Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Diego de Matos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/844
Resumo: Neste artigo, procura-se realizar um exercício cartográfico na Educação Matemática para poder pensar nas possibilidades da cartografia na Educação Matemática. Além disto, o texto reflete sobre a ação do cartógrafo enquanto um antropófago que busca mergulhar na intensidade dos afetos que produzem mundos. levando em conta que Rolnilk (2014) entende que a prática cartográfica trata-se de produzir uma geografia dos afetos, este artigo, pensando junto a Gilles Deleuze, Felix Guattari, Martin Heidegger e outros, se lança a uma prática cartográfica para pensar a cartografia na Educação Matemática também como produção de uma geometria dos afetos. Para tanto, tomamos as ideias de Heidegger (2005) de ser-no-espaço e a espacialidade da pre-sença para pensar a experimentação da vida enquanto experiência da espacialidade da vida vivendo em nós. 
id SBEM_MAT-1_74c2a574234fbb752a372ea9f7e19b59
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/844
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemáticaFilosofia da Diferença. Topologias da Vida. Espaço. Cartografia. Antropofagia.Neste artigo, procura-se realizar um exercício cartográfico na Educação Matemática para poder pensar nas possibilidades da cartografia na Educação Matemática. Além disto, o texto reflete sobre a ação do cartógrafo enquanto um antropófago que busca mergulhar na intensidade dos afetos que produzem mundos. levando em conta que Rolnilk (2014) entende que a prática cartográfica trata-se de produzir uma geografia dos afetos, este artigo, pensando junto a Gilles Deleuze, Felix Guattari, Martin Heidegger e outros, se lança a uma prática cartográfica para pensar a cartografia na Educação Matemática também como produção de uma geometria dos afetos. Para tanto, tomamos as ideias de Heidegger (2005) de ser-no-espaço e a espacialidade da pre-sença para pensar a experimentação da vida enquanto experiência da espacialidade da vida vivendo em nós. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFilosofia e Epistemologia da Educação Matemáticaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/844Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 55 (2017): jul./set.; 17-312317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/844/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessGondim, Diego de Matos2022-12-23T10:56:24Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/844Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:56:24Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática
title Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática
spellingShingle Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática
Gondim, Diego de Matos
Filosofia da Diferença. Topologias da Vida. Espaço. Cartografia. Antropofagia.
title_short Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática
title_full Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática
title_fullStr Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática
title_full_unstemmed Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática
title_sort Cartografando vidas e desenhando geometrias afetivas: possibilidades na educação matemática
author Gondim, Diego de Matos
author_facet Gondim, Diego de Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Diego de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da Diferença. Topologias da Vida. Espaço. Cartografia. Antropofagia.
topic Filosofia da Diferença. Topologias da Vida. Espaço. Cartografia. Antropofagia.
description Neste artigo, procura-se realizar um exercício cartográfico na Educação Matemática para poder pensar nas possibilidades da cartografia na Educação Matemática. Além disto, o texto reflete sobre a ação do cartógrafo enquanto um antropófago que busca mergulhar na intensidade dos afetos que produzem mundos. levando em conta que Rolnilk (2014) entende que a prática cartográfica trata-se de produzir uma geografia dos afetos, este artigo, pensando junto a Gilles Deleuze, Felix Guattari, Martin Heidegger e outros, se lança a uma prática cartográfica para pensar a cartografia na Educação Matemática também como produção de uma geometria dos afetos. Para tanto, tomamos as ideias de Heidegger (2005) de ser-no-espaço e a espacialidade da pre-sença para pensar a experimentação da vida enquanto experiência da espacialidade da vida vivendo em nós. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Filosofia e Epistemologia da Educação Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/844
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/844/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 55 (2017): jul./set.; 17-31
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129029529600