Contribuições do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico: aplicações do conceito de função

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Santos, Anderson
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Oliveira Souza, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2945
Resumo: As adaptações do ensino presencial para o ensino remoto, em decorrência das ações preventivas de combate a pandemia de COVID-19, se constituíram como um desafio para os professores da educação básica, sobretudo quanto a elaboração de propostas didáticas para ambientes virtuais. Partindo desse pressuposto, o presente artigo tem por objetivo analisar o potencial do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Considerou-se a exploração de relações funcionais aplicadas no contexto de situações problemas, nas quais abordamos possíveis soluções para o tratamento de resíduos sólidos no município de Monte Alegre de Minas/MG. Para a pesquisa elaboramos uma sequência de atividades online, realizadas com dez alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos por meio da plataforma Classroom do GeoGebra e analisados juntamente com a vídeo-gravação da pesquisa. A análise indica possíveis contribuições do GeoGebra e da abordagem contextualizada de situações problemas para o desenvolvimento do pensamento algébrico.
id SBEM_MAT-1_74320d1f387e991b5881c0550ee372cd
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2945
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Contribuições do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico: aplicações do conceito de funçãoAs adaptações do ensino presencial para o ensino remoto, em decorrência das ações preventivas de combate a pandemia de COVID-19, se constituíram como um desafio para os professores da educação básica, sobretudo quanto a elaboração de propostas didáticas para ambientes virtuais. Partindo desse pressuposto, o presente artigo tem por objetivo analisar o potencial do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Considerou-se a exploração de relações funcionais aplicadas no contexto de situações problemas, nas quais abordamos possíveis soluções para o tratamento de resíduos sólidos no município de Monte Alegre de Minas/MG. Para a pesquisa elaboramos uma sequência de atividades online, realizadas com dez alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos por meio da plataforma Classroom do GeoGebra e analisados juntamente com a vídeo-gravação da pesquisa. A análise indica possíveis contribuições do GeoGebra e da abordagem contextualizada de situações problemas para o desenvolvimento do pensamento algébrico.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/294510.37001/emr.v27i76.2945Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 76 (2022): jul./set.; 127-1402317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2945/2200https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Santos, Andersonde Oliveira Souza, Leandro2022-12-19T14:02:54Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2945Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:02:54Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico: aplicações do conceito de função
title Contribuições do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico: aplicações do conceito de função
spellingShingle Contribuições do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico: aplicações do conceito de função
de Souza Santos, Anderson
title_short Contribuições do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico: aplicações do conceito de função
title_full Contribuições do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico: aplicações do conceito de função
title_fullStr Contribuições do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico: aplicações do conceito de função
title_full_unstemmed Contribuições do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico: aplicações do conceito de função
title_sort Contribuições do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico: aplicações do conceito de função
author de Souza Santos, Anderson
author_facet de Souza Santos, Anderson
de Oliveira Souza, Leandro
author_role author
author2 de Oliveira Souza, Leandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Santos, Anderson
de Oliveira Souza, Leandro
description As adaptações do ensino presencial para o ensino remoto, em decorrência das ações preventivas de combate a pandemia de COVID-19, se constituíram como um desafio para os professores da educação básica, sobretudo quanto a elaboração de propostas didáticas para ambientes virtuais. Partindo desse pressuposto, o presente artigo tem por objetivo analisar o potencial do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Considerou-se a exploração de relações funcionais aplicadas no contexto de situações problemas, nas quais abordamos possíveis soluções para o tratamento de resíduos sólidos no município de Monte Alegre de Minas/MG. Para a pesquisa elaboramos uma sequência de atividades online, realizadas com dez alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos por meio da plataforma Classroom do GeoGebra e analisados juntamente com a vídeo-gravação da pesquisa. A análise indica possíveis contribuições do GeoGebra e da abordagem contextualizada de situações problemas para o desenvolvimento do pensamento algébrico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2945
10.37001/emr.v27i76.2945
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2945
identifier_str_mv 10.37001/emr.v27i76.2945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2945/2200
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 76 (2022): jul./set.; 127-140
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131157090304