A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Rosane Meire Vieira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, Olenêva Sanches, Pinto, Felipe Carlo de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1421
Resumo: Este artigo intenta compreender como professoras-cursistas de uma formação em exercício atribuem sentidos e significados à Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e sua relação com os modelos concretos no processo de ensinoaprendizagem. A partir do referencial teórico construído a partir de D’Ambrosio e Brenelli, esta pesquisa participante analisa hermeneuticamente as narrativas de 26 professoras-cursistas no componente curricular Metodologia do Ensino de Matemática I, em um curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), em um município baiano. No primeiro semestre de 2017, os sujeitos da pesquisa experienciaram a utilização pedagógica dos modelos concretos para os anos iniciais do ensino fundamental 1, contextualizando o processo de ensinoaprendizagem em matemática ao relacionar os conhecimentos específicos da Matemática com os saberes práticos do cotidiano.
id SBEM_MAT-1_757a8f37b24f1ad92666ed2093677291
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1421
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercícioEste artigo intenta compreender como professoras-cursistas de uma formação em exercício atribuem sentidos e significados à Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e sua relação com os modelos concretos no processo de ensinoaprendizagem. A partir do referencial teórico construído a partir de D’Ambrosio e Brenelli, esta pesquisa participante analisa hermeneuticamente as narrativas de 26 professoras-cursistas no componente curricular Metodologia do Ensino de Matemática I, em um curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), em um município baiano. No primeiro semestre de 2017, os sujeitos da pesquisa experienciaram a utilização pedagógica dos modelos concretos para os anos iniciais do ensino fundamental 1, contextualizando o processo de ensinoaprendizagem em matemática ao relacionar os conhecimentos específicos da Matemática com os saberes práticos do cotidiano.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1421Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 93-1072317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1421/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Rosane Meire Vieira deSousa, Olenêva SanchesPinto, Felipe Carlo de Freitas2022-12-21T18:41:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1421Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:41:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício
title A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício
spellingShingle A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício
Jesus, Rosane Meire Vieira de
title_short A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício
title_full A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício
title_fullStr A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício
title_full_unstemmed A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício
title_sort A educação matemática e os modelos concretos na formação de professores em exercício
author Jesus, Rosane Meire Vieira de
author_facet Jesus, Rosane Meire Vieira de
Sousa, Olenêva Sanches
Pinto, Felipe Carlo de Freitas
author_role author
author2 Sousa, Olenêva Sanches
Pinto, Felipe Carlo de Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Rosane Meire Vieira de
Sousa, Olenêva Sanches
Pinto, Felipe Carlo de Freitas
description Este artigo intenta compreender como professoras-cursistas de uma formação em exercício atribuem sentidos e significados à Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e sua relação com os modelos concretos no processo de ensinoaprendizagem. A partir do referencial teórico construído a partir de D’Ambrosio e Brenelli, esta pesquisa participante analisa hermeneuticamente as narrativas de 26 professoras-cursistas no componente curricular Metodologia do Ensino de Matemática I, em um curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), em um município baiano. No primeiro semestre de 2017, os sujeitos da pesquisa experienciaram a utilização pedagógica dos modelos concretos para os anos iniciais do ensino fundamental 1, contextualizando o processo de ensinoaprendizagem em matemática ao relacionar os conhecimentos específicos da Matemática com os saberes práticos do cotidiano.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1421
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1421/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 93-107
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130252169216