parte dos alunos. Por meio de um trabalho realizado na rede particular, verificou-se em turmas do primeiro ano do Ensino Médio que o conhecimento prévio acerca de proporcionalidade estava abaixo do que se esperava e que a proposta de ensino por meio da metodologia resolução de problemas, assim como o emprego da redução à unidade, se mostrou bastante satisfatória. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1010 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1010/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 98-113 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129425891328 |