Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/844 |
Resumo: | Neste artigo, procura-se realizar um exercício cartográfico na Educação Matemática para poder pensar nas possibilidades da cartografia na Educação Matemática. Além disto, o texto reflete sobre a ação do cartógrafo enquanto um antropófago que busca mergulhar na intensidade dos afetos que produzem mundos. levando em conta que Rolnilk (2014) entende que a prática cartográfica trata-se de produzir uma geografia dos afetos, este artigo, pensando junto a Gilles Deleuze, Felix Guattari, Martin Heidegger e outros, se lança a uma prática cartográfica para pensar a cartografia na Educação Matemática também como produção de uma geometria dos afetos. Para tanto, tomamos as ideias de Heidegger (2005) de ser-no-espaço e a espacialidade da pre-sença para pensar a experimentação da vida enquanto experiência da espacialidade da vida vivendo em nós. |
id |
SBEM_MAT-1_74c2a574234fbb752a372ea9f7e19b59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/844 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemáticaFilosofia da Diferença. Topologias da Vida. Espaço. Cartografia. Antropofagia.Neste artigo, procura-se realizar um exercício cartográfico na Educação Matemática para poder pensar nas possibilidades da cartografia na Educação Matemática. Além disto, o texto reflete sobre a ação do cartógrafo enquanto um antropófago que busca mergulhar na intensidade dos afetos que produzem mundos. levando em conta que Rolnilk (2014) entende que a prática cartográfica trata-se de produzir uma geografia dos afetos, este artigo, pensando junto a Gilles Deleuze, Felix Guattari, Martin Heidegger e outros, se lança a uma prática cartográfica para pensar a cartografia na Educação Matemática também como produção de uma geometria dos afetos. Para tanto, tomamos as ideias de Heidegger (2005) de ser-no-espaço e a espacialidade da pre-sença para pensar a experimentação da vida enquanto experiência da espacialidade da vida vivendo em nós. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFilosofia e Epistemologia da Educação Matemáticaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/844Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 55 (2017): jul./set.; 17-312317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/844/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessGondim, Diego de Matos2022-12-23T10:56:24Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/844Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:56:24Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática |
title |
Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática |
spellingShingle |
Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática Gondim, Diego de Matos Filosofia da Diferença. Topologias da Vida. Espaço. Cartografia. Antropofagia. |
title_short |
Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática |
title_full |
Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática |
title_fullStr |
Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática |
title_full_unstemmed |
Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática |
title_sort |
Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática |
author |
Gondim, Diego de Matos |
author_facet |
Gondim, Diego de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gondim, Diego de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia da Diferença. Topologias da Vida. Espaço. Cartografia. Antropofagia. |
topic |
Filosofia da Diferença. Topologias da Vida. Espaço. Cartografia. Antropofagia. |
description |
Neste artigo, procura-se realizar um exercício cartográfico na Educação Matemática para poder pensar nas possibilidades da cartografia na Educação Matemática. Além disto, o texto reflete sobre a ação do cartógrafo enquanto um antropófago que busca mergulhar na intensidade dos afetos que produzem mundos. levando em conta que Rolnilk (2014) entende que a prática cartográfica trata-se de produzir uma geografia dos afetos, este artigo, pensando junto a Gilles Deleuze, Felix Guattari, Martin Heidegger e outros, se lança a uma prática cartográfica para pensar a cartografia na Educação Matemática também como produção de uma geometria dos afetos. Para tanto, tomamos as ideias de Heidegger (2005) de ser-no-espaço e a espacialidade da pre-sença para pensar a experimentação da vida enquanto experiência da espacialidade da vida vivendo em nós. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Filosofia e Epistemologia da Educação Matemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/844 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/844/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 55 (2017): jul./set.; 17-31 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129029529600 |