A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1421 |
Resumo: | Este artigo intenta compreender como professoras-cursistas de uma formação em exercício atribuem sentidos e significados à Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e sua relação com os modelos concretos no processo de ensinoaprendizagem. A partir do referencial teórico construído a partir de D’Ambrosio e Brenelli, esta pesquisa participante analisa hermeneuticamente as narrativas de 26 professoras-cursistas no componente curricular Metodologia do Ensino de Matemática I, em um curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), em um município baiano. No primeiro semestre de 2017, os sujeitos da pesquisa experienciaram a utilização pedagógica dos modelos concretos para os anos iniciais do ensino fundamental 1, contextualizando o processo de ensinoaprendizagem em matemática ao relacionar os conhecimentos específicos da Matemática com os saberes práticos do cotidiano. |
id |
SBEM_MAT-1_757a8f37b24f1ad92666ed2093677291 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1421 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercícioEste artigo intenta compreender como professoras-cursistas de uma formação em exercício atribuem sentidos e significados à Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e sua relação com os modelos concretos no processo de ensinoaprendizagem. A partir do referencial teórico construído a partir de D’Ambrosio e Brenelli, esta pesquisa participante analisa hermeneuticamente as narrativas de 26 professoras-cursistas no componente curricular Metodologia do Ensino de Matemática I, em um curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), em um município baiano. No primeiro semestre de 2017, os sujeitos da pesquisa experienciaram a utilização pedagógica dos modelos concretos para os anos iniciais do ensino fundamental 1, contextualizando o processo de ensinoaprendizagem em matemática ao relacionar os conhecimentos específicos da Matemática com os saberes práticos do cotidiano.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1421Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 93-1072317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1421/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Rosane Meire Vieira deSousa, Olenêva SanchesPinto, Felipe Carlo de Freitas2022-12-21T18:41:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1421Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:41:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício |
title |
A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício |
spellingShingle |
A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício Jesus, Rosane Meire Vieira de |
title_short |
A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício |
title_full |
A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício |
title_fullStr |
A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício |
title_full_unstemmed |
A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício |
title_sort |
A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício |
author |
Jesus, Rosane Meire Vieira de |
author_facet |
Jesus, Rosane Meire Vieira de Sousa, Olenêva Sanches Pinto, Felipe Carlo de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Olenêva Sanches Pinto, Felipe Carlo de Freitas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Rosane Meire Vieira de Sousa, Olenêva Sanches Pinto, Felipe Carlo de Freitas |
description |
Este artigo intenta compreender como professoras-cursistas de uma formação em exercício atribuem sentidos e significados à Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e sua relação com os modelos concretos no processo de ensinoaprendizagem. A partir do referencial teórico construído a partir de D’Ambrosio e Brenelli, esta pesquisa participante analisa hermeneuticamente as narrativas de 26 professoras-cursistas no componente curricular Metodologia do Ensino de Matemática I, em um curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), em um município baiano. No primeiro semestre de 2017, os sujeitos da pesquisa experienciaram a utilização pedagógica dos modelos concretos para os anos iniciais do ensino fundamental 1, contextualizando o processo de ensinoaprendizagem em matemática ao relacionar os conhecimentos específicos da Matemática com os saberes práticos do cotidiano. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1421 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1421/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 93-107 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130252169216 |